No próximo dia 27 de agosto, segunda-feira, a Associação das Pessoas com Deficiência de Codó vai estar realizando, nas ruas da cidade, a III Caminhada em Prol da Acessibilidade.
A concentração ocorrerá a partir das 8h da manhã na praça Palmério Catanhêde, igreja de São Sebastião. Os manifestantes certamente descerão a Av. ugusto Teixeira, como de costuma, até a praça Ferreira Bayma onde haverá o encerramento com discursos de apelo à sociedade e às autoridades.
O tema central ACESSIBILIDADE, DIREITO UNIVERSAL é bastante pertinente dentro da realidade dos codoenses. Só depois de reuniões intermediadas, inclusive, pelo Ministério Público Estadual, na época do promotor Alenilton Junior, o poder público, por exemplo, passou a construir prédios com acesso para cadeirantes, por exemplo, e banheiros adapatados.
Já na parte área da iniciativa privada, poucas empresas aderiram à causa até agora. Muitas pessoas com deficiência continuam impedidas de entrar em lojas e efetuar compras.
Também é fato a existência do desrespeito aos locais reservados para cadeiras de rodas. Geralmente motociclistas e motoristas estacionam nestes pontos impedido o acesso.