Idoneidade – Reinaldo Zaidan, um exemplo a ser seguido

Reinaldo Zaidan

Estive na manhã desta quarta-feira, 30, com o ex-prefeito, Reinaldo Zaidan. A intenção era entrevista-lo para uma reportagem de TV sobre sua ideia de criar, na época de seu governo, os cartões postais da cidade.

Mas em meio à conversa que antecede a gravação, acabamos por conhecer um pouco do administrador Reinaldo, na Prefeitura de Codó entre os anos de 1981 à 1982/83. Sua idoneidade moral e satisfação em falar da forma como conduziu o erário, deveras, impressionou-me.

COMPROMISSO COM O ERÁRIO

Citando um exemplo, seu Reinaldo disse que durante os dois anos à frente do governo municipal usou 1 só vez um veículo oficial para atividades pessoais. Conta que precisou buscar um parente em Teresina, com problemas de saúde.

O que disse sem seguida completou minha admiração. Ele garantiu que foi até o proprietário do Posto, seu Duailibe, e fez questão de pagar o combustível do próprio bolso para não onerar os cofres públicos.

“Eu fiz questão, chamei ele e paguei porque eu acho que se você pode por que usar o que não é seu?” questionou o ex-prefeito

Reinaldo Zaidan deixou-me transparecer que gosta do resultado de como tratou o dinheiro do povo. Hoje goza de uma imagem respeitada como ex-prefeito.

“Hoje eu tenho orgulho de ser tratado como um homem sério, que não tem a imagem suja pela corrupção, eu me orgulho disso”, concluiu com ar de satisfação

Quantos hoje agiriam da mesma maneira?

11 comentários sobre “Idoneidade – Reinaldo Zaidan, um exemplo a ser seguido”

  1. O SR REINAL ZAIDAM SIM E UM HUMEM DE CARATER E DIGNO DE SER CHAMADO DE HOMEM DE CARATER QUANDO PREFEITO FOI O QUE MAIS TEVE FOI CONPETENCIA COM A NOSA CIDADE.
    ESSE TAL PREFEITO QUE ESTA AI A UZAR NOSSO DINHEIRO EM BENEFICIO PROPIO E DE SUA CAMBADA DE CORRUPTOS QUE O ACOMPANHA.
    SORTE DELE E O POVO CODEENSE SER UM POVO PACATO, POS SE FOSE PORMIM JA TERIA BOTADO ESSA CORJA DE L….. PARA CORRER DA NOSSO CIDADE.
    FORA CAMBADA DE LADRÕES.

  2. O SR REINAL ZAIDAM SIM E UM HUMEM DE CARATER E DIGNO DE SER CHAMADO DE HOMEM DE CARATER QUANDO PREFEITO FOI O QUE MAIS TEVE FOI CONPETENCIA COM A NOSA CIDADE.
    ESSE TAL PREFEITO QUE ESTA AI A UZAR NOSSO DINHEIRO EM BENEFICIO PROPIO E DE SUA CAMBADA DE CORRUPTOS QUE O ACOMPANHA.
    SORTE DELE E O POVO CODEENSE SER UM POVO PACATO, POS SE FOSE PORMIM JA TERIA BOTADO ESSA CORJA DE L….. PARA CORRER DA NOSSO CIDADE.
    FORA CAMBADA DE LDS.

  3. SR REINAL ZAIDAM,SOBRENOME DIGNON DE UM HOMEM DE CARETER,ATITUDE DIGNO DE SER CHAMADO DE HOMEM PUBLICO.

    ANTONIO ZAIDAM, O CONTRARIO SE PODER DISER QUE E HOMEN, CORRUPTO, SEM CARETER, SEM ATITUDE DIGNO DE SER CHAMADO DE PILANTRA.

    AINDA BEM QUE SEU REINAL NÃO TEM PARENTESCO NENHUM COM ESSE COVARDE, SEM CARATER, PILANTRA.LDRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRR

  4. QUATRO MUNICÍPIO DO MARANHÃO E MAIS A ASSEMBLÉIA lEGISLATIVA ESTÃO SEM O PORTAL DA TRANSPARENCIA.

    Quando for verificar quais os municípios do Maranhão que têm população acima de 100 mil habitantes que não disponibilizam, em tempo real, as informações detalhadas sobre a execução orçamentária e financeira em meios eletrônicos, a Advocacia-Geral da União vai encontrar quatros cidades que não atendem aos procedimentos legais.

