O acidente ocorrido na noite de 10 de novembro de 2016 na BR-316, próximo ao posto Cristal, envolvendo alunos da cidade de Pedreiras onde a van que os levava de volta à cidade, após aulas em faculdades de Caxias (FAI e FACEMA), bateu em um caminhão e deixou 9 feridos, inclusive com fraturas, nos remete à um antigo problema de Codó – EDUCAÇÃO SUPERIOR.
A educação básica tem nota 4 no IDEB, pior referência que essa acho que não consigo mais achar, no entanto, senhores(as), se formos olhar para o Ensino Superior calamidade maior nos assola. Esta mesmo é que está nas mãos do cão.
O diabo dos políticos fecharam os olhos de vez para este setor abandonando intelectualmente uma população que já é, segundo o IBGE, flagelada pela pobreza material (71,54% é o percentual de incidência da pobreza na população codoense segundo o mapa da pobreza e desigualdade dos municípios).
Enquanto Caxias abocanha aqueles codoenses que possuem um poder aquisitivo maior ou se beneficia de programas federais como o Fies, Codó segue estagnada no tempo com raras exceções como a FALMA do bravo professor Vando (a quem rendo todas as homenagens possíveis pela iniciativa solitária de botar no bolso 120 anos de descaso para com o ensino superior, particular, nesta cidade).
No mais, nada tenho a parabenizar – talvez nossas Universidades (UEMA e UFMA) pela relutância em coexistir entre nós, embora sempre recebendo reclamação de quem almeja ensino público nesta área. Faltam cursos mais atrativos para a juventude, é o que dizem.
ENSINO DA MORTE
O resumo da ópera se dá numa cantiga sem melodia tocada todas as noites na BR da morte (BR-316) no vai e vem de mais de uma dezena de ônibus que corta esta rodovia o ano inteiro.
Escapar de acidentes como o ocorrido na semana passada com os pedreirenses é como jogar na MEGA SENA todo dia e ganhar.
Eu mesmo fui sorteado nesta roleta russa durante 5 anos, mas quantos de nós terá a mesma sorte e até quando?
São perguntas que todos aqueles que podem fazer algo para mudar a realidade do ensino superior em Codó devem se fazer antes de dormir.
Até lá espero não ter que noticiar a morte de qualquer de meus conterrâneos entregues ao acaso, buscando apenas uma forma de ascender na malvada cadeia social de uma cidade esquecida no tempo e no espaço.
10 Responses
A VERDADE TEM QUE SER DITA: ENTRA ANO E SAI ANO, E A TURMA FRACA DA POLÍTICA CODOENSE ATRASADA NO TEMPO E NO ESPAÇO NADA FAZEM. O POVO DE CODÓ CARO ACÉLIO ESTÁ CONDENADO AO OSTRACISMO.
ENQUANTO A POPULAÇÃO NÃO ENTENDER QUE A CIDADE TEM QUE DEIXAR DE SER CURRAL DE EMPRESÁRIOS, QUE SOMENTE SABEM VENDER FARINHA, SABÃO, MÓVEIS ETC… E NÃO SABEM PENSAR O FUTURO DA POPULAÇÃO, EM NADA ISSO VAI MUDAR.
IREMOS INFELIZMENTE CONTINUAR ASSIM…. ESSE É O DESTINO DA MAIORIA DOS CODOENSES QUE AINDA APOSTAM NESSES POLÍTICOS MÉDIOCRES QUE TEMOS E QUE ELEGEMOS.
O ANALFABETISMO, O ATRASO E A IGNORÂNCIA É O PRÊMIO DE CONSOLAÇÃO DOS POVOS QUE NÃO PENSAM.
A população codoense não tem a menor preocupação com educação. Prefere as migalhas dadas pelos políticos da ocasião. Mesmo com a educação e a saúde no Município em situação calamitosa, escolheram a continuidade do governo que cuida da sua (deles) gente!
Como dizia a música da campanha do Príncipe do Sabão: “agora é taça”! X 4 anos.
Verdade, um risco de vida diário pela realização de um sonho, o de concluir o ensino superior de qualidade.
QUEM INTERESSA ESSA SITUAÇÃO: GOVERNO E O CLERO. Não permite que o cidadão se torne uma pessoa mais esclarecida.
povo só coloca culpa nos políticos, sendo que esse povo que elege os tal políticos!! povo tem o que merece!! quem nao aguentar que deite no chao paiiii
O IFMA TAMBÉM ESTAR GELADO COM OS CURSOS TÉCNICOS QUE TODOS OS ANOS SÃO OS MESMOS E NOSSA CLASSE POLITICA NADA FAZ…
FAZEM IGUAL AO IFTO, INSTITUTO FEDERAL DO TOCANTINS QUE COLOCOU EM VOTAÇÃO VÁRIOS CURSOS SUPERIORES QUE CONFIGURAVAM A REALIDADE DA REGIÃO E GANHOU.. AGORA SEGUE NAS DISCUSSÕES DO PPP- PROJETO POLITICO PEDAGÓGICO, COISAS SIMPLES QUE O IFMA PODERIA FAZER, A UFMA, A UEMA!
MAIS UMA OBSERVAÇÃO IMPORTANTE: A POPULAÇÃO DE CODÓ TEM QUE SER MAIS SÁBIA NAS DECISÕES POLITICAS!
O IFMA campus codó tem ensino superior, agronomia, matemática, ciências agrarias e outro que nao recordo!!
É uma tristeza. Tenho dó dos jovens indo todos os dias a Caxias.m muitos deles após um dia de trabalho.
Poderia ser diferente…
Mas aos políticos e alguns patrões não é interessante que o povo pense.
codoense só quer ser medico, e advogado….. Ifma tem matemática, tecnólogo em alimentos , Agronomia , química, licenciatura em ciências agrarias, fora os cursos técnicos em informatica, agropecuária, alimentos etc nossa quantos cursos. Vamos de UFMA biologia, historia , pedagogia, Vamos de UEMA, administração… haaa ta de brincadeira o povo de Codó num estuda por que tem preguiça, e vai pagar um curso particular em Caxias fala serio….
meu sonho era fazer agronomia e vim de Brasilia fazer no IFMA…….CODÓ-MA
Parabens pelo post Acelio, na verdade todos os dias colocamos nossas vidas em risco nessa BR, Codo tem potencial pra ter grandex faculdades por somos um povo esquecido em todos os setores.
Caro Candango, os codoenses nao querem pagar de rico ao escolher Medicina ou Direito, o que de fatoeremos é cursar aquilo que temos afinidades, pra que no futuro nao sejamos profissionais frustados.