Lascada: “Secretaria de Cultura de Codó não tem dinheiro pra nada”, denuncia presidente

´Fórum de Cultura em Codó

Quem esteve na abertura do Fórum Regional de Cultura, ontem (25), no auditório da Associação Comercial (Nagib Buzar) viu o tempo fechar quando o presidente da Câmara, vereador João de Deus, pegou o microfone.

João fez duras críticas ao tratamento dispensado aos que fazem a cultura – musical, literária e demais – em Codó.

SECRETARIA SEM DINHEIRO

Entre tantas, destacou que a Secretaria de Cultura e Igualdade Racial, de Augusto Serra, não tem dotação orçamentária pra nada. Para fazer um evento tem que se aliar, sobretudo, à de educação e à de saúde.

Lembrou que os compositores e cantores, por exemplo, quando querem lançar um CD precisam mendigar na porta de um de outro pedindo dinheiro.

ORGANIZAÇÃO

João de Deus também criticou a organização do evento. Citando seu próprio exemplo, contou que teria sido convidado por telefone na noite anterior para estar no dia seguinte no Fórum regional e questionou – “será que ele (Augusto) queria que eu viesse mesmo?”

Direcionando-se a outro integrante da mesa, que o havia antecedido na fala (poeta Wibson Carvalho, de Caxias) questionou novamente, reforçando sua ideia –

“você perguntou por outros municípios, mas será que estes municípios foram convidados? Que condições foram dadas para eles comparecerem?”

BALDE DE ÁGUA FRIA

Participantes do Fórum

Depois dele todos os discursos foram para tentar justificar a causa de tanto descaso com os representantes da cultura local. Soou deselegância de tão chocante que foi, mas o fórum acordou para a discussão, pois até então tinham sido apenas os velhos discursos de elogios e aquelas idosas desculpas sobre falta de recursos.

AUGUSTO FALOU

Augusto Serra não comentou sobre o comportamento do presidente da Câmara na hora da abertura do evento. Mas para o blogdoacelio afirmou que há recursos disponíveis para a promoção cultura no âmbito estadual e federal.

O que falta é preparo técnico de nossos agentes culturais suficiente para fazê-los conseguir o patrocínio governamental. Em outras palavras a burocracia dos projetos necessários para botar a mão na grana tem deixado músicos, escritores, documentaristas, artesãos, cantores, compositores no anonimato, pedintes da cultura.

29 comentários sobre “Lascada: “Secretaria de Cultura de Codó não tem dinheiro pra nada”, denuncia presidente”

  1. ESSE VEREADOR DA HONESTIDADE,NAO SABE NADA DE CULTURA E SIM,SABE,É PASSAR A TARDE INTEIRA COM A CARA NA DAMA NO RASGA BIQUINE,SE MANCA QUEM É VOCE PRA FALAR DE CULTURA,NUNCA EM CODÓ,UM PREFEITO DEU APAIO A SEC,OU MELHOR FOI O UNICO A CRIOU UMA SECRETARIA,MAS O JOAO DE DEUS TEM RAZAO,QUEM JÁ VIU ESSE HOMEM EM UMA FESTA,EM UM TAMBOR DE CRIOLA,EM UM REGGAE,NA SERESTA,SE DEPENDER DO PRESIDENTE DA HONESTIDADE QUANDO O ASSUNTO É CULTURA ESSE É UM AMADOR.

  2. ESSE CARA É MUITO SAFADO,FOI DE METIDO,E ADORA JOGAR UM BALDE DE AGUA FRIA NOS EVENTOS DOS OUTROS, MAS AUGUSTO SERRA,ISSO É SIUMES,VC,PODE PODERÁ SER UM DOS VEREADORES MAS VOTADOS,ISSO NAO PASSA DE SIUMES

  3. Não como pode esse povo não enxergar que esse João demônio e um verdadeiro prato do dia (traira) o cara ta se auto promovendo em outdoor. pela cidade agora anda criticando as atividades dos outros fazendo media com o fc,te cuida José Dirceu que as tuas romeiras irão te passar pra traz!,,,,, esquecedor das contas na gaveta do bine

  4. Coitado do Augusto Serra, a sua secretaria esta sem dinheiro para à cultura de nossa cidade, é por isso que ele gasta do dele para manter aquela secretaria funcionando, ainda bem que salário de Secretário é mais de 6 ou 7 mil reais por mês.

