Estudante da rede estadual é secretária de Estado da Educação por um dia

“A gente sabe a dimensão do que eles fazem pela gente”, afirmou Flávia Andreyna, estudante do 1º ano do Ensino Médio do Centro de Ensino da Cidade de São José de Ribamar – Caic, ao cumprir, nesta terça-feira (11), agenda como secretária de Estado da Educação do Maranhão por um dia. Ela e outras duas meninas foram selecionadas, pela ONG Plan International, para vivenciar a experiência de ser secretário de Estado por um dia, como parte da programação pelo dia 11 de outubro – Dia Internacional das Meninas.

Estudante discursa (foto de Lauro Vasconcelos)
Estudante discursa (foto de Lauro Vasconcelos)

A data foi criada pela ONU em 2012, para celebrar os progressos e fortalecer a luta na promoção dos direitos das meninas e mulheres adolescentes. “Neste ano estamos ocupando pela ação ‘Meninas Ocupam’, três secretarias: Mulher, Educação e Juventude, para demonstrar que a gente tem potencial e pode chegar a esses cargos e contribuir com as políticas públicas”, destacou Flávia, secretária de Educação menina, durante reunião de apresentação na Seduc com o secretário Felipe Camarão e equipe de auxiliares.

“Todas vocês podem chegar a essas posições, pois têm capacidade e já estão fazendo a diferença a partir da realidade na qual estão inseridas. É por isso que o Governo do Maranhão está fomentando o protagonismo juvenil nas escolas, porque acredita no potencial da juventude para mudar a sociedade”, afirmou o secretário Felipe Camarão, durante a reunião realizada nesta terça-feira.

A secretária da Mulher menina, Maria Fernanda, tem 17 anos e reside no bairro Pedrinhas. Para ela, é uma oportunidade de aprendizado e também para reivindicar direitos das meninas. “Agradeço a oportunidade. Também fizemos uma carta chamando atenção para os direitos das meninas. O que as meninas querem é ser ouvidas”, disse.

As meninas secretárias por um dia fazem parte da campanha ‘Por ser menina’, da ONG Plan International, que visa promover o potencial das meninas ao redor do mundo, pela garantia de seus direitos e para por fim à discriminação baseada em gênero. O objetivo da campanha é habilitar e empoderar as meninas de todas as idades para que adquiram competências, habilidades e conhecimentos necessários para terem êxito na vida.

 Fonte: Seduc

Um comentário sobre “Estudante da rede estadual é secretária de Estado da Educação por um dia”

  1. Policial Militar, lotado na cidade de Codó, de nome “Aislan Alex”, é autor de tentativa de homicídio contra um maqueiro da Maternidade Evangelina Rosa, na cidade de Teresina, na data de ontem. O mesmo foi preso em flagrante e teve sua prisão convertida em preventiva, na data de hoje. O registro do Auto de Prisão em Flagrante encontra-se disponível no site do TJPI, podendo ser acessado diretamente pelo link http://www.tjpi.jus.br/themisconsulta/processo/304494162

Deixe um comentário