Fale com Acélio

A escola Nossa Senhora do Carmo está de recesso, por isso não conseguimos entrar para ver o laboratório de informática, mas na comunidade de Amorim, zona rural de Codó, não é difícil encontrar elogios à ele.

Francisca das Chagas Sousa Oliveira, de apenas 13 anos de idade, e mais duas irmãs tiveram seu primeiro contato com um computador sem precisar ir pra cidade. Aprender o básico ela já conseguiu.

“Digitar texto, jogos e salvar algumas coisas que a gente digita….PESQUISAR? ainda não, entrei há pouco tempo aí acho que lá não tem internet”, disse

Maior que o avanço dela com a informática e até mesmo que a humildade do lar em que a família vive no povodo é a felicidade da mãe, dona Domingas Sousa, ao ver as filhas fazendo o que ela não conseguiu.

“Fico assim muito feliz porque eu nunca tive aula de computação, não sei nem pra onde é que vai tem vez que eu vou lá e fico vendo lá, olhando, eu fico olhando…CONTENTE? contente porque eu não sei nem pra onde é que vai, acho muito importante elas aprenderem”, disse com um sorriso no rosto.

A OUTRA FACE DA REALIDADE

Escola com laboratório de informática,  e ainda mais conectado a internet,  é uma realidade ainda bem distante para a maioria dos mais de 27 mil alunos da rede pública municipal de Codó.

  • Das 41 escolas de ensino fundamental da cidade, só 11 possuem sala com computadores para uso estudantil.
  • Das 170 da zona rural, apenas 8 tem informática, duas apenas com internet.

Nós visitamos algumas para ver como anda o funcionamento.

Na zona urbana estivemos na pioneira Remy Archer.  A sala foi construída no fim da década de 1990, ainda no governo de Ricardo Archer que, ao lado da professora Adelma Guerra, criou a Escola Modelo.

Informações colhidas no local dão conta de que desde o ano passado não há aula regular de computação e além do mais são apenas 10 computadores, alguns precisando de manutenção, para mais de 600 alunos, nos três turnos. Um professor exclusivo foi contratado recentemente e deve iniciar trabalho semanal agora no segundo semestre.

DESDE A ERA BINÉ SEM FUNCIONAR

Também encontramos o caso da escola Renato Archer, no Codó Novo, que  está na lista das 11. O laboratório, atualmente com aspecto de oficina de computadores,  foi montado entre 2005 e 2008, no segundo mandato de Biné Figueiredo, mas, simplesmente,  nunca funcionou.

EXPLICAÇÕES

O diretor do departamento de informática do município, Carlos Sousa, disse que na Remy Archer a manutenção já foi feita e que tudo deve voltar à normalidade a partir de agosto quando as aulas recomeçam.

Quanto ao problema da Renato Archer falou.

 “A Renato tinha um problema de eletricidade, NOS ÚLTIMOS 60  dias a gente andou fazendo uns testes  e a gente detectou d que dá pra suportar Então a gente acredita que agora no segundo semestre após as férias a gente vai tá colocando o laboratório pra funcionar, Já foi feito toda a manutenção necessária, já tá todo equipado o laboratório já com profissional, já tá atendendo já o nosso aluno do Renato Archer”, afirmou

MAIS LABORATÓRIOS / DÉFICIT

Carlos Sousa informou que há planos para levar salas de informática para mais seis escolas ainda este ano.

Em CODÓ só 9% das escolas possuem laboratórios, número bem abaixo da média brasileira que é de 48,1%, segundo a ONG TODOS PELA  EDUCAÇÃO,  que fez recente estudo baseado no Censo ESCOLAR 2013. (Menos da metade das escolas públicas  do país possui sala com computadores e internet)

Outro problema constatado por nós é que não há um projeto que faça com que o aluno melhore a qualidade de seu ensino-aprendizagem utilizando esta ferramenta, onde ela existe. As aulas são, basicamente, de como manusear o computador e nada mais.

Quanto à isso Carlos Sousa informou que há planejamentos da Secretaria de Educação para melhorar essa integração aluno/informática.

6 comentários sobre “INFORMÁTICA DESAVANÇADA: Menos de 10% das escolas de Codó possuem salas de computação para alunos”

  1. Atenção Alberto Barros, conversa com uma fonte segura hoje, essa pessoa me confidenciou quem ateou foguetes em cima da tua residencia e a da casa da filha do Iedo, foi a “…………..”.

    Ela fez questão de ir mesmo depois de tá de tanque cheio, lógico que aquela mesma turma do vídeo estavam na companhia dela.

  2. JA A MAIORIA DOS ALUNOS QUE ACESSAM INTERNET NAS ESCOLA, SÃO SOMENTE PARA VER COISAS QUE NÃO CONDIZ COM MATÉRIA ESCOLAR, SÓ QUEREM VER FACE, VÍDEOS PORNÔS, E TEM MAIS, VI UMA SALA DE INFORMÁTICA DE UMA ESCOLA, ONDE LEVARAM A MEMORIA, LEITOR DE CD/DVD, ATÉ A FONTE DE COMPUTADORES, ALGUNS ALUNOS LEVARAM. MUITOS ALUNOS NÃO ZELAM PELO SEU PRÓPRIO PATRIMÔNIO.

  3. Isso é muito triste para o nosso município pois que só ta perdendo são os alunos.
    Poucas são as escolas que laboratório de informática e que as que tem laboratório são vivem fechados ou não funcionam.

  4. Desde a semana passada, repórteres das principais veículos de comunicação do país desembarcam na capital atraídos pelas relações nada republicanas que envolvem os poderes e a política maranhense.

    Um dos principais alvos das investigações é um poderoso conselheiro de tribunal, cujo filho é prefeito, o outro é candidato a proporcional e o “sobrinho” será decisivo na condução do processo eleitoral deste ano, mesmo com interesses diretos