  5. O que esse cara entende d cultura? Onde ele ja viu prefeitura que banca gravaçao de cd?
    Esse camarada nao passa de um boneco do fc.
    Ei joao ja foi prestar conta hj?? Kkkk
    Essa vai ser a eleiçao dos poderosos fichas-sujas contra o ZITO POVÃO..
    O povo é maior..

  6. É MUITO FACIL DIZER TÁ TUDO BEM PORQUE ? O SEU SECRETARIO TÁ GANHANDO O DELE E OLHA QUE NÃO É POUCO NÃO DEVE SER O VALOR QUE TERIA QUE SER DESTINADO PRA PASTA DA SECRETARIA O JOÃO DE DEUS TÁ CERTO TEM É QUE METER O PAU E FALAR A VERDADE OUTRO DIA OUVI ALGUNS ARTISTAS FALAREM NUM PROGRAMA DE RADIO A MESMA COISA QUE NA SECRETARIA DE CULTURA NÃO TEM DINHEIRO PRA NADAAAAAAAA E AGORA BANDO DE BABÃO O QUE VCS IRÃO DIZER???????????????????????

  7. O que falta é o Secretário Augusto Serra organizar melhor os seus eventos, convidar a todos inclusive os políticos para o ajudá-ló, ele tem medo de que?, e fazer Projetos na sua secretaria para beneficiar a nossa cultura, esta com a faca e o queijo na mão, que o Prefeito Zito lhe deu, falta agora só arregaçar as mangas e trabalhar pela cultura, viabilizando assim recursos para os artistas e grupos artísticos de nossa cidade.

  8. DO QUE É DE MEU CONHECIMENTO,A ATUAL SECRETARIA DE CULTURA DO NOSSO MUNICIPIO.(pois antes se tratava apenas departamento,e diga-se de passagem inoperante)HOJE PASSA POR UM PROCESSO DE MUNICIPALIZAÇÃO,COISA QUE NO PASSADO BEM PRÓXIMO NUNCA FOI LEVADO A SÉRIO. E QUE HOJE NO GOVERNO ZITO ESTAR SE FALANDO SERIAMENTE COM RELAÇÃO A CULTURA DO NOSSO POVO E DA NOSSA GENTE,A COMEÇAR PELA TRANSFORMAÇÃO DE DEPARTAMENTO PARA SECRETARIA E QUE POR SINAL BEM REPRESENTADO PELO CAMARADA AUGUSTO SERRA,QUE JUNTAMENTE COM O PREFEITO ZITO NÃO TEM MEDIDO ESFORÇOS PARA QUE A CULTURA DO NOSSO MUNICIPIO SEJA EM PRIMEIRO LUGAR; MUNICIPALIZADA,RESPEITADA E AJUDADA PELA A NOSSA SOCIEDADE EM CONTEXTO GLOBAL E PRINCIPALMENTE POR ESSES VEREADORES TRAVETIDOS DE EDÍS REPRESENTANTES DO POVO E QUE DE REPRESENTANTE NÃO TEM NADAPois o que tenho visto e acredito que a população tambem tem visto são mercenários querendo se vender para qualquer que seja em busca de interesses próprios).

    O que o atual presidente do nosso parlamento deveria fazer é encontrar soluções e não ficar soltando tiros para todos lados, dando uma de bom legislador.Resumindo o presidente da câmara deveria é se olhar no espelho antes de fazer qualquer cometário que seja.

    NOTA ZERO PRESIDENTE, EM SEU PRONUNCIAMENTO AQUI DISCORRIDO NESSE RENOMÁVEL BLOG.

  9. isso é que dá convidar um imbecil para um evento de cultura, se tivessem convidados quem realmente faz parte da cultura etc… não tinha acontecido isso, mass, é aquela história vamos convidar fulano de tal que da moral para nossas reunioes, toma abastedo serra, não tenhoo pena de vc não, vc mereceu isso AGORA DÊ VALOR AOS QUE MERECEM VALOR.

  10. Então, nos sabemos que ainda não temos um orçamento que comtemple em todos os níveis a nossa cultura, mas O Augusto Serra tem se mostrado um sec. lutador e extremamente competente, pois as suas ações, feitas neste governo e com a participação do prefeito foram todas garndiosas: Ex. O carnaval, São João, e mais recentemente os talentos codoeneses, que encantou o maestro putty catena, e o tenor maécio, se isto não for trabalho? Só neste governo a comunidade em geral é chamada para participar, principalmente as famílias. Recentemente os pais foran levados a São luis pra assistirem os seus filhos se apresentarem no teatro com tudo pago pelo município. O atual governo trabalha todos os dias para fazer o melhor pelo nosso povo, sem mentiras, sem picuínhas. Mas Deus demonstrara quem tem razão!

