IAC planeja fazer regularização fundiária em Timbiras

Mesa do Semináro

Há 3 anos na rua do Arame, dona Maria de Jesus Chaves de Sousa construiu uma boa casa, mas a propriedade do terreno não é dela. Afirmou ao blogdoacelio que nem o antigo dono da área possuía escritura pública do imóvel e o que recebeu não ajuda muito.

“E A ESCRITURA DO TERRENO? Não tá comigo nas minhas mãos, se tem o dono não me entregou…A SRA. DISSE QUE NEM O CONHECE? Não conheço, eu já vi mas, tá entendendo…ELE TEM A ESCRITURA? Não sei”, respondeu

O Instituto de Apoio Comunitário estima que cerca de 90% dos imóveis urbanos de Timbiras estejam na mesma situação. Regularizar cerca de 5.000 deles é a meta mais urgente do IAC que quer propor à Prefeitura a regularização fundiária para estas pessoas num trabalho sequenciado que deve durar cerca de 4 meses.

Dentro desse programa, o primeiro momento é de sensibilização da comunidade e do poder público, sobre o problema.

AÇÃO PLANEJADA

Presentes

O plano inicial é mapear a cidade de forma que todos os imóveis façam parte de um cadastro municipal. Outros benefícios poderão vir desta ação como a elaboração de um novo plano diretor e a definição de áreas de risco.

No seminário sobre o assunto, que começou no prédio da Câmara e termina neste sábado, 30, o presidente do Instituto, Clodoaldo Monteles, explicou que, após ouvir a comunidade de cada bairro, encaminhará uma proposta de projeto de lei ao legislativo estabelecendo algumas normas de cunho local para esta regularização.

“A discussão com a comunidade ela resultará numa lei municipal que nós vamos apresentar à Câmara, esperamos que, como executivo participando como tem feito até então, esse processo ande dentro da Câmara e a gente possa ter, simultaneamente, o levantamento de todos os imóveis, através de um trabalho de georeferenciamento imobiliário que a gente propõe ao município”, explicou

Se tudo ocorrer tal qual como encontra-se planejado, dona Maria da Silva Santos vai poder realizar um desejo antigo no bairro Santarém.

“É só tenho um recibo, aí eu quero ter é a escritura mesmo da minha casa”, afirmou

Um comentário sobre “IAC planeja fazer regularização fundiária em Timbiras”

Deixe um comentário