    São eles: Imperatriz, Timon, Caxias e Codó. Nenhuma dessas cidades usam o Portal da Transparência para que a população possa saber como estão sendo aplicados os recursos públicos.

    Além disso, a Assembléia Legislativa permanece há dois meses cometendo a irregularidade condenada por norma legal.

    Desde que assumiu em primeiro de fevereiro, a nova Mesa Diretora do Legislativo maranhense tirou do ar o Portal da Transparência, por onde se acessava e olhava como os recursos são gastos.

    Na Assembléia o portal foi inaugurado na gestão do então presidente Marcelo Tavares e ficou no ar até o último dia de sua administração.

    A Mesa Diretora nada responde oficialmente sobre a questão, mas hoje o blog foi informado que por problemas técnicos o portal ficou fora do ar. Mas lá se vão dois meses.

    Quanto as prefeituras irregulares, elas serão notificadas para um Termo de Ajustamento de Conduta. Se persitirem na ilegalidade, a AGU oficiará aos ministérios para que os recursos não sejam repassados aos municípios.

    Já em relação a Assembléia Legislativa, caberá ao Ministério Público denunciar a omissão do poder e cobrar da justiça a adoção de medidas cabíveis.

  5. Fernando Oliveira / Bárbara Nogueira
    AGU

    A Advocacia-Geral da União (AGU) instaurou Procedimento Prévio de Coleta de Informação (PPCI) para verificar se os municípios maranhenses com mais de 100 mil habitantes têm cumprido as determinações da Lei Complementar nº 131/2009. A norma determina que o poder público deve disponibilizar, em tempo real, as informações detalhadas sobre a execução orçamentária e financeira em meios eletrônicos de acesso público.

    O PPCI foi elaborado pelo advogado da União Ivo Lopes Miranda, que atua na Divisão de Patrimônio Público e Probidade Administrativa da Procuradoria da União no Maranhão (PU/MA). “A materialização dos preceitos contidos no aludido mandamento legal é essencial para o controle social dos gastos públicos, podendo contribuir significativamente para que o dinheiro seja efetivamente utilizado na consecução de finalidades públicas”, afirma Ivo Miranda.

    A Lei Complementar nº 131/2009 estabeleceu prazos para que a União, estados, Distrito Federal e municípios se adéquem à legislação, sendo que para os municípios com mais de 100 mil habitantes o marco inicial foi a partir de 27 de maio de 2010.

    A Procuradoria enviou oficiou à unidade da Controladoria-Geral da União (CGU) no Maranhão solicitando informações no sentido de verificar se os portais da transparência já criados são compatíveis com o previsto pela legislação. Os municípios que não se adequarem serão orientados a fazê-lo, podendo ser celebrado Termo de Ajustamento de Conduta com a AGU. Caso seja mantida a omissão, todos os Ministérios serão comunicados para não efetuarem transferências voluntárias de verbas federais, conforme estabelece o inciso I do parágrafo 3º do artigo 23 da Lei de Responsabilidade Fiscal.

    A PU-MA é uma unidade da Procuradoria-Geral da União, órgão da AGU.

  6. Na epoca que o Sr Reinaldo foi prefeito eu tinha apenas 15 anos, mais já tinha interesse pela politica, já sabia distinguir os bons frutos colhidos pelo então prefeito Dr. José Anselmo e Reinaldo Zaidan, que até hoje temos na lembraça de todos os codoenses, como homem serio íntegro e acima de tudo honesto. parabens Sr Reinaldo, infelismente hoje não temos como guardar na lembrança para as futuras gerações coisas boas de nossos governantes e sim coisas horriveis(corrupção, injurias, mau comportamento, etc).

