Fale com Acélio

Um grande presente
Um grande presente

Na tarde da última sexta-feira (27), o prefeito de Codó, Zito Rolim, recebeu a família do menor Rodrigo Silva Cardoso, portador de necessidades especiais. Na oportunidade, o prefeito fez a entrega de uma cadeira de rodas especial a Dona Iolanda Salazar Silva e ao mototaxista Valmildo da Silva Cardoso, pais do pequeno Rodrigo. O equipamento, especialmente adaptado as necessidades do menino, é mais moderno e mais leve. O novo carro vai ajudar o dia a dia de Rodrigo e seus pais, uma vez que ele possui muitas limitações em seus movimentos.

A família de Rodrigo enfrentava dificuldades para fazer a locomoção, pois só tinham uma antiga cadeira que não oferecia boas condições de transporte. A mãe de Rodrigo, dona Iolanda, bastante emocionada disse que a nova cadeira de rodas vai ajudar muito no transporte do seu filho nos passeios e para a igreja.

“Estou muito contente, porque o carrinho era grande demais pra ele e era muito antigo e pesado. A gente estava precisando muito dessa cadeira. Por isso agradeço de todo o coração ao prefeito Zito Rolim”, declarou a mãe

O pai, Valmildo Cardoso, agradeceu ao prefeito e comentou: “Esse é um presente de muito valor que veio para meu filho. Essa cadeira chega em boa hora e vai facilitar a nossa vida. Uma cadeira dessas é mais moderna e mais leve. Nós não tínhamos condição de comprar. Por isso estou muito feliz e agradeço ao prefeito Zito Rolim pelo presente que ele deu ao meu filho”, falou Valmildo.

Morador do bairro São Sebastião, o pequeno Rodrigo já nascera com a deficiência, devido a falta de oxigenação no cérebro, causada por uma queda da mãe quando estava grávida de 6 meses. Mesmo com muitas limitações, Rodrigo chegou ao encontro de Zito com muita disposição e uma alegria contagiante. O menino de nove anos brincou com o prefeito e agradeceu o presente.

Comovido com a alegria e a perspicácia do pequeno Rodrigo, o prefeito Zito Rolim realizou a doação com a satisfação de continuar trabalhando pela nobre causa da implementação e integração de políticas públicas voltadas à qualidade de vida das pessoas com necessidades especiais e seus familiares.

“Não podíamos deixar que um menino inteligente e esperto como Rodrigo deixasse de realizar suas atividades pela limitação física. Fico feliz por perceber o brilho no olhar dele e ter escutado a infinidade de coisas que ele falou que vai fazer daqui para frente. Fico muito feliz de poder ajudar a família”, finalizou o prefeito.

Raphael Fernandes

Assessoria de Comunicação Governo Municipal de Codó

4 Respostas

  1. NÃO É COMPRA DE VOTO, MAS É O USO DA HUMILDADE DAS PESSOAS, DEMOROU MAS ACONTECEU, E ESPERAMOS QUE NA SECRETARIA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL ATENDAM AS PESSOAS QUE PROCURAM AJUDA, QUE QUEREM UMA CADEIRA DE RODAS…

    Como conseguir doação de cadeira de rodas pelo SUS.
    Para conseguir uma doação de cadeira de rodas é necessário:

    1°- Ir ao posto de saúde do SUS
    2°- Pedir ao medico uma receita determinando a necessidade de ter uma cadeira de rodas para livre locomoção,
    3°- Com a receita em mãos procure O SECRETÁRIO(a) de saúde de sua cidade e explique que você tem o pedido da cadeira de rodas feito pelo médico.

    de acordo com, a lei abaixo apenas essa receita basta, pois de acordo com constituição a prescrição medica não pode ser descumprido pelo governo

    A LEI:

    COORDENAÇÃO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE – LEGISLAÇÃO FEDERAL ÓRTESE, PRÓTESE E MATERIAIS ESPECIAIS-OPM

    1-MINISTÉRIO DA SAÚDE SECRETARIA DE ASSISTÊNCIA À SAÚDE PORTARIA Nº 116, DE 9 DE SETEMBRO DE 1993 DO 176, DE 15/9/93

    O Secretário de Assistência à Saúde, no uso de suas atribuições e,considerando a integralidade da assistência, estabelecida na Constituição Federal e na Lei Orgânica de Saúde (Lei nº 8.080 de 16.09.90);
    Considerando que o atendimento integral à saúde é um direito da cidadania e abrange a atenção primária, secundária e terciária, com garantia de fornecimento de equipamentos necessários para a promoção, prevenção, assistência e reabilitação;Considerando que o fornecimento de órteses e próteses ambulatoriais aos usuários do sistema contribui para melhorar suas condições de vida, sua integração social,minorando a dependência e ampliando suas potencialidades laborativas e as atividades devida diária;
    Considerando a autorização estabelecida pela RS nº 79 de 02/09/93 do Conselho Nacional de Saúde, resolve:

    1 – Incluir no Sistema de Informações Ambulatoriais do Sistema Único de Saúde – SIA/SUS a concessão dos equipamentos de órteses, próteses e bolsas de colostomia constantes do Anexo Único.

    2 – A concessão das órteses e próteses ambulatoriais, bem como a adaptação e treinamento do paciente será realizada, obrigatoriamente, pelas unidades públicas de saúde designadas pela Comissão Bipartite. Excepcionalmente, a referida comissão poderá designar instituições da rede complementar preferencialmente entidades universitárias e filantrópicas para realizar estas atividades.

    3 – Caberá ao gestor estadual/municipal, de conformidade com o Ministério da Saúde, definir critérios e estabelecer fluxos para concessão e fornecimento de órteses e próteses, objetivando as necessidades do usuário.

    4 – O fornecimento de equipamentos deve se restringir aos usuários do Sistema Único de Saúde que estejam sendo atendidos pelos serviços públicos e/ou conveniados dentro da área de abrangência de cada regional de saúde.

    5 – Fica estabelecido que a partir da competência setembro/93, o Recurso para Cobertura Ambulatorial – RCA será acrescido de 2,5 %, destinado ao pagamento das órteses e próteses fornecidas aos usuários.

    DAR UM TRABALHO, MAS É UM DIREITO DE TODOS!

    ESPERO QUE O ACÉLIO POSTE ESSE COMENTÁRIO!

  2. nao vez mais que obrigaçao ele foi colocado para trabalhar pelos carentes e a secretaria que nao fuciona tem fazer algua ncoisa kkkkkkkkkkkkk

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

PUBLICIDADES