O ousado projeto que está tornando possível a maior reforma já vista na história da saúde de Codó, na verdade, não começou em 2013. A idéia da reformulação total do HGM e demais unidades de saúde do município de Codó teve seu embrião logo no primeiro ano da gestão inicial do Prefeito Zito Rolim.

Depois de receber a saúde em péssimo estado em 2009, a administração Zito Rolim arrumou a casa e elaborou um plano diretor, contando com o árduo trabalho das secretarias de obras e da de saúde em 2010. Os primeiros resultados começaram aparecer nos anos subseqüentes, com a reforma e modernização do laboratório do hospital, assim como a aquisição de novos equipamentos de análise. Outra inauguração bem vinda no ano de 2011 foi a reforma e ampliação do setor de nutrição do HGM.
No mesmo período, o governo construiu, reformou a ampliou unidades de saúde em diversas localidades do município. Mas os avanços da saúde no primeiro mandato de Zito Rolim eram apenas o presságio das grandes transformações que revolucionarão a saúde do município a partir de 2013.
De acordo com o Secretário Municipal de Saúde, Dr. Cláudio Paz, o novo HGM se tornará o maior hospital da região, totalizando 136 leitos. Número superior ao Socorrão de São Luis, que conta com 110 vagas atualmente. A construção de mais 24 leitos de enfermaria e dois apartamentos individuais levará muito mais conforto aos pacientes e estará a disposição para a obstetrícia e maternidade.
A reforma e ampliação do centro cirúrgico, consultórios e áreas de recepção do hospital trarão uma nova dinâmica ao HGM. O Centro de Parto Normal, com berçário equipado, será o primeiro a ser construído no Maranhão, servindo as gestantes com mais qualidade e atendimento humanizado. A ortopedia, que será coordenada pelo Dr. Jordano, de Teresina, contará com mais cinco especialistas atendendo 24 horas e terá recepção própria.
A nova central de marcação do ambulatório terá área climatizada, onde pacientes aguardarão as consultas com muito mais conforto. Com recursos próprios, o município também se encarregará da construção de uma nova entrada para a urgência e emergência, adaptada a altura das novas ambulâncias.
A troca de ultrapassados pisos e dos azulejos das paredes por novo pavimento e revestimento hospitalar dará ao HGM o padrão exigido, há muito tempo, pela vigilância sanitária. Recuperação, restauração e pintura de toda a mobília e melhoria dos equipamentos estão incluídas no projeto.
Dentre as novidades que ainda não entraram em operação estão: O Centro de Hemodiálise, que ainda aguarda por vistoria, credenciamento e legalização para ser autorizado a entrar em funcionamento; Centro de Cirurgia Pediátrica (único na região) e a tão esperada UTI de Codó, com 10 leitos adultos e 10 infantis. A previsão da Secretaria Municipal de saúde é que a UTI de Codó entre em funcionamento até o fim deste ano.
Raphael Fernandes
Assessoria de Comunicação – Governo Municipal de Codó
6 Respostas
POde ter? Então pode ser que não.
Prefeitos faturam com Minha Casa Minha Vida
Maranhão 27-03-2013 às 18:37
É uma esculhambação o programa federal Minha Casa Minha Vida no Maranhão. Beneficia financeiramente apenas uns. Na maioria das construções das unidades residenciais a obra é entregue incompleta. E com materiais de péssima qualidade.
Sem contar que nos casos em que a indicação de construtoras é feita por prefeituras e o prazo de entrega se elastece, o jeitinho brasileiro no acordo impera e os acordados faturam, principalmente os gestores.
Aqui no Maranhão não existe nenhuma fiscalização sobre a questão. O Governo Federal joga o dinheiro de um bom programa no ralo. As reclamações são inúmeras, mas as providências não existem
Na região dos Cocais só ganha as obras um irmão do ex-prefeito de Caxias, Humberto Coutinho, que é dono de uma construtora. Aqui mesmo em São Luís duas construtoras detém as indicações disfarçadas de licitações pela Caixa Econômica Federal.
Exala podridão nos contratos para execução do programa Minha Casa Minha Vida em nosso Estado.
Blog Luis cardoso
Verificando..nas entrelinhas o conteúdo da reportagem e analisando o que dizem e como agem os comandados de zito rolim, não dá para acreditar nessa matéria.
A revolução na saúde propalada pelo governo municipal não se sustenta diante do caos e das falhas cometidas na administração da saúde do Município de Codó. Esse é um fato que é publico e notório que todos sabem.
De que adianta ter os prédios reformados se o atendimento é precário, faltam remédios e até um simples soro, e não se faz um simples exames de fezes ou urina com comodidade(tem-se que estar de madrugada na fila do CAm e HGM).
As filas de atendimento nos postos de saúde são intermináveis e o atendimento a população é cada vez pior. Seria mais benéfico se se buscasse humanizar e melhorar o atendimento e não vissem as pessoas como simples números.
Ei oposição, continuem a jogar pedras que nós estamos construindo a todo vapor, não é Zito?
Vamos construindo Zito, o Maranhão te espera.
Ora e o tal Centro de Hemodiálise não é aquele lá no Dallas?
Que enganar o povo?
Lá é uma clínica PARTICULAR, que não sei porque foi o Cláudio Paz que escolheu o terreno e tinha em Codó pessoas procurando ãoo terreno para una tais médicos de Caxias(proprietários) a pedido do Cláudio Paz.
Lá NÃO É e JAMAIS SERÁ uma obra pública. Olha o povo NÃO é besta
Realmente lá no dalas a construção de uma clínica para hemodiálise é da iniciativa privada.
Esse ass. de comunicação deve muito babão ou desinformado para escrever essa mentira, exceto se a obra da Clínica for do prefeito e não da prefeitura.