O governador do Maranhão, Flávio Dino, fez uma homenagem à Renato Archer primeiro colocando seu nome no novo prédio da FAPEMA – Fundação de Amparo à Pesquisa, depois destacando-o em sua página do facebook.
“Renato Archer foi um maranhense ilustre, destacando-se na defesa do interesse nacional e da democracia”, escreveu o governador que completou “O novo prédio da Fundação de Amparo à Pesquisa (FAPEMA), inaugurado hoje, será denominado Renato Archer, creio ser adequado e justo”, fin

Renato Bayma Archer da Silva, que nasceu em São Luís, dia 10 de julho de 1922, morreu em São Paulo em 20 de junho de 1996.

É parente de primeiro grau do ex-prefeito de Codó, Ricardo Archer (PSDB). Abaixo um pouco de sua biografia extraída de publicação da Wikipédia:
Filho de Sebastião Archer da Silva e de Maria José Bayma Archer da Silva, ingressou na Marinha em 1941 e lá permaneceu por vinte anos até ser transferido para a reserva no posto de capitão-de-fragata. Paralelamente à carreira militar, enveredou também pela política, estreando na vida pública como oficial de gabinete de seu pai, em 1947, quando este governava o estado do Maranhão, permanecendo Renato Archer nessa condição até o ano seguinte.
Eleito vice-governador do estado do Maranhão pelo PSD em 1950, como companheiro de chapa de Eugênio de Barros, e deputado federal em 1954, 1958 e 1962, foi Ministro interino das Relações Exteriores durante o gabinete parlamentarista de Tancredo Neves.
Renato Archer Foi um codoense ilustre, um codoense que gostava de Codó, e qualquer momento em o mesmo podia estava em nossa cidade. Ele deixou de ser Candidato a Deputado Federal pelo Rio de Janeiro apoiado por Ulisses Guimarães, e Leonel Brizola, para se candidatar pelo Maranhão e ser Derrotado. Mais uma vez mostra que o nosso povo, pensa pouco! Mal educado.
Sr. Governador, é justo, é adequado mas o Sr. deveria pensar que Codó é a cidade natal de RENATO, eu tenho certeza que a alma do Comandante fica feliz, se fosse anunciada a Construção do Prédio da UEMA, em cidade; pois o mesmo foi um apaixonado pelo nosso povo. Um homem inteligente, educado, e merece tudo.
Errado. Ele nasceu em São Luís.
“Politica: fábrica de……………………………