Fale com Acélio

Observando os dados do censo IBGE 2010 muita coisa nos chama a atenção, algumas de forma inevitável.

Exemplo disso é o número de cidadãos da Princesa do Itapecuru que se interessam em estudar indo além do simples ensino médio e o de DESOCUPADOS, isso mesmo, este é o termo usado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística.

Ao ler os números seguintes, lembre-se sempre que temos 118.038 codoenses.

Quando o item é EDUCAÇÃO, nota-se, pelos dados, que a partir dos 18 anos de idade nós adoramos dá uma ‘fugidinha’ dos compromissos que envolvem livros e queimação de pestana. Entre 20 e 24 anos, idade super produtiva tida como o tempo da faculdade, só 2.350 pessoas declararam que estavam frequentando escola.

De 25 a 29 anos – só 1.251 pessoas

De 30 a 39 anos – 1.475

De 40 a 49 anos – apenas 658 codoenses disseram ainda  estudar

De 50 a 59 anos – 405 afirmaram ao censo frequentar escola

Aos 60 anos – 195 codoenses declaram ao IBGE ainda estar frequentando escola.

……………………………….

O Instituto registrou que nada menos que 52.461 codoenses NÃO FREQUENTAVAM, na época do censo, NENHUMA SALA DE AULA, embora tivessem afirmado que, em algum momento de suas vidas, pisaram numa escola.

É gente demais sem estudar.

………………………………..

VAI TER MESTRE, MAS NÃO TEM DOUTOR

A turma cursando ensino superior também é bem ralinha, se comparada com nossa população total. 732 declararam que estavam cursando graduação superior em universidade pública e 1.069 em faculdade particular.

Se este número já é pequeno imagine o daqueles que vão além da graduação. Vejamos. Segundo censo do IBGE,  apenas  87 pessoas disseram estarem cursando especialização (pós-graduação) em ensino público,  e 86 por meio do ensino particular.

Chocante – apenas 22 codoenses disseram estar fazendo mestrado. Nenhum de nós disse aos recenseadores estar fazendo DOUTORADO.

…………………………………

No último censo, o IBGE classificou como PESSOAS DE 10 ANOS OU MAIS NÃO OCUPADAS  nada menos que  52.508 codoenses, destes 32.254 são mulheres.

Resumindo – se tivesse oferta de vagas para esse povo todo e este povo todo tivesse interesse, nossa Codó seria outra e nossos políticos também porque gente que estuda é gente que pensa e gente que pensa não vota em político que adora essa situação, no mínimo, DESGRAÇADA.

18 Respostas

  1. E QUANDO TEM UM CONCURSO TEM GENTE QUE DIZ QUE NÃO É DADA OPORTUNIDADE AOS CODOENSES,E QUE APENAS OS DE TERESINA PASSAM NOS CONCURSOS AQUI E BLABLABLA…CARA AQUI TEM ÓTIMOS CENTROS DE ENSINO.INICIEI UM CURSO NO CETECMA E PASSADO 5 DIAS MUITOS JÁ TINHA DESISTIDO,LA EM TERESINA UMA ESCOLA COMO ESSA PERTINHO DE CASA É DIFÍCIL E CONCORRIDA.AQUI O PESSOAL NÃO GOSTA DE ESTUDAR MESMO!FIZ UMA PROVA DO VESTIBULAR A ALGUM TEMPO SEM ESTUDAR E PASSEI ENTRE OS DEZ PORQUE NÃO HAVIA CONCORRÊNCIA. NUNCA QUE EM OUTRO LUGAR ONDE A TURMA ESTUDA EU HAVERIA SIDO CLASSIFICADO.POLITICO AMA POVO BURRO; É UMA MÃO-DE-OBRA BARATA E QUE DA PRA BALANÇAR UMA BANDEIRA POR 100,00 POR MÊS. ISSO É HILARIO, MAS É TRISTE!!!!
    ESTUDA MEU POVO DE CODÓ!

  2. CREIO NECESSARIO OBSERVAR:

    QUANTAS ESCOLAS MUNICIPAIS EXISTE EM CODÓ?
    QUANTAS ESCOLAS ESTADUAIS DE II GRAU?
    QUANTAS UNIVERSIDADES, FACULDADES?
    EXISTEM INCENTIVOS – CULTURA PARA UMA ESCOLARIZAÇÃO?
    EXISTEM MOTIVOS PARA AQUELES QUE Ñ QUEREM SAIR DA CIDADE E OPORTUNIDADES?

