Governo investe em reforma do HGM

Ala de Pediatria HGM

O Hospital Geral Municipal está passando por reformas. O blogdoacelio teve a oportunidade de acompanhar o secretário, Cláudio Paz, de Saúde, e Márcio Esmero, de infraestrutura, numa visita ao local, recentemente.

O médico nos levou ao setor de pediatria onde já foi mudado a parte dos banheiros, portas, pintura, instalações elétricas e hidráulicas. A ala está decorada com desenhos infantis.
“Com temas infantis para que as crianças possam estar num ambiente melhor. Porque a criança que está no hospital, ela precisa estar com sua autoestima boa para melhorar sua imunidade. Ela não pode estar triste, ficando alegre vai poder se recuperar mais rápido e poder estar em casa muito mais cedo”, explicou Paz

A brinquedoteca da ala infantil também já foi concluída. “Isso tudo facilita o tratamento porque aqui a criança não perde o contato com o mundo exterior. Tudo diminui o tempo de internação hospitalar”, afirmou

NO LABORATÓRIO

Os secretários também nos mostraram o novo laboratório do hospital. Segundo o de saúde, foi reconstruído dentro dos padrões técnicos da Vigilância Sanitária, agora com locais adequados como salas de coleta, salas de exames e até de repouso para plantonistas. O novo laboratório de análises clínicas também terá um ponto específico para dar fim aos dejetos pós-análise.
“fezes e urina depois que são examinados. Antigamente fica exposto esse material, então nós temos agora um vaso sanitário só para fazer essa dispensa”, disse

ORTOPEDIA

Brinquedoteca HGM

Na área de ortopedia foi construída uma recepção para quem aguarda a consulta com refrigeração e TV. Outra medida foi separar a sala de gesso da sala onde os ortopedistas realizam suas consultas. “Tudo isso para melhorar o atendimento da ortopedia”, completou Cláudio ao blogdoacelio

O secretário informou que os cuidados foram tomados dado ao grande movimento de pessoas em busca deste tipo de tratamento no HGM, em média 150 pessoas para serem atendidas por 3 ortopedistas (Duailibe, Rosseldo e Jordano). O que o governo deseja é oferecer conforto pré e pós atendimento, segundo Dr. Cláudio.

ALIMENTAÇÃO

Na cozinha

A ala da nutrição está sendo reformada e ampliada. A nutricionista ganhará uma sala específica para acompanhar, de perto e no ar-condicionado, todo o preparo da alimentação. Por conta da reforma, Paz afirmou que o cozimento da alimentação dos pacientes continua sendo feito na maternidade Mamãe Neyde.

Além do local para a nutricionista, a nova cozinha terá área para desinfecção de frutas e verduras. O novo ambiente é todo na bancada de granizo. Para o secretário uma forma de manter a qualidade do alimento servido e de valorizar os profissionais que ali trabalham.

“Nós tivemos que, por conta disso, transferir a produção de nossos alimentos lá para a maternidade (Mamãe Neyde). Esse alimento é feito na maternidade e conduzido para o HGM. Nós trazemos as seis refeições, temos um carro transportando porque a reforma é muito grande não dá para fazermos esta reforma com a cozinha funcionando”, justificou

9 comentários sobre “Governo investe em reforma do HGM”

  1. As fotos focam mais o Dr Cláudio e o Márcio do que a obra.Esse é um dos grandes problemas da administração do Zito,os assessores aparecerem mais do que as obras e o prefeito.Dessa forma o que o prefeito faz não tem impacto.Eu quero ver se o Lula deixava assessores ou ministros apresentarem obras.Aprende Zito.

  2. AMIGOS O HGM FOI CONSTRUIDO NUMA ÁREA ALAGADA PARA UMA POPULAÇÃO BEM MENOR QUE A ATUAL O PREDIO ESTÁ COM RACHADURAS E PAREDES FORA DO NÍVEL , DIGO AFUNDANDO,O SISTEMA DE ESGOTO NÃO EXISTE ,A CAIXA D ÁQUA ESTÁ SEM FUNCIONAR A MUITO TEMPO O SISTEMA ELETRICO FOI FEITO UMA REFORMA,TODAVIA CARECE UMA NOVA FIAÇÃO MAIS CONSISTENTE PARA A NOVA REALIDADE DE NOSSA CIDADE. POSTO DE MOTO-TÁXI DENTRO DA AREA DO HOSPITAL DESESTABILIZA A SEGURANÇA DO MESMO, OS MUROS SÃO BAIXOS NA ENCOSTA DE MORROS QUE TAMBÉM CAUSA INSEGURANÇA AO HOSPITAL E AOS CLIENTES(PACIENTES).ACHO QUE UMA REFORMA VAI FAZER MUITO BEM,PORÉM JÁ É HORA DE PENSARMOS OUTRO HOSPITAL COM ACESSO, E INFRA-ESTRUTURA MAIS CONDIZENTES COM A ATUAL REALIDADE DE CODÓ.A MATERNIDADE COMO ANEXO VAI SER MUITO DIFÍCIL A CONTABILIDADE FECHAR CORRETAMENTE, QUANDO EXISTE ADMINISTRAÇÕES DIFERENTES E QUE PENSAM E AGEM DIFERENTES.ESSES SÃO MEUS PONTOS DE VISTA, TODAVIA COMO CRÍTICA CONSTRUTIVA E NÃO PARA DENEGRIR REPUTAÇÃO DE NINGUÉM. SAÚDE E PAZ A TODOS.

