INAUGURAÇÃO – Presença política em larga escala ameaça abafar o brilho dos confrades do IHGC

A sexta-feira (16) era pra ser apenas mais uma com o diferencial de que nesta haveria uma inauguração (ou reinauguração), mas, nem de longe, será assim a reinauguração da Estação Ferroviária de Codó que foi restaurada com recursos de mais de R$ 700 mil conseguidos pelo IPHAN-MA no Ministério da Cultura.

Convite oficial
Convite oficial

Não será porque o evento ganhou ares de um grande movimento de ordem política. O próprio convite já veio cravado com o frase “ Com a presença da Excelentíssima Governadora do Maranhão Roseana Sarney”.

Não consta do convite, mas até a ministra da Cultura, Marta Suplicy, pode aparecer  nesta sexta-feira, às 11h, na Princesa do Itapecuru, além de outras autoridades de renome nacional.

Note que, não apenas os arredores da nova Estação estão debaixo de um relâmpago processo de limpeza, mas, praticamente, todas as ruas que podem ser vistas à olho nu por qualquer destas personalidades aqui aguardadas – É CAÇAMBA, É TRATOR pra todo lado,  capina, pintura, tapa-buraco. Tá ficando um brinco ( de bijouteria, mas um brinco).

A presença política tem suas vantagens, mas também é carregada de desvantagens.

Se o Instituto Histórico e Geográfico do Codó esperava aparecer nesta festa, já que será o grande guardião da obra a partir de agora (além de ser a única instituição codoense a se mobilizar em busca dela), PODE ESQUECER. Temo que lhe seja tirado até o direito ao discurso inaugural.

CHATA E LENTA

Os holofotes e todas as bajulações possíveis serão ‘carreadas’ para a classe política presente. O que seria uma cerimônia prática e rápida, será, com os políticos, chata e super demorada.

Sabendo que a governadora estará na cidade, aliados de todas as bandas da região dos Cocais farão questão de mostrar o rosto à ela nesta inauguração e assim será, muito embora espero, sinceramente, queimar minha língua nesta premonição.

Outra desvantagem é que gente que nada teve a ver com a obra vai tirar o máximo de ‘casquinha’ que puder. Tem político codoense escrevendo discurso e treinando a entonação da voz há duas semanas, tomara que o cerimonial meta a tesoura.

Nas TVs políticas e rádios, vergonhosamente e descaradamente,  tudo farão para ligar o nome interessado à nova Estação, gente que não deu sequer o equivalente à um balde de tinta guache pra jogar na lendária parede do novo centro turístico de Codó.

MAS, fazer o quê?

Coitado do Instituto Histórico, se os políticos não tiverem consciência de dá à ele o que é dele, e dificilmente terão, todos os confrades nadaram, nadaram, mas morrerão na praia (dos meninos sabidos).

14 comentários sobre “INAUGURAÇÃO – Presença política em larga escala ameaça abafar o brilho dos confrades do IHGC”

  1. O IHGC-Instituto Histórico e Geográfico de Codó-MA já começou errado.

    Primeiro o Presidente não convidou todos os membros fundadores para a inauguração, alguns membros sequer sabem o que irá acontecer ?. E segundo misturar o IHGC com política partidária não tem nada a ver.

    É Lamentável o que está acontecendo, mais parece que o IHGC será mais uma Instituição em Codó-MA, dependente dos favores dos governos Estaduais e Municipais.

  2. Temos que reconhecer e agradecer ao nosso Prefeito pelo apoio e luta por mais esta obra.
    Até nas luzes verdes, as obras do nosso Prefeito fazem diferença pela beleza da cor da iluminação, que se traduz em esperança, mas neste caso concretizada. Valeu Zitão

  3. Queria saber se a obra é da prefeitura de Codó, pois as luminárias são verdes.
    Também, queria saber se é prédio municipal, para que a pintura seja nas cores da bandeira de Codó.

  4. Ainda dá tempo do IHGC comprar um balde de Óleo de Peroba pra passar na cara desses oportunistas.

  5. AS PESSOAS QUE REALMENTE LUTARAM PARA QUE ESTES CASARÕES FOSSEM REFORMADOS E VIRASSEM ESSE PATRIMÔNIO DA CIDADE ELES NÃO VÃO APARECER NO ATO DA INAUGURAÇÃO POR QUE É UM A FESTA DOS POLÍTICOS, E VÃO APROVEITAR PARA PEDIR VOTOS.

  6. O IHGC-Instituto Histórico e Geográfico de Codó-MA, vai servir e de bar e restaurante, e vai ter Reliquia Musical, aguardem kkkkkkkkkkkkk.

  7. O primeiro que vai ta la como papagaio de pirata e seu patraozinho acelio, tentando enganar o povo fingindo que ajudou em algo, a unica coisa que ele fez foi tomar dinheiro do povo querendo botar ate buteco.

  8. RAPAZ ESSE CHICO NAGIB INCOMODA MUITO ESSA MÉIA DÚZIA DE PAPAGAIOS DE PIRATA , EÍTA PESSOALZINHO INVEJOSOS E QUE SÓ VIVEM AS CUSTAS DO PODER PÚBLICO .

  9. Xica , mana voçê sabe mi dizer se existe lei em nossa codó que obriga agente a comprar e participar dos eventos feito pelo filho do chiquim , se o pobrema fó inveja ou lisura , aí mulé fica dificil de te ajudar , meu conselho pra ti dá já que tu sabe mexer nessa tal de internet é procurar um emprego em vêz de tá escrevendo besteira da vida dos outros mulé , procure fazer a sua parte para miorá as coisas em nossa codó !

  10. Sem a Politica Nada Anda Neste Brasil de Todos Nós.OU Anda? Seja Ela Municipal,Estadual,e Federal.o Importante é que a Reforma da Estação Ferroviária de Codó, Esta Pronta,Agora É Estação da Cultura. Parabéns a Todos os Membros do IHGC do Codó.

  11. Espero que apos a inauguração, seja usado realmente para a cultura e não pra outros fins, como será amanha na inauguração (fins políticos)quem sabe teremos exposições da historia da nossa querida Codó.

  12. Pena que a reforma só se deu nesse prédio, temos outros ai em Codó, como a antiga fabrica e o casarão enfrente a essa fabrica ,ficaria todos muito bonito,essas e outro prédios reformado.

Deixe uma resposta