  11. Que secretaria e essa que nunca vi organizar pn,esse Augusto serra ta usando essa tal,secretaria para se auto promover.E quem sabe se lança vereador,pelo menos essa secretaria vai servir para alguma coisa,da voto para Augusto serra,por que quem nao e visto nao e lembrado

  12. É engraçado, como as pessoas não gostam de ouvir a VERDADE, principalmente quando estão no PODER a qualquer preço. Parabéns João de Deus, por falar a VERDADE, apesar de não ser sua fã, mas tem que “dar a Cesar o que é de Cesar” e isso é Biblico! Não é só a Secretaria de Cultura que não tem orçamento, mas a grande maioria, porque não tem competencia para PLANEJAR e o dinheiro tem que sobrar para fazer a CAMPANHA no próximo ano. E também para as pessoas comprarem carros, casas, etc….. Mas, é mais fácil jogar PEDRA NO TELHADO DOS OUTROS….. E esquecem que os seus também SAO DE VIDROS! Ainda bem que 2012 está chegando, porque o POVO NÃO AGUENTA MAIS!

  13. Nós quye fazemos a ONG AFROVERMELHO somos testemunhas do esforço e do compromisso do companheiro Augusto Serra à frente da Secretaria Municipal de Cultura e Igualdade Racial, O Augusto é a identidade viva da nossa cultura e merece o respeito de todos os produtores culturais de Codó. Quanto ao evento que o Vereador Jõao de Deus tentou desqualificar, o tiro saiu pela culatra, todos acharam ele deselegante, preconceituoso e despeitado, pois ele acha que só ele é capa e organizado, no entanto em 17 anos como vereador ele não moveu uma palha pela nossa cultura. Se a preocupação do vereador é com os votos dos produtores culturais, é bom ele tirar o cavalinho da chuva, pois já sabemos em quem vamos votar e com certeza não será nele. Augusto Estamos com você do seu lado.

  14. Isso é verdade poruqe nem na secretáriao o senhor Augusto Sera aparece quem quizer falar com ele tem que ir na sua casa que secretárioé esse.
    Só que se promover………..vai trabalhar Augusto

  15. Eu dificilmente deixo algum recado nestes blogs alienados, o que vejo é que muitos comentarios são repetitivo de pessoas que usam o mesmo condnome, ou outros apelidos. Para resumir o que estou querendo dizer: Não passam de 20 comnetarísta e que não representa a vontade da população quanto as elições do ano que vem, ou seja, prefeiro ficar com as palavras que o Verador Chiquinho do Saae disse: Todas pesquisa feita até o momento o ex-prefeito Biné mantem a liderança com folga para o segundo colocado.

    Tenho uma dica para quem fica o dia inteiro na frente de um computador, que sai e vá aos bairros e converse com a população, aí sim voces verão o sentimento da população

    O governo Zito começou bater cabeças entre seus aceclas desde o início. Imcompetencia é isso e muito mais, digo dixarr o alberto mentir para a população e agora contratar e até fazer outdoor com a foto do coração de boi.

  16. Eu estive no forum de cultura e o que percebir é que o vereador João de Deus está precisando urgente de um tratamento psicologico, ele não está em seu estado normal, está abalado por não saber que decisão tomar, eu acho que ele está entre a cruz e a espada, ou seja, não sabe se fica com Zito ou com Chiquinho. O João de Deus não sabe nada de cultura, nunca fez nada nesta área ha não ser votar no que ele agora condena.Eu antes tinha muita admiração pelo vereador e estava achando a sua gestão interessante na presidencia da camara, más ontem pude berceber que estava equivocado, este senhor está precisando mesmo e se tratar, está descontrolado, passou o dia enchendo o saco das pessoas, não falava coisa com coisa. O Senhor Augusto Serra foi inteligente ao não revidar, pois existem coisas que não merecem resposta, e o povo de Codó conhece bem a classe politica e sabe quem tem serviço prestado em cada área.

  17. concordo com joão de deus, como é que moro na mesma cidade e só me convidam na ultima hora, que falta de organização secretário. secretári peço que apresente o orçamento da despesa do evento, os recibos de pagamentos para declarar o que foi gasto do nosso dinheiro nesse evento.

  18. parabens augusto serra pelo grande evento ,esse joão de Deus não entende nada de cultura ele ja foi vereador por 16 anos e nunca fez nada pela cultura de codo,no entanto o augusto serra como secretario em pouco tempo de governo ja fez muito e o prefeito zito rolim esta de parabens por ter o escolhido como secretario.

  19. O VEREADOR JÃO DE DEUS PODE ATÉ TER RAZÃO NO QUE DISSE. MAS ELE FOI INCONVENIENTE AO EXTREMO.
    VEREADOR, ESTOU ME DIRIGINDO DIRETAMENTE A VOCÊ: “VOCÊ FOI CONVIDADO PARA UMA REUNIÃO DA CULTURA ONDE HAVIA OUTROS CONVIDAOS PARA DEBATER CULTURA. MAS EU CONHEÇO VOCÊ MUITO BEM. SEU COMPORTAMENTO SEMPRE FOI ASSIM. VOCÊ QUER SEMPRE SER O CENTRO DAS ATENÇÕES A QUALQUER PREÇO. CUIDADO O POVO JÁ PERCEBEU QUE O QUE VOCÊ QUER É APARECER PARA TENTAR A REELEIÇÃO. SÓ QUE ESSA TÁTICA QUE VOCÊ ESTÁ USANDO VAI LEVAR VOCÊ PARA O FUNDO DO POÇO.”

  20. pela primeira fez na historia de codo existe uma secretaria de cultura e iguadade racial e muito bem representada pelo secretario augusto serra, contine fazendo o seu trabalho magnifico.NAO LIGUE PARA ESSES COMENTARIOS, NAO REVIDE ELE ESTA ASSIM POR QUE NINQUEM VER O QUE ELE FAZ, como ninquem ver, o que ele diz que faz, ele precisa colocar em altidor para a população de codo ver e para ele se promover SERA SE ELE E BESTA ?

  21. vc joão de deus não sabe com quem fica.ABRE O OLHO ZITO ELE VAI DE DAR UMA RASTEIRA ,TODUMUNDO SABE QUE ELE E FC E VC CONTINUA DANDO MORAL PARA ESSE CARA .

  22. decio seu blog e muio bom eu só não endedo porque vc coloca coisas de desse vereado JOÃO DE DEUS, QUE E FALA DE VOCES MESMO.vereador seu tempo acabou, aproveita agora que e precidente da camara e surte tua livraria porque vc só ganha com o dinheiro do fc……………………..
    AUGUSTO SERRA HA MUITO TEMPO MORO EM CODO E NUNCA TINHA VISTO NEM FALAR EM CULTURA,E AGORA VEJO O BOM TRABALHO QEU VC ESTA FAZENDO,NUNCA FUI SEU FAM MAS VC ESTA TÃO BEM QUE PASSEI A ADIMIRALO VC E A CULTURA SE INDENTIFICAM MUITO NÃO LIGUE PARA ESSAS PESSOAS SÓ QUEMREM TE PREJUTICAR.PARABENS

  23. acelio seu blog e muio bom eu só não endedo porque vc coloca coisas de desse vereado JOÃO DE DEUS, QUE E FALA DE VOCES MESMO.vereador seu tempo acabou, aproveita agora que e precidente da camara e surte tua livraria porque vc só ganha com o dinheiro do fc……………………..
    AUGUSTO SERRA HA MUITO TEMPO MORO EM CODO E NUNCA TINHA VISTO NEM FALAR EM CULTURA,E AGORA VEJO O BOM TRABALHO QEU VC ESTA FAZENDO,NUNCA FUI SEU FAM MAS VC ESTA TÃO BEM QUE PASSEI A ADIMIRALO VC E A CULTURA SE INDENTIFICAM MUITO NÃO LIGUE PARA ESSAS PESSOAS SÓ QUEMREM TE PREJUTICAR.PARABENS

  24. Vereador João de Deus disse: lembrou que os compositores e cantores, por exemplo, quando querem lançar um CD precisam mendigar na porta de um de outro pedindo dinheiro. O edil esqueceu de incluir também os meros poetas de Codó. Solicitar um patrocínio de Vereadores, Empresários, etc, não vejo como uma mendigação. Um edil critica assim, o que posso dizer dele que colaborou com apenas R$ 10,00 para o meu segundo livro, já que dez reais seria o custo de cada exemplar. Não que ele seja obrigado a colaborar, mas convenhamos dez reais foi uma esmola para a mendigação.

Deixe um comentário