  3. Acélio,sei do trabalho,informativo à população codoense,no teu blog.
    Mas,acontece que,as vezes,as informações não são completas.É óbvio,você
    não é investigador,mas uma reportagem,principalmente sôbre um orgão,por
    demais importante,como o HGM,deveria ser abrangente,incluindo os feitos
    e os defeitos do gestor da saúde.Observe,vou comentar a tua reportagem,
    item por item.01)O Secretário mostrou-lhe o setor de pediatria,afirmando
    que, foi mudado a parte dos banheiros,pintura,instalações életricas e
    hidráulicas,com decoração infantis,objetivando um clima melhor para as
    nossas crianças.RESPONDO ESTE ITEM:As crianças não precisam de paredes
    desenhadas,precisam de uma assistência médica,com diagnósticos precisos
    e medicamentos curadores das enfermidades.Eu filmei,uma mãe,chegando
    com o seu filho acometido de pneumonia,sendo atendida por uma enfermeira
    que,prontamente aplicou na criança A FAMOSA BENZETACIL,recomendando o
    seu retorno para a sua casa.02)A Brinquedoteca já foi concluída,disse o
    Secretário.RESPONDO:a BRINQUEDOTECA OU brinquedolândia,continua nessa
    gestão,fazendo-nos de bonecos.03)Afirmação do Secretário,o Laboratório
    foi reconstruído dentro dos padrôes da Vigilância Santitária,agora com
    locais adequados,incluindo UM VASO SANITÁRIO para escoar os dejetos
    das coletas de sangue e urina.RESPONDO ESTE ITEM: O Secretário, afirmou
    que, agora o laboratório está dentro das exigências da Vigilância e
    que existe um VASO SANITÁRIO só para fazer dispensa das coletas.Meu
    DEUS,então,durante dois anos e quatro meses,onde o Secretário colocava
    o material após os exames?E porque,somente agora,o laboratório está de
    conformidade com o padrão da Vigilância?Não vale dizer que receberam
    fora do padrão.2 anos/4 meses,os milhões recebidos para investimentos
    na saúde derrubam qualquer desculpas.04)A ala de nutrição está sendo
    reformada,afirmou o Secretário,e que terá,VEJAM BEM O TEMPO DO VERBO,
    TERÁ (futuro),uma área para desinfecção de frutas e verduras.Significa
    que,antes, não havia a desinfecção.Este item nem é preciso responder,
    pois o próprio Secretário já respondeu.Acélio,falei que a reportagem
    não estava completa porque,você não visitou onde estão os enfermos,mas
    a culpa não é sua,o Secretário quis mostrar apenas o que lhe interessava
    não deixando você ver todo o HGM.Enfermos nas camas,com colchões sem
    lençois,baratas vagueando nas enfermarias,familiares rezando e ou orando
    para que os seus entes queridos possam sair curados,ou serem levados nas
    ambulâncias do SAMU para outras cidades, o que costumeiro na saúde.

  4. BRUNO VC FOI MUITO FELIZ EM SUA COLOCAÇÃO…
    ACORDA ZITO, NO TEATRO DA VIDA VC FOI ELEITO PRA SER O PRINCIPAL “ATOR” E VC DEIXOU OS TEUS SECRETARIOS SEREM OS PRINCIPAIS ATORES E VC SE TORNOU UM ATOR DE SEGUNDA, OU SEJA UM ATOR “COADJUVANTE”, PONHA ESSE SECRETARIOS EM SEUS DEVIDOS LUGARES RAPAZ, AINDA HA TEMPO!!!! MAS SEJA RÁPIDO O TEMPO URGE!!

  5. è amigo, ele não está fazendo nada, eu disse nada alem da sua responsabilidade. Porque só agora? E os dois anos que passou, dinheiro foi para onde?
    Zito me enganou uma vez, a segunda não engana mais, e essa é a conversa em qualquer ponto da Cidade, menos na casa dos assessores que estão comendo bem.
    O rebento que é dentista – e que nunca mais arrancou um dente – foi passar o feriadão em Fortaleza, acompanhada de sua amada.
    Engraçado é que a mãe da noiva do rebento, ligou para o seu irmão que é vereador e disse: Olha tú não vai dar com a lingua nos dentes, mas é verdade que eles estão indo viajar, não diz pra ninguem ouviu!!! O vereador que não tem papa na lingua disse: Minha irmã o povo já está sabendo, e me responda que diabos de máquinas são essas que o povo fala: um tal de W30, C20, R15…só pode de ser algum tipo de arma, ou tú sabe e está me escondendo alguma coisakkkkkkkkkk a irmã ficou calada, só murmurou: tú já tá com tuas coisas!

Deixe um comentário