    RESPONDENDO ESTAS QUESTÕES PODEMOS COMPREENDER A CAUSA….
    BESOS

  3. E por isso que o povim vive debaixo de taca e sendo pisoteado pelos poderosos de plantão, que não têm nenhum interesse em mudar o status quo. Para eles, quanto pior melhor. Povo esclarecido é o escambau!

  4. Esse é mais um motivo para políticos, sociedade organizada e interessados, se unirem , a fim de exigir da UFMA, UEMA e IFMA, ampliarem o número de Curso Superior, pois a Princesa do Itapecuru com 119079 habitantes (censo de 2012), não merece esse descaso.

  5. QUANTO AO MESTRADO E DOUTORADO O GOVERNO FEDERAL É QUEM DEVERIA TER VERGONHA E ABRIR OS CURSOS GRATUITAMENTE, POIS ONDE É QUE O SALÁRIO DE PROFESSOR VAI DAR DE PAGAR UM DOUTORADO??? SÓ SE A PESSOA VIVER SÓ E NÃO TER FILHOS, ESPOSAS, PARA SUSTENTAR SEM FALAR NOS ALTOS PREÇOS DE TUDO E NOS GASTOS COM SAÚDE UMA VEZ QUE O SUS NÃO ESTÁ NA UTI POR MOTIVO DE NÃO HAVER VAGAS.

    1. Caro Gilberto,

      na verdade, o Governo Federal oferece cursos de Mestrado e Doutorado gratuitamente. E mais: um candidato a uma vaga de Mestrado ou Doutorado em uma universidade federal pode até concorrer a bolsas de estudo, ou seja, vc é remunerado para estudar (nesse caso, o principal requisito é a dedicação exclusiva).
      Esta é justamente minha situação atual. Sou cidadão codoense e atualmente faço doutorado em eng. elétrica aqui na UFMA em SLZ. Com a bolsa de estudo que recebo, mantenho a mim e a minha esposa aqui. Não é uma vida fácil, mas é possível…

  6. Pra quem se diz, preocupado demais com o futuro daqueles que querem algo na vida, o governo escolheu um excelente meio de relatar isso, e de reforçar, ou desmoralizar, seja lá qual tenha sido a intenção, ao escolher esse termo para caracterizar os codoenses. Tendo em vista que realmente os número são preocupantes, devido a quantidade de habitantes aqui existente, tendo tão poucos interessados em estudos. Mas se esse mesmo governo que se preocupa tanto em divulgar esses dados tão pouco plausível, não atuam realmente como devem, ao invés de somente demonstrar dado e estatísticas de algo que é notável. Que tipo de atitude eles têm tomado em relação á isso? Eles estariam mesmo realmente preocupados com o sistema educacional de uma cidadezinha do interior do Maranhão? São essas e outras questões que devem ser questionadas por nós, meus caros. O governo não faz nenhuma caridade, ou qualquer ação que seja em benefício do capitalismo. E as medidas em relação a esse índice, cadê? E o que nos resta e sabermos que medidas cabíveis eles iriam tomar diante desses dados, que para eles pareceram tão lastimável. E o que resta, é aguardamos e ver se esse governos tão interessado em atuar, vai mover algo para ver essa situação mudar, pois com toda certeza, essa lastimável realidade não se encontra somente em nossa cidade.

  7. Essa pesquisa só veio constata o que a muito tempo já se sabia. EM 2003 sai de Codó e fui estudar em Caxias pra cursar universidade publica. Naquele tempo Codó já tinha ifma e ufma, no entanto, não existia ainda nenhum curso superior.

    Hoje a Ufma já dispõe de dois cursos, o Ifma tem 5 e a Uema tem 1, além de algumas faculdades com cursos semi presenciais e alguns cursos a distância como os oferecidos pela Uemanet ou a UAB.

