A corrida para o Palácio dos Leões está chegando a um momento decisivo. De agora até o dia 10 de junho, quando será aberto o período de realização das convenções, pré-candidatos a governador, vice-governador e senador intensificarão as articulações para chegar nas reuniões partidárias fortalecidos e com suas bases e estruturas políticas e partidárias harmonizadas. Pré-candidato de uma aliança com 16 partidos, o senador Lobão Filho (PMDB) não tem à sua frente problemas graves para resolver.
O seu vice foi escolhido ontem pelo PT e será José Antonio Heluy, que representa uma expressiva ala moderada da agremiação petista, e o candidato do seu grupo ao Senado será escolhido sem turbulência, seja por consenso da cúpula da coligação, seja por uma saudável disputa em convenção – no páreo estão os deputados pemedebistas Gastão Vieira e Arnaldo Melo.
Como sua pré-candidatura não é um projeto pessoal, mas uma missão de grupo, Lobão Filho tem se dedicado ao fortalecimento político e eleitoral desse projeto, que tem o apoio incondicional da governadora Roseana Sarney, do ministro Edison Lobão, dos senadores João Alberto e Epitácio Cafeteira, 10 deputados federais, 28 deputados estaduais e pelo menos 160 prefeitos, segundo estimam líderes da coligação.
O comunista Flávio Dino enfrenta uma guerra dentro do grupo que tenta mobilizar. A explosão mais recente foi a decisão do ex-prefeito João Castelo (PSDB) de se lançar candidato a senador atropelando a pré-candidatura do vice-prefeito Roberto Rocha (PSB).
A entrada de Castelo no tabuleiro abala todo o grupo, que poderá ter de refazer acordos, como o que levou o tucano Carlos Brandão à condição de pré-candidato a vice de Dino. Uma avaliação simples do cenário leva facilmente à conclusão de que o pemedebista Lobo Filho terá caminho sem percalços até a convenção, enquanto Flávio Dino tem pela frente muita turbulência para administrar.
Consolidado
Em 30 dias de campanha, desde que desembarcou em São Luís como pré-candidato, o senador Lobão Filho já conversou com pelo menos 180 prefeitos. Em suas contas, ele inclui também “mais de 1 mil vereadores” de todo o Maranhão. Para Lobão Filho “a hora é de conversar com as lideranças e formalizar os apoios”, para fortalecer sua relação com o povo.
Unidade
O senador João Alberto e o secretário Ricardo Murad (ambos do PMDB) participaram e falaram ontem na entrevista em que Lobão Filho fez o balanço do primeiro mês de pré-candidatura. E os dois destacaram unidade e o entusiasmo com o qual o candidato contagiou o grupo desde que foi anunciado como candidato, no início de abril. Também participaram do evento o deputado federal Sétimo Waquim, os estaduais Stênio Rezende (PMDB) e Hélio Soares (PMDB) e o prefeito de Coelho Neto, Soliney Silva.
Fim à boataria
A presença dos peemedebistas João Alberto e Ricardo Murad, ontem, ao lado do senador Lobão Filho em coletiva de imprensa, foi um tiro na boataria. Nos últimos dias, a oposição disseminou a falsa informação de que Lobão Filho deixaria a disputa e seria trocado por João Alberto. E que a relação dele estava estremecida com Ricardo Murad. O clima de total descontração entre os três matou a mentira. Pela raiz.
Nem pensar
Lobão Filho também desfez o factoide que dava como certa a sua desistência da disputa do Governo do Estado. Ele disse que, além de “achar graça”, explicou que não há a mínima possibilidade de desistência do pleito. – Encarei o desafio como uma missão de vida, e vou até o fim, aconteça o que acontecer, convicto de que estou no caminho certo – enfatizou.
FONTE: Coluna Estado Maior/Jornal O Estado do MA
2 Responses
O texto da matéria não condiz com o titulo “pré-candidatos vivem momentos de decisão” pelo visto o colunista queria mesmo era dar notoriedade à campanha do Lobão Filho e inferiorizar a articulação do Flavio Dino, na minha opinião matéria tendenciosa.
A CAMPANHA DE FLAVIO DINO ESTÁ CADA VEZ MAIS CONSOLIDADA. AO CONTRÁRIO DA REPORTAGEM DO JORNAL DE ROSEANA, O GRUPO DOS 09(NOVE) PARTIDOS QUE APOIAM FLAVIO DINO PARA GOVERNADOR TEM MOSTRADO UNIDADE FORÇA POPULAR. EXEMPLO SÃO O PROGRAMA “DIALOGOS PELO MARANHÃO” QUE TEM REUNIDO MILHARES DE PESSOAS EM TODAS AS CIDADES POR ONDE PASSA.