Governo Municipal divulga lista dos beneficiados pelo Bolsa Estiagem em Codó

Defesa Civil Municipal

Dentre os benefícios emergenciais de enfrentamento a estiagem conseguidos pela prefeitura de Codó junto ao governo federal está o Bolsa Estiagem, auxílio financeiro pago aos agricultores familiares enquadrados nos critérios do benefício. Cada família beneficiada receberá o valor total de R$ 400,00, transferidos em cinco parcelas mensais de R$ 80,00. Dentre os critérios para o recebimento estão:

Residir em áreas declaradas e reconhecidas como Situação de Emergência.

Ser agricultor familiar com declaração de aptidão no Pronaf (DAP).

Possuir renda familiar mensal média de até 2 salários mínimos.

Estar cadastrado no Cadastro único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico).

Não ter aderido ao Programa Garantia Safra.

Veja a lista dos codoenses que receberão a primeira parcela do Bolsa Estiagem.

Para entender mais

A estiagem do primeiro semestre de 2012, que reduziu o volume das chuvas no leste maranhense em 80%, afetou 236 povoados da zona rural do município de Codó, prejudicando drasticamente a safra 2011/2012 e a vida dos trabalhadores rurais.

Estiagem

O governo municipal preparou um detalhado relatório e o enviou ao governo federal, informando os danos e prejuízos causados pela seca. De acordo com o documento, a mudança climática reduziu a oferta de produtos da agricultura familiar para os Programas de Alimentos, atingindo principalmente as lavouras de arroz, milho, feijão e mandioca. A prefeitura também encaminhou ofício pedindo o Reconhecimento Federal de Situação de Emergência, declarada no decreto municipal nº 3.905, de 04 de junho de 2012.

A Comissão de Defesa Civil do Município de Codó (COMDEC), em parceria com o governo federal, providenciou recursos e ações emergenciais para reduzir os impactos da maior estiagem dos últimos anos. As medidas abrangem a construção e recuperação de poços e cisternas, reforço da distribuição de água por carros-pipa, auxílio financeiro emergencial (Bolsa Estiagem), a antecipação de pagamentos do Programa Garantia-Safra entre outras.

De acordo com informações do Secretário de Agricultura e membro do COMDEC, José Cordeiro de Oliveira, logo após o reconhecimento da Situação de Emergência, um plano de trabalho foi traçado para atender as famílias atingidas pela seca. Aquisição de 295 caixas d’água, mais 6 carros-pipa, perfuração de poços e distribuição de alimentos são as ações que a COMDEC está realizando na zona rural.

Assessoria de Comunicação – Governo Municipal de Codó

2 comentários sobre “Governo Municipal divulga lista dos beneficiados pelo Bolsa Estiagem em Codó”

Deixe uma resposta