    Enquanto Caxias já dispõe dos cursos de medicina, engenharia civil e direito, cursos frequentados pela elite codoense ou por alguns afortunados do Prouni. A grande maioria dos estudantes codoenses vivem em um nivel de alienacao tao grande que se conformama com um simples ensino médio e um emprego com 1 ou 1/2 salário por mês.

    Pelo que se ver o plano dos eternos políticos de manter o povo sempre felizes, mesmo sem ter nada de novo está se concretizando com muito êxito.

    Só a educação muda um povo, só o povo muda os políticos.

  8. Mas como dizia o velho Raul ” É sempre mais fácil achar que a culpa é dos outros”, mas as vezes será que a culpa é dos políticos ou do povo “nossa”, o que me faz imaginar que tudo está muito bom e indo sempre muito bem, pois imaginemos o seguinte vivemos reclamando de politica mas em época de campanha o povo se mata por esses que não querem mais nada do que usa-los e depois descarta-los, o que me deixa muito triste, pois mesmo assim ainda não aprendemos sequer a votar.
    Codó com toda sua grandiosidade não apresenta para seus jovens nenhum lazer a não ser a entrada franca das portas de bares. reclamar o que né! E pra que ! se a grana da pra entrar, cadê as manifestações culturais ah! já ia me esquecendo temos sim “Fruta Nativa” que afinal de contas pode-se faltar tudo em Codó menos a Fruta (nada contra a banda ou coisa do tipo), E olhem que Codó é a “Cidade de DEUS”, quanta barbaridade com a cidade do todo poderoso.
    A mudança nesse caso tem que partir da gente a transformação é nossa assim como a permissão da continuação dessa situação ou senão nos restará somente a piedade de DEUS.

  9. ESTUDAR PRA QUE SE JÁ TEM TELEXFREE NO MERCADO E VC PODE GANHAR DINHEIRO MESMO SENDO ANALFABETO. ESCOLA QUE NADA SOLUÇÃO PARA OS SEUS PROBLEMAS É TELEXFREE.

  10. O pior é que nem Curso Técnico o pessoal esta interessado em fazer, a UEMA tem um monte de graça, outro dia uma empresa da área que eu trabalho estava precisando de mão de obra técnica da região, era umas 10 vagas, indiquei o SINE da cidade, mesmo assim foi difícil encontrar candidatos que preenchessem os requisitos mínimos. Eu fiz um curso técnico oferecido pela antiga Agro técnica hoje IFMA e já trabalhei 02 anos fora do Brasil, hoje estou no projeto da OGX-MPX em uma empresa multinacional e fazendo curso Superior em Gestão Ambiental em uma Universidade particular e ainda tenho esposa, filhos para sustentar, e contas para pagar todo mês e nem por isso vou deixar de terminar meu curso e logo depois irei fazer minha pós. Conheço o professor Aciel, conheci ele no Tiro de Guerra, comprou uma maquininha fotográfica, para tirar fotos e pagar suas despesas para ir para Caxias hoje também conseguiu vencer e não parou de estudar. Não custa nada esse pessoal estudar um pouco, pois, quando o trio elétrico toca na avenida todos sabem sair pulando e dançando atrás.
    Festa todo mundo vai, estudar que é bom a maioria não quer……..

  11. Fiquei triste com a maneira que o IBGE, se dirigiu ao”povo” codoense chamando de DESOCUPADOS.
    Nasci em Codó estudei no Luzenir Matta Roma, mas lembro que pra cursar nível Superior tínhamos que sair p outra localidade Ex: Caxias, Teresina, São Luis etc. O que poucos podiam fazer devido a situação financeira, e esse foi meu caso. Acredito que com muitos ou quem sabe milhares aconteceu o mesmo.Hoje sou Assistente Social e digo com propriedade, Tudo isso é o reflexo do descaso dos governantes, que olharam sempre p seu próprio umbigo. Quantos anos tem Codó? A renda da população Serviço Publico municipal e alguns cargos estaduais, FC Oliveira, falo de assalariados. Só nesse ultimo ano ao que me parece o Monopólio da Associação do Comercio,acabou. Permitiram a entrada de Novos comércios,e com isso surgiu novas chances de empregos, então Codó começa a ter uma nova roupagem.
    Que haja uma politica publica urgente,trabalhos de divulgação, programas de isentivo principalmente p jovens e adolescentes,projetos sociais ou seja cursos de capacitação para os pais que não estudaram para que os mesmos sejam incentivadores dos seus filhos.É fácil julgar o difícil é ajudar. Desejo e oro a Deus pra que Codó tenha uma nova história,
    que a nossa Princesinha do Itapicuru se torne a Rainha não só do Itapicuru mas do Nordeste.Deus abençoe e de discernimento e coloque no coração de cada governante amor ao próximo.

