Fale com Acélio

ESTADO LAICO COLABORATIVO BRASILEIRO E A SUA IMPLICAÇÃO NA VIDA DA IGREJA – Parte I

“Dai a Cesar, o que é de Cesar e a Deus, o que é de Deus” (Mt.22:21)

“É vedado à União, aos Estados, ao Distrito Federal e aos Municípios: estabelecer cultos religiosos ou igrejas, subvencioná-los, embaraçar-lhes o funcionamento ou manter com eles ou seus representantes relações de dependência ou aliança, ressalvada, na forma da lei, a colaboração de interesse público;” (art. 19, inciso I da CF/88)

Em tempos de intensas controvérsias jurídicas-religiosas que o nosso pais se encontra, está em voga e é sempre suscitado pelos cristãos e/ou outras religiões, até mesmo por aqueles que não professam matéria de fé alguma, como os ateus, quando ameaçados em suas liberdades constitucionais (art. 5º da Constituição Federal) de crer e de não crer, de livre consciência, de se expressar em suas mais variadas formas, de manifestar seus pensamentos ou ideias de acordo com o corpo de moralidade existente na sua consciência, quer por confissão formal ou informal, alegam em sua defesa o princípio constitucional da Laicidade do Estado Brasileiro, muitas vezes de uma maneira automática e instantânea por alguém que desconhece o que significa tal princípio e que implicações ele traz a vida da igreja cristã, que será alvo deste conteúdo.

O que de fato é um Estado Laico? Quais as suas características ou identidade? A palavra “Laico” tem sua origem no latim “Laicus”, que significa “aquilo que pertence ao povo”, ou seja, aquilo que não é de ninguém, porém é de todos, da comunidade. Quando o Estado é laico, dizemos que ele é separado e independente de algo, não é superior para interferir e nem inferior para sofrer interferência de outrem.

Mas separado de que ou de quem? Da Religião. Portanto, Estado Laico se caracteriza pela plena e total distinção entre o Estado (União, Estados, Distrito Federal e Municípios) e a Igreja (Organizações Religiosas) e das Instituições Privadas Confessionais.

Esta separação entre Estado e Igreja decorre de suas naturezas serem essencialmente distintas entre si e que as fazem atuar em esferas diferentes. O Estado atua no âmbito secular. A Igreja tem sua atuação na dimensão espiritual. O Estado lida com coisas de ordem material. A Igreja atua naquilo de ultrapassa a natureza física, aquilo que é transcendente, ainda que se relacione com o que secular e material, com aquilo que é emanente.

Assim, o Estado Laico se identifica como aquele que: (i) não tem religião oficial e nem interfere ou sujeita-se a ela; (ii) mantem-se totalmente separado e independente da Igreja, cada um em sua área de atuação; (iii) protege a liberdade religiosa de todas as religiões e as trata de forma igual, sem privilégios ou restrições, ainda que reconheça a existência de alguma majoritária.

Estado Laico é diferente de Estado Laicista. A Laicidade garante tanto a liberdade religiosa quanto a liberdade de crença de todas as religiões sem qualquer distinção ou restrição. Todas devem ser tratadas com igualdade e sem privilégios. Já o Estado Laicista, a liberdade religiosa é mantida, porém não em sua totalidade e plenitude, pois restringe a atuação da Igreja apenas aos templos e a confissão de foro íntimo, a liberdade de crença.

Não é permitido o ensino religioso, a defesa pública da fé, a assistência religiosa nos presídios e hospitais. Declara que a Igreja representa algo ruim e prejudica a convivência pacífica em uma sociedade sob acusações de fundamentalistas radicais. Quando falamos de Laicismo, a França é um de seus maiores exemplos.

Suelson Leonir Correia Sales Advocacia Especializada

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

PUBLICIDADES

A CONVERSA É COM ACÉLIO TRINDADE

APP RAD MAIS

Dra. Nábia, PEDIATRA

JÉSSICA COUTINHO

IMPULSO CRED

REGIONAL TELECOM

Marque Consulta

FC MOTOS

LOJA PARAISO

FARMÁCIA DO TRABALHADOR

PANIFICADORA ALFA

OPTICA AGAPE

SUPERLAR

BRILHO DO SOL

 

CAWEB FIBRA

PARAÍBA A MODA DA SUA VIDA

Venda de Imóveis Codó-MA

HOSPITAL SÃO PEDRO (HSP)

Óticas HP

CARTÃO NOROESTE

 

 

SEMANA RAD+

GABRIELA CONSTRUÇÕES

Imprima

Lojas Tropical

 

Mundo do Real

Reginaldo

Baronesa Janaína

RÁDIOS NET

EAD – Grátis

Categorias