A mais de um ano a construção do posto de saúde que servirá aos bairros Nova Jerusalém e São Pedro, localizado na estrada vicinal que leva ao povoado Colônia (que passa pela ponte de concreto sobre o Codozinho) estava de meia parede levantada, abandonada com os urubus tomando banho de sol. Na visita que fizemos à obra esta semana, a encontramos com reboco iniciado e com o teto em fase de acabamento (trabalhadores estavam passando óleo para evitar o cupim).
Na Vila Fomento, bairro São Benedito, próximo ao matadouro, também houve um pequeno avanço. O posto chegou a ficar mais de 12 meses em meio à sujeira e ao mato que dava até medo de cobra. Agora já registramos algumas portas instaladas e o começo do piso cerâmico.
Seria animador para todos da área se não fosse o tempo de espera, destacado pela aposentada, Leuza Vieira dos Santos, por nós entrevistada, que se disse cansada e sem alternativa menos sofrida. Ela lembrou do sofrimento que é marcar uma consulta no HGM tendo que dormir na porta do Pronto Socorro para pegar ficha no dia seguinte.
“E aí como é que faz? Eu fico até imaginando agora como é faz pra consultar porque se vai pro SESP (Hoje HGM) tem que pegar ficha, se vai fazer um exame tem que dormir lá, eu não vou dormir, as vezes eu tiro um troquinho do meu e pago…SE TIVESSE O POSTINHO AQUI? Se tivesse aqui era bom”, reclamou a aposentada
MUDANÇA DE PRAZO
O governo municipal fala em 12 obras, todas iniciadas antes do mês de outubro do ano passado. De acordo com informações mais atualizadas da Secretaria Municipal de Infraestrutura, apenas três postos até agora podem ser dados como concluídos – o do Conjunto Vereda no bairro São Francisco e os de Boa Vista do Procópio (Trizidela) e Alegre (BR-316) estes na zona rural. Todos os demais continuam com a mesma demora.
O secretário de infraestrutura, Márcio Esmero informou que o atraso se dá porque o Governo Federal não tem liberado o repasse da verba destinada à todas as construções.
O que se tem conseguido de avanço deve-se muito aos acordos feitos entre a Prefeitura e as empresas que ganharam a licitação.
“Estamos sempre em contato com eles pra tocar as obras porque pode acarretar prejuízo até pra empresa, mas acreditamos que agora no final do ano a entrada do restante do recurso que nós possamos tocar o restante das obras que possamos finalizar e entregar à população de Codó”, disse Márcio
Acreditando que todos os postos já estão com mais de 50% concluídos, Esmero falou de um novo prazo para entrega deles à população, março de 2014.
“Já entregamos 3, vamos entregar agora Lagoa da Onça, agora em janeiro acreditamos que vamos entregar Santana Velha, o Santo Antonio e o posto de saúde do Residencial e até fevereiro e março nós acreditamos que entregaremos o restante das unidades básicas de saúde”, afirmou
8 Responses
Eita Dilma… mas aposto que no ano que vem libera tudo que é recurso. Tática do PT
A saúde do Brasil está sucateada, ainda o ministro fala para a imprensa que está melhorando. Ta na hora de mudar, pois a saúde precisa melhorar
Nós aqui do bairro Santo Antonio, que tanto reivindicamos a construção deste posto estamos na torcida para que tão logo ocorra a inauguração e funcionamento do mesmo, pois o Borborema não consegue atender a demanda de nosso bairro! Pedimos também aos vereadores votados em nosso bairro e que sempre estavam por aqui no período eleitoral, que nos dê uma força no sentido de cobrar agilidade na conclusão da obra.
Em 2014 Tudo vai dá Certo,em Codó Mais Ainda Eu Acredito?
Eita Acelio, sua perseguição ao prefeito Zito já está ridícula. Por que vc não critica o atraso na obra de uma simples reforma da antiga estação ferroviária? Por que vc não mostrou o acidente com o caminhão do chuquim que amputou a perna de uma moradora do km 17? Se precisar eu estou com o vídeo….
Falou a pura verdade o Acélio agora só sabe criticar o Prefeito Zito, mas o mais importante é que o povo está com ele, quanto mais a oposição critica, ele responde com obras !!!!!!!!!
Esperamos por estas inaugurações e que também venha funcionar ou seja atender o público destas comunidades e que também vai gerar emprego, espero também que o Zito e o secretario contrate pessoas do município pra trabalhar e não traga forasteiros porque depois de alguns dias trabalhando começam aparecer pra trabalhar só dois dias e depois somem.Tem muitos enfermeiros e técnicas de enfermagem formados em nosso município, então contrate esse pessoal.
Caro verdade … O prefeito até tem vontade de contratar codoenses mas infelizmente tem que fazer concurso… Não é assim Acelio ???