  12. Já cursei o ensino médio a mais de 10 anos, e nem por isso deixei de estudar recentemente, passei no curso de administração da UEMA, agora dizer que Codó não dá oportunidade de estudar é só balela, vamos fazer uma comparação simples, fim do dia, no posto tem 03 ônibus lotado de alunos pra seguir rumo a Caxias, mais ou menos 120 estudantes, fim de semana Juca Fruta Nativa ou Relikia mais ou menos 1000 pessoas prontos pro rala bucho e tomar aquela cerveja com uma gata, ai fica a pergunta . Qual o que vale mais apenas.

  13. ISSO NÃO É NOVIDADE ACÉLIO, POIS A MAIORIA DOS CODOENSES GOSTA MESMO É DE FARRA, ANDAR DE MOTO PRA CIMA E PARA BAIXO, AS ADOLESCENTES ENGRAVIDANDO CADA DIA MAIS JOVENS. SÓ QUE A POLITICA DO MUNICÍPIO CONTRIBUIU TAMBÉM PARA ISSO SABE COMO: ENQUANTO AS PESSOAS SE MATAM PARA ESTUDAR, OS POLÍTICOS PREENCHE OS CARGOS COM QUEM ELES QUEREM E NÃO POR CAPACIDADE, ISSO LEVA A UMA FALTA DE CREDIBILIDADE, NOS ÚLTIMOS ANOS ATÉ QUE MUDOU UM POUQUINHO COM ALGUNS CONCURSOS, MAS DURANTE MUITO TEMPO PARA SE CONSEGUIR ALGO TINHA QUE DORMIR NA FRENTE DA CASA DE POLÍTICOS CODOENSES, ANDAR SE RASTEJANDO ATRÁS DOS MESMOS E PARTICIPAR DE SUAS FALCATRUAS, QUANDO VEIO OS CONCURSOS QUE DEMITIRAM MAIS 1.500 PESSOAS AÍ A COBRA FUMOU, ATÉ ADMIRO A CORAGEM DESSE PREFEITO TER FEITO ISSO PRA TENTAR MUDAR ESSA POLÍTICA, AÍ VEIO O PIOR NINGUÉM PREPARADO, ENTÃO PESSOAS DE CIDADES VIZINHAS OCUPARAM NOSSA CODÓ PQ SE QUALIFICARAM, AUMENTANDO ASSIM A REDE HOTELEIRA E OS ALUGUEIS. AGORA TIRAR ESSE PESSOAL DAQUI TÁ DIFICIL HEIN.

  14. Estudar não é fácil muito menos bom.. em 2009 passei num vestibular de Biologia e passei anos indo e vindo de Caxias para Codó, muitos me incentivaram a desistir e poucos me deram força para continuar.. Se Codó em 2009 tivesse UEMA , teria sido menos difícil… mas foram 9 semestres de muito estudo para uma graduação e o que me tornei? Professora de BIOLOGIA. Eu amo, mas ainda ouvi: grande coisa, é professora.. quem me criticava só queria saber de ultrassom. Foram mais 1 ano e 8 meses em pós graduação já em Codó.. Ótimo agora professora e Gestora Ambiental.. Será que as críticas e os deboches pararam..??? Que nada.. De que serve um ambientalista em Codo? uma cidade que os impactos ambientais são autorizados e apoiados por quem tem obrigação de impedi-los?? Novas oportunidades para estudar foram surgindo, cursos Técnicos oferecidos Pela Universidade Estadual do Maranhão de graça, forma de ingresso:Vestibular. Pronto já assustou a galera que não pode faltar no Fruta Nativa, mas lá fui eu e hoje curso Controle Ambiental…
    Será que gosto de estudar??
    Pode ser que sim.. mas se tudo é hoje é difícil pra quem estuda.. experimente não estudar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

PUBLICIDADES