Fale com Acélio

Dr. Cláudio e Zito
Dr. Cláudio e Zito

Em visita as obras de reforma e ampliação do HGM, o Secretário Municipal de Saúde, Dr. Cláudio Paz, falou sobre as mudanças e transformações na pasta para 2013. Sobre as obras do Hospital Geral Municipal, o secretário explicou que a construção de 24 leitos de enfermaria e dois apartamentos individuais levará muito mais conforto aos pacientes e estará a disposição para a obstetrícia e maternidade.

“Haverá uma mudança muito significativa na organização do HGM, com a reforma e ampliação do Centro Cirúrgico, Sala de Parto, Berçário. A ortopedia terá recepção própria. A nova central de marcação do ambulatório terá área climatizada, onde pacientes aguardarão as consultas com muito mais conforto. Trocaremos o piso e os azulejos, condenado pela vigilância sanitária e que não foram trocados em administrações passadas. O novo revestimento das paredes irá evita o acumulo de bactérias e será de fácil manutenção e higienização. Será um novo HGM”. Observou Dr. Paz.

O Secretário ainda pediu a compreensão da população durante o período das obras de reforma e ampliação e explicou que a administração está trabalhando para evitar ou amenizar pequenos transtornos.

“As obras serão realizadas por etapas, reformando, modernizando ou ampliando cada setor, pois o hospital não pode e não vai parar. Acreditamos que no máximo até maio ou junho possamos concluir toda a obra, reformando e reformulando toda a estrutura e organização do hospital”.

Uma modificação importante para o HGM será a construção de uma nova entrada para a urgência e emergência, adaptada a altura das novas ambulâncias. Mesmo não estando dentro dos recursos da emenda parlamentar da obra, a reforma da urgência e emergência será feita com recursos próprios da prefeitura. A recuperação, restauração e pintura de toda a mobília e melhoria dos equipamentos estão incluídas no projeto.

O Secretário Municipal de Saúde observou que o plano diretor para as obras do Novo HGM é apenas uma das ações que estarão em conformidade com o que prometera o prefeito Zito Rolim em seu discurso de posse. Para o segundo mandato, o chefe do executivo municipal preconizou que os esforços e investimentos para a saúde serão triplicados.

Mesmo com as obras, o HGM continua realizando em média de 8 a 10 cirurgias e 10 a 12 partos por dia. Dois médicos no pronto socorro, um cirurgião, um anestesista, um ortopedista e um clínico fazem a rotina do hospital, totalizando cinco médicos a cada escala de plantão, além dos médicos que fazem consultas.

Novos postos de saúde e logística para medicamentos

Durante o primeiro mandato do prefeito Zito Rolim, a secretaria de saúde objetivou ampliar a cobertura dos serviços de saúde em todo município. Foi iniciado um plano ambicioso para a construção de novos postos de saúde na cidade e zona rural, além da ampliação das unidades existentes. Foram iniciadas as obras de postos no Codó Novo, Sabiazal, Bairro Santo Antonio, Vila Fomento, Trizidela, Cibrazem, Bairro São Pedro, Santana Velha e Lagoa da Onça, além da ampliação das unidades de saúde do Povoado Alegre, Conjunto Vereda e localidade Boa Vista do Procópio. Dr. Claudio Paz explicou que, apesar do Ministério da Saúde ter repassado apenas  10% dos recursos em algumas unidades de saúde, a prefeitura continua executando as obras para cumprir com os prazos de entrega em 2013.

“Recebemos o convite para participarmos entre os dias 31 de janeiro e 1° de fevereiro do Encontro Nacional de Secretários, promovido pelo Ministério da Saúde, que estará disponibilizando uma sala de atendimentos onde os secretários poderão estar levando suas demandas e relatando sobre as obras que estão com os repasses atrasados. Por exemplo, temos o posto de saúde da lagoa da Onça, onde recebemos 10% do repasse e estamos com mais de 70% da obra concluída”, disse. O Secretário lembrou sobre a modernização do SAMU e a aquisição de mais duas ambulâncias, somando um total de 9 ambulâncias e mais  duas motos de primeiros socorros.

Sobre a nova política de controle e distribuição de medicamentos, o Secretário de Saúde explicou que a decisão de tirar remédios das Unidades Básicas e levar para a futura Farmácia Central ajudará no controle e melhor aproveitamento desses produtos. Dr. Paz alerta que o controle mais rígido da entrada e saída dos medicamentos evita o desperdício e a ausência de remédios nas prateleiras.