  7. AMIGOS CODOENSES O SR.REINALDO ARAÚJO ZAIDAN, É UMA DAS MAIORES RESERVAS MORAIS DE CODÓ,SERIEDADE, COMPETENCIA E HONESTIDADE MARCARAM SUA PASSAGEM RÁPIDA PELA POLÍTICA CODOENSE.EU FUI SEU SECRETÁRIO DE SÁUDE E TENHO O PRIVILÉGIO DE TÊ-LO COMO AMIGO FIEL E UM ESPELHO DE HONESTIDADE NA VIDA PÚBLICA.QUISERA EU QUE TODOS OS ATUAIS POLÍTICOS DE NOSSA TERRA TIVESSE A HONRADEZ DO MEU GRANDE AMIGO REINALDO ZAIDAN.DEPOIS DO SEU MANDATO, QUE EU TIVE A HONRA DE PARTICIPAR,NUNCA MAIS A NOSSA QUERIDA CODÓ TEVE UMA ADMINISTRAÇÃO TÃO BRILHANTE , QUE NÃO PERSEGUIA NINGUÉM E RESPEITAVA E AJUDAVA A TODOS SEM DISTINÇÃO DE PARTIDOS POLITICOS. TENHO SAUDADES DAQUELES TEMPOS EM QUE UMA ORDEM OU CHEQUE DA PREFEITURA TINHA REALMENTE VALOR. O QUE FOI REALIZADO DE PROGRESSO EM DOIS ANOS EM CODÓ, NÃO MAIS CONSEGUIRAM REALIZAR EM DOIS MANDATOS DE QUATRO ANOS.PARABÉNS SR.REINALDO E PARABÉNS ACÉLIO PELA HOMENAGEM A ESSA FIGURA MAGNÂNIMA DA POLÍTICA CODOENSE.

  8. Reinaldo Araujo Zaidan,homem íntegro,merece muitas homenagens,não tão
    sòmente nos portais,os meios eletrônicos,mas,manifestações populares,
    patrocinadas pela sociedade em geral.Os jovens,precisam conhecer as
    reais e boas personalidades da nossa história,por isso,sempre comentei
    da necessidade de uma galeria,que mostrasse os grandes feitos daqueles
    que fizeram os alicerces do nosso Codó.Reinaldo,meu amigo particular,
    os saudosos,Dona Carmita Lago,Dona Maria Alice Machado,Moisés Reis, o
    querido Remy Archer e seu irmão Renato Archer e outros,que me falham
    na memória.No entanto,mesmo com essa falha, não poderia esquecer de
    citar o grande,o capaz e honesto político e médico Dr.José Anselmo dos
    Reis Freitas.Reinaldo Araujo Zaidan,sei da sua simplicidade,o orgulho
    não é sòmente seu,mas de toda a população codoense.Um grande Abraço.
    Murilo Salem

  9. PARABÉNS AO EX.PREFEITO , EMPRESÁRIO , ETERNO PRESIDENTE DO CLUBE DE FUTEBOL MAIS QUERIDO DE CODÓ ( S.E.C NACIONAL ) , UM EXEMPLO DE UM POLÍTICO SÉRIO PARA A POPULAÇÃO CODOENSE !

  10. Mas a verdade ninguém quer falar.

    Falsidade! Esse Tom maior do meio político codoense.
    Estou dizendo isso pq outro dia tinha um grupinho de empresários e políticos tirando dos cachorros e botando no seu Reinaldo. O assunto era referente a DÍVIDAS do Supermercado Popular. Tinha um dizento que iria procurar a justiça e tal, disse ainda assim: “pq esse velho não vende aquela espelunca para pagar suas contas”.

    Sr. Reinaldo, gente fina, bom patrão e político que primou pela lisura na sua administração.

    Parabéns ao seu Reinaldo

    NOTA ZERO para os mentirosos políticos. !

  11. Dívidas,quem não as têm.Quase todos os empresários,honradores das suas
    obrigações,com impostos,previdência social,poderão,de conformidade com
    o modêlo do seus negócios,enfrentando deslealdades competitivas,chegar
    num momento difícil.As deslealdades competitivas,constatadas em todos
    os ramos comeciais,derivam dos custos obrigatórios dos quais muitos
    não têm,tanto por sonegações fiscais quanto previdenciárias.Respeitemos
    a longevidade do empresario Reinaldo Zaidan,continuando na luta em busca
    do seu objetivo,honrando compromissos vencidos e vincendos,com altivez,
    característica do homem honrado.Eu,pessoalmente,conhecedor da figura
    humana do Reinaldo Zaidan,desejo-lhe,sempre, sucessos em sua laboriosa
    vida junto a Dona Maria Zaidan.

Deixe um comentário