Guardas não podem multar em Codó se você estacionar errado

A notícia é boa para quem gosta de cometer infrações no trânsito de Codó e péssima para quem gostaria de vê-lo do jeito que preconiza o CTB (Código de Trânsito Brasileiro).

Hoje você pode estacionar onde quiser sem ter que pagar multa. Em síntese, seu ato vai ser moralmente reprovável, ilegal, mas não poderá ser punido. Tudo porque a Prefeitura, por meio do Departamento Municipal de Trânsito, nunca mandou confeccionar o bloco de notificações próprio para o uso dos agentes em casos de multas de competência do município.

O blog do Acélio ouviu o agente de trânsito, Antonio Ferreira sobre o assunto, que confirmou o problema.

“Porque as de estacionamento elas são exclusivas do município, ou seja, é uma infração que o município deve ter total controle sobre aplicação, arrecadação. Infelizmente os agentes de trânsito de Codó não tão tendo ainda o bloco do município para autuar este infrator estacionado em local proibido”, disse

9 ANOS SEM COMPROMISSO

A atual administração é só mais uma entre as que já estiveram no poder ao longo dos últimos 9 anos em Codó que não deram a mínima para a lei federal que disciplina o trânsito em todo o país.

“Na verdade ainda nunca aconteceu. Com 9 anos de departamento (DMTRANS) o bloco nunca foi confeccionado. Nunca foi dado ao agente de trânsito de notificar por estacionamento irregular aqui no município de Codó, isso há 9 anos”, afirmou Ferreira que voltou a ser incisivo quanto ao problema, resumindo-o de forma muito clara.

“O bloco que temos é do Estado, porém a multa por estacionamento é do município e o bloco é do Estado”, concluiu

14 comentários sobre “Guardas não podem multar em Codó se você estacionar errado”

    1. Pelo que sei os guardas municipais de Codó são concursados e não precisam ter vínculo politico com nenhum vereador. Acho inclusive que alguns deles nem votam em Codó por terem vindo de outro municipio prestar concurso aqui e, sendo aprovados foram nomeados após o curso de formação. Sendo assim nenhum deles é “amigo” de políticos ou filiado a partidos, eles simplesmente prestam serviço pela sociedade codoense. Na verdade as pessoas confundem os agentes de transito com a Guarda Municipal. É só ver quem está fazendo a segurança e a organização em eventos do municipio como jogos, festejos, carnaval etc… Os guardas municipais usam fardamento azul.

  1. Justiça seja feita! Comentar as falhas tudo bem, pois elas existem e SEMPRE vão existir seja em que governo for. Agora dizer que esse governo não deu A MÍNIMA para o transito na nossa cidade, já é demais. Diga então qual foi o governo que trabalhou mais pelo transito do que o atual? A sinalização está feita, campanhas educativas,o transito no centro foi organizado, etc.. Se a população contribuísse a situação estaria bem melhor, mas vai da consciencia de cada um.

  2. a verdade é que se não fiscalizar e punir as pessoas não obedecem mesmo,não existi essa de conciencia, a gente ver é que o governo começou ate bem, mais abandonou a campanha do transito,não se ver mais fiscalização nas ruas como era sera porque? o transito aqui é bagunçado e hoje a culpa é sim da prefeitura que não colaca seus agentes para fiscalizar e punir os infratores, olha as mortes que estão acontecendo.

  3. eu concordo que meta multas mesmo, só assim vai ajeitar o nosso transito quando mexer no bolso, quantos as mortes que estão acontecendo não é falta de sinalização, muitos estão de motos e carros e nunca entraram nuna auto escola, não sabem nada de sinalização.

  4. Aldo, vc ta de brincadeira ne?
    Do jeito que vc fala, até parece que está às mil maravilhas… hihihihi
    Transito organizado no centro? kkkkkk
    aquela mudança que fizeram alí em frente ao BB é de dar tristeza… inutilizaram metade da via em frete ao BB por nada… brincadeira… o mesmo acontece na avenida ao lado da estação: desnecessariamente virou mão-única naquele trecho, quando todo o restante da avenida é mao-dupla.

