No dia 05 de agosto de 2013, foi inaugurado o centro comunitário Maria do Carmo Brandão Rodrigues na comunidade quilombola Santa Maria dos Moreiras, Codó-Maranhão.
Estiveram presentes na inauguração o bispo de Coroatá, Dom Sebastião Bandeira Coelho, o presidente do Conselho Estadual de Defesa dos Direitos Humanos, Pe. João Marry Vandame, a ouvidora de segurança pública do Estado do Maranhão, Dra. Elivânia Estrela Aires, representante da CPT, Pe. Bento, representante da secretaria de Estado dos Direitos Humanos, Thayne Tavares, representantes da escola família agrícola de Codó, representante da comunidade Mata Virgem/Codó e outras autoridades.

O Centro Comunitário é uma casa simples coberta de palha mas para a comunidade representa o fruto da luta, da coragem, da resistência e da fé.
O povo de Santa Maria dos Moreiras, Tamburi, Jerusalém e Bom Jesus estão firmes e unidos no propósito da conquista de sua libertação e a garantia da posse da terra para que tenha vida dígna no campo com habitação de qualidade, trabalho, geração de renda, educação, saúde, laser, etc.
Texto e foto – Assessoria do evento
3 Respostas
Parabéns Comunidade Santa Maria, pela luta e pela resistência, por conseguir seus direitos e defender sua dignidade.
VALENTES COMPAHEIROS E IRMÃOS QUILOMBOLAS, ESTOU ORGULHOSO POR DEMAIS DA CONTA EM SABER QUE ESTÃO RESISTINDO BRAVAMENTE AO ….DO ….. DEPUTADO CESAR PIRES. VAMOS EM FRENTE, ESTAMOS JUNTOS NESTA LUTA.
FELIZ NATAL!
Sou Padre Miguel de Alamanha. Eu estava com você em cinco pessoas das minhas paroquias em Bochum / Alemanha. Todos nós desejamos a comunidade de Santa Maria dos Moreiras Feliz Natal e um Feliz Ano Novo.
Peço Senhor Sergio, que explicou muito em nossa encontro no dia 20 de novembro 2015 , a me enviar seu endereço de e-mail.
Queremos ficar com você em contato.
Saudações da Alemanha,
Padre Miguel