Falta de informação se destaca na vacinação contra a gripe em Timbiras

Na cidade de Timbiras a vacina contra a gripe está sendo oferecida apenas no posto do bairro São Sebastião e no Hospital Victoriano Abdala onde há até  filas do lado de fora da sala de vacinação,  todos os dias.

Dona Maria Lima Costa viajou 25 kms do povoado onde mora à cidade para não deixar o filho  José Victor sem imunização. “é melhor a saúde…POR ISSO A SENHORA VEIO DE TÃO LONGE? Foi…E LÁ NÃO VAI VACINA? As vezes eles passam no verão, mas no inverno eles num vão não”, respondeu a lavradora

A Secretaria de Saúde está aproveitando para atualizar a carteira de vacinação de quem chega, segundo a técnica de enfermagem, Laíse Daiane Silva da Costa.

 “As vezes tem da zona rural e da zona urbana também. Da zona rural as vezes tem a dificuldade que é longe, então se torna maior a faixa etária em atraso (…)Duas, no máximo duas, aí quando vem a gente aproveita o máximo possível sem agredir muito a criança”, disse

SEM DADOS CONCRETOS

A coordenação de imunização não soube informar quantos idosos terão que ser vacinados em Timbiras, mas é certo que muitos estão procurando se prevenir. Encontramos seu Francisco Sena da Silva, de 78 anos, se vacinando.

 “Tem que procurar a saúde da gente (…) um velho com 78 anos se não procurar a saúde que vai fazer?”, questionou sorrindo o idoso

Dia 09 o prazo termina. Timbiras não sabe quanto da meta já atingiu porque não sabe nem mesmo qual é  a meta de vacinação contra a gripe este ano. São  pessoas  como dona Maria Paula da Silva, de 76 anos,  que  estão, voluntariamente, tentando se proteger por causa de boas experiências anteriores.

“Tem gente que só vive gripado, vive só gripado, NÃO, eu não sei nem quando foi que eu me gripei, não sei nem quando foi no mundo”, afirmou

BUSCANDO INFORMAÇÃO

Estive  primeiro com a Secretária de Saúde, Joyce Andrade. Esta alegando estar desinformada sobre a campanha nos enviou para a Coordenadora de Imunização, enfermeira Ana Teresa Coelho Silva.

Ana também não sabia qualquer dado, nem mesmo a meta de vacinação para Timbiras. Justificou-se dizendo que o rapaz (cujo nome não revelou) que trabalha no setor de informação (inclusive alimentando o sistema DATA SUS com índices) não estava indo trabalhar.

Ano passado, dados colhidos da internet, Timbiras vacinou contra a gripe 4.080 pessoas.

6 comentários sobre “Falta de informação se destaca na vacinação contra a gripe em Timbiras”

  1. Rapaz, a corda só quebra do lado do menor, vai sobrar para o digitador de informações, é sempre assim a corda só quebra do lado mais fraco, em timbiras não tem nem secretario de saúde, e tem nego de Codó que ganha bem pra trabalhar aqui na secretaria de epidemiologia e não faz nada nem vem aqui.

  2. Para saber as metas basta consultar o site do PNI:

    Crianças:2.452
    T.Saúde:253
    Gestantes:362
    Puérperas:59
    Indígenas:0
    Idosos:316
    TOTAL:5.752

  3. COMPANHEIROS,,,DEVEM ENTENDER QUE O ATUAL GOVERNO,,ESTÁ IGUAL AOS ANTERIORES,,,É UM DESMANDO ENORME,,POR QUE É SÓ ALIMENTAR OS PROGRAMAS DE FORMA REGULAR,,,, NO LOCAL ONDE TRABALHO, VÍ TAMBÉM IDOSOS RECLAMANDO DESTA VACINA, DE QUE NÃO TINHA NINGUÉM PRA APLICAR, MINHA OPINIÃO, OS ACS PODEM FAZER MUITO BEM ESTE TRABALHO, É SÓ GRATIFICAR UM POUCO MAIS DO SALÁRIO,,,MAS TAMBÉM VEJO QUE ÁS VEZES É FALTA MESMO DE PULSO FIRME DO SECRETÁRIO, QUANDO TIVER UM LÁ, TALVEZ ISSO NÃO ACONTEÇA MAIS, TIMBIRAS AINDA PADECE DESTE TIPO DE TIPO DE ATITUDE

    VACINAR É PRECISO……

  4. O Prefeito teria que verificar pq a secretÁria de saúde e a coordenadora
    não sabem nada sobre a vacinação.

    Não PARECE FALTA DE COMPROMISSO??????

  5. Mais com certeza o prefeito Fabrízio não esta por dentro desta situação.. porque nem todas as irregularidades que acontece na gestão, é culpa do Prefeito!!!

Deixe uma resposta