 “Nós temos um limite para compra. Estando os medicamentos em um local centralizado, iremos poder fazer um levantamento melhor do controle de estoque. Os remédios chegarão a nosso almoxarifado na CIBRAZEM e serão levados para futura Farmácia Básica Central. A mudança será apenas na cidade, onde as pessoas já se deslocam normalmente para comprar o medicamento e resolver outras coisas no centro da cidade. As pessoas irão se deslocar para garantir gratuitamente o remédio disponibilizado pela prefeitura. Em cidades maiores funciona assim. A distribuição de medicamentos nos postos de saúde da zona rural continuará sendo realizada da mesma forma, no próprio local. O nosso objetivo não foi complicar a vida da população e sim controlar melhor o medicamento para o acesso a todos os codoenses”. Salientou o Secretário.

Raphael Fernandes

Assessoria Comunicação Governo Municipal de Codó

9 comentários sobre “ENTREVISTA: Cláudio Paz fala sobre mudanças em 2013 e da retirada de medicamentos dos postos”

  1. Excelentíssimo Sr Prefeito
    SR. ZITO ROLIM
    Prefeito Municipal de Codó
    Codó-Ma
    “Quem quiser governar deve analisar estas duas regras de Platão: uma, ter em vista apenas o bem público, sem se preocupar com a sua situação pessoal; outra, estender suas preocupações do mesmo modo a todo Município, não negligenciando uma parte para atender outra. Porque quem governa é tutor que deve zelar pelo bem da sua cidade e não o seu: aquele que protege só uma parte dos cidadãos, sem se preocupar com os outros, induz no município o mais maléfico dos flagelos, a desavença e a revolta.”
    E é justamente o que já está causando revolta, pois por problemas extremamente pessoais, (políticos), valeu-se do ilegal e arbitrário expediente de perseguir e transferir uma funcionária, com a finalidade, explicativa de que ela estava tendo problemas de não relacionar-se bem com os outros funcionários da sala.
    Motivo torpo, quando na verdade, sabe-se que a estranha transferência ocorreu para atender uma necessidade pessoal, visando assim satisfazer os interesses políticos e pessoais do então vereador e da sua irmã, cujo motivo é um desentendimento da funcionária, com uma segunda pessoa que nem lá trabalha.
    A estranha transferência fora determinada na verdade como forma de punição visando satisfazer interesses políticos e pessoais, agindo assim de forma ilegal e gravemente lesiva aos princípios que devem reger a administração pública, e o bem moral de um cidade.
    EU ME ENVERGONHO DE SER CODOENSE

  2. As palavras do Claudio Paz, dizendo que vai substituir o piso e os
    azulejos, que não não foram feitos pelos governos passados é de fazer
    rir. Então, por quatro anos, porque, o homem que cuida da sua gente não
    executou esses serviços? Quanto aos medicamentos, para que tenham um
    melhor controle, está dito,nas palavras o Secretário que haviam desvios.
    tuo é blá blá lá.

  3. rpz ,nun sei como vcs ainda tem coragem de chamar essa saúde de VERDADEIRA SAÚDE. SÃO SÓ OS BABÕES MESMO . quero ver no dia que tu adoecer e for no hgm , pra vc ver a recepção que vão te fazer

Deixe um comentário

PUBLICIDADES

A CONVERSA É COM ACÉLIO TRINDADE

EDITAL

APP RAD MAIS

Dra. Nábia, PEDIATRA

FACULDADE IPEDE

REGIONAL TELECOM

Marque Consulta

FC MOTOS

LOJA PARAISO

PREPARATÓRIO PARA CONCURSO

FARMÁCIA DO TRABALHADOR

PANIFICADORA ALFA

OPTICA AGAPE

SUPERLAR

PHARMAJOY

BRILHO DO SOL

 

CAWEB FIBRA

MUNDO DOS PARAFUSOS

Av. SANTOS DUMONT
CONTATO: (99)98161-3612

PARAÍBA A MODA DA SUA VIDA

Venda de Imóveis Codó-MA

HOSPITAL SÃO PEDRO (HSP)

Óticas HP

CARTÃO NOROESTE

 

 

SEMANA RAD+

 

 

GABRIELA CONSTRUÇÕES

Imprima

Lojas Tropical

Mundo do Real

Cacau Show – Codó-MA

 

Reginaldo

Baronesa Janaína

SÔNIA VARIEDADES

RÁDIOS NET

EAD – Grátis

Categorias