IFMA inicia inscrições ao seletivo de cursos técnicos com isenção de taxa

Começou na última segunda-feira, 18, as inscrições para o processo seletivo, destinadas a quem pretende ingressar, em 2015, nos cursos da Educação Profissional Técnica de Nível Médio do Instituto Federal do Maranhão (IFMA).

Os estudantes interessados em concorrer às vagas, com isenção do pagamento da taxa de inscrição, devem preencher o formulário eletrônico disponível no site www.ifma.edu.br até o dia 29 de agosto. O procedimento também pode ser realizado na forma presencial em uma das unidades do IFMA que oferecem vagas.

Para a cidade de Caxias são oferecidas 200 vagas, enquanto que Codó, Coelho Neto e Timon têm um quantitativo de 160 vagas, cada uma. Totalizando 680 vagas na região.

Ao todo, são 4.235 vagas e 37 cursos disponíveis em 19 cidades do estado: Alcântara, Açailândia, Bacabal, Bacabeira, Barra do Corda, Barreirinhas, Buriticupu, Caxias, Codó, Coelho Neto, Imperatriz, Pinheiro, Santa Inês, Santa Rita, São João dos Patos, São Luís, São Raimundo das Mangabeiras, Timon e Zé Doca . Na capital maranhense, são disponibilizadas vagas em 03 campi: Centro Histórico, Maracanã e Monte Castelo.

Pode requerer isenção do pagamento da taxa de inscrição quem estiver inscrito no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico) e que tenha perfil de renda de até meio salário mínimo ou renda familiar total de até três salários mínimos

A isenção será concedida até o limite de quatro vezes o numero de vagas oferecidas em cada campus nesse processo seletivo. Caso o número de candidatos aptos à isenção seja superior a esse limite, será utilizada a maior idade como critério de desempate.

Após a divulgação da relação dos candidatos com direito a isenção, no dia 09 de setembro, serão abertas as inscrições, até o dia 30, com pagamento da taxa que custa vinte reais.

Quem tiver feito o pedido de isenção e não for selecionado, deverá acessar o site do IFMA e fazer nova inscrição.

As provas serão aplicadas no dia 30 de novembro, com 40 questões, sendo 20 de Língua Portuguesa e 20 de Matemática.

Por Valdália Andrade/IFMA

Deixe uma resposta