    E o que dizer dos estacionamentos nas ruas do centro? ficou bem legal a sinalização horizontal para estacionamento de moto e estacionamento para carro!!!! Mas quem respeita? Quando preciso estacionar meu carro naquelas ruas do centro e vejo os estacionamentos destinados a carros cheio de motos estacionadas, dá vontade de empurrar as motos e deicha-las no meio da rua!!!! hihihihih

    Mas o mais legal mesmo é ficar a noite durante uns 15 min observando o trãnsito na Augusto teixeira ou Santos Dumont: ai vamos ver o quanto nosso trânsito está organizado, como vc diz, Aldo.

    Tem que fazer é igual ao zulu falou ai acima: meter a multa mesmo!! kkkkkkkkk

    Tudo bem que sempre averão falhas mesmo, como vc falou, mas deixar de aplicar multas por que não se tem um bloco do multas confeccionado? kkkkk essa é de doer!!!

    1. Bom, anti-social, parece que houve um erro de interpretação, pois eu NAO FALEI que estava as mil maravilhas. Falei que foi feita uma campanha e que agora tem uma SINALIZAÇAO BEM FEITA. falei que o transito DO CENTRO estava organizado. E está sim.
      Agora o problema é que estamos acostumados com a bagunça. O cara vê a placa a meio metro do seu nariz e faz o contrario. Nao to dizendo que nao é pra multar. É claro que é. Se ta faltando papel é um erro, mas que os proprios guardas poderiam ja ter se mobilizado pra resolver (coisa qie eu duvido muito).
      Outro grande problema é a politicagem. Basta querer-se botar moral que logo vêm os abutres da politica fazer discurso bonito em TVs e na Camara municipal, incitando a população a praticar o ilícito.
      Por fim, apenas critiquei o texto que diz que NAO FOI DADO A MINIMA, pois vc mesmo há de concordar: nenhum governo havia dado a cara a tapa com medidas impopulares como esta, e o governo atual o fez.

      1. Olá Aldo,
        bom… acho que eu não me expressei direito…
        na verdade, eu não quiz dizer que vc tenha dito que o trânsito está às mil maravilhas. O que eu quiz dizer é que seu comentário me causou esta impressão… é diferente…
        Que bom que vc acha que o trânsito lá no centro está organizando… mas EU ainda acho que não está (minha opinião apenas)… Não adianta ter uma sinalização adequada se não se pode sequer punir os infratores (ainda mais por um motivo tão absurdo como esse….).
        Mas concordo plenamente com vc sobre a influência da politicagem sobre essa questão. Realmente isso é uma tristeza para nossa cidade…
        Paz!

  5. COM ESSA BRINCADERIA DE TROCAR D PRESIDENTE COMO TROCAM DE ROUPAS,
    COMO FICA O CONCURSO DA CÂMARA?

    QUEREMOS O CONCURSO!!!
    QUEREMOS O CONCURSO!!!
    QUEREMOS O CONCURSO!!!
    QUEREMOS O CONCURSO!!!
    QUEREMOS O CONCURSO!!!
    QUEREMOS O CONCURSO!!!
    QUEREMOS O CONCURSO!!!

  6. Mas será que sabem Orientar?
    pra estão servindo em Codó, não consigo entender..Até os bancos da praça da prefeitura tem mais utilidades que esse guardas, eles fica parados iguais, mas nos bancos eu posso sentar…

    1. Querido, os Guardas Municipais de Codó não ficam na praça, eles tem a sua sede e fazem rondas nas repartições públicas com o intuito de promeover a segurança dos locais e do patrimônio público como reza § 8º do Art. 144 da Constituição Federal:”Os municípios poderão constituir guardas municipais destinadas à proteção de seus bens, serviços e instalações, conforme dispuser a lei”. Então antes de confundir as coisas entenda, existe uma grande diferença de atribuições entre a Guarda Municipal e o DMTRANS, que é o orgão municipal responsável somente pela fiscalização do trânsito. Eles não são guardas municipais e sim agentes de trânsito. Outra diferença é do fardamento, a Guarda Municipal usa fardamento Azul-marinho diferente dos agentes de trânsito.
      Espero ter sido claro.

  7. As pessoas teimam em confundir agentes de trânsito com guardas municipais. São instituições formadas juntas, mas com atribuições diferentes. É só observar um pouquinho que encontrarão enúmeras diferenças, começando pelo fardamento.

Deixe um comentário