Lucas dos Santos e Maria Vitória são alunos da escola René Bayma, do povoado KM 17, zona rural de Codó, foram inscritos por seus professores na 5ª edição da Olimpíada de Língua Portuguesa, um concurso nacional de produção de textos para alunos da escola pública do 5º ano do ensino fundamental ao 3º ano do Ensino Médio.

No gênero Crônicas, Lucas, de 15 anos, passou para o papel suas emoções e críticas a partir da cena de um mendigo que viu sofrer na cidade.
“Eu escrevi sobre a falta de humanidade, de hoje em dia, tentei também despertar alguns sentimentos que o ser humano deve ter com o próximo”, explicou o estudante em entrevista à TV Mirante
Maria Vitória, de 11 anos, criou uma personagem – em um POEMA contou a trajetória de uma menina a caminho da escola observando ‘O LUGAR ONDE VIVO’, que é o tema deste ano proposto pelo MEC. Fez isso de uma maneira bem positiva.
“É uma menina que é muito simpática, acontecia muitas coisas boas na vida dela”, descreveu em rápidas palavras na entrevista.

GRANDES VENCEDORES
Ambos venceram colegas de 18 escolas do município e depois encararam 9.487 textos na etapa estadual. O resultado, conta a coordenadora pedagógica da Educação no campo de Codó, professora Maria Leide da Silva Lima, foi de dá muito orgulho.
“O universo de 9 mil pessoas inscritas, 9 mil textos no Estado do Maranhão e desses 9 mil serem selecionados 5 e destes 5 dois serem da zona rural do município de Codó, pra nós é um orgulho muito grande”, destacou com alegria
PRÓXIMA ETAPA
Em novembro eles e seus professores de Língua Portuguesa vão viajar para a semifinal do concurso, uma etapa regional. Professor Francisco Lira e Vitória vão para Salvador, na Bahia, a professora mestre em Letras, Regilane Barbosa Macena e Lucas irão para Porto Alegre, no Rio Grande do Sul.
Todos participarão de oficinas temáticas com o intuito de melhorar o desempenho.
“Eu passarei por essas oficinas e o Lucas também, por outro lado, noutro ambiente, depois a gente se encontra para melhorar o texto dele e aí mandar lá pra final, quem sabe dá certo”, explicou
Tá todo muito empolgado, como disse Francisco Lira, porque além de estar entre os 5 melhores do Maranhão, se alguém aqui terminar o concurso entre os 20 melhores textos do Brasil, até a escola ganhará prêmio – um laboratório de informática novinho.

“aí o coração, meu e o da professora Regilane acho que vai até sair pelo peito de tanta alegria porque a gente aqui merece é uma luta muito grande, sabe?”, brincou empolgado o competente professor
Tem tudo pra dá certo. Qualidade textual já provaram que têm de sobra e confiança pra avançar na Olimpíada também não falta.
“Espero ganhar, passar pra outra etapa”, disse Vitória
“Eu ia sentir uma alegria assim imensa por tá representando essa escola , esse município, esse Estado é uma alegria, assim, inexplicável”, completou Lucas.
8 comentários sobre “EXEMPLO NA EDUCAÇÃO: Alunos de Codó vão para etapa regional da Olimpíada de Língua Portuguesa”
Parabéns a essa grande educadora Professora Regilane, acompanho diversos projetos que ela já desenvolveu na escola, gincanas, projetos de leituras. A educação Codoense ganha muito com excelentes profissionais.
Parabéns professora Regilane Maceno, pela rica contribuição com a educação brasileira. E as estão dando um lindo exemplo de coleguismo com o professor. Infelizmente hoje isso é raro, parabéns crianças vocês vão servir de exemplo para uma nação .
Agradeço, em nome da nossa Equipe Renê Bayma, as felicitações recebidas…Nossa escola tem feito um trabalho coletivo muito focado em nossas “joias”. O resultado tem sido muito satisfatório e motivo de orgulho para todos nós. Parceria, esse é o substantivo que nos define. Obrigada a tod@s!!!
Parabéns, equipe Renê Bayma!!! Sorte aos alunos e professores na viagem.
Que notícia boa! Parabéns, família Renê Bayma. Sucesso!
Parabéns, pessoal!
Muito bem, pessoal! Parabéns para a equipe toda.
parabéns pra Codó!!!!que as autoridades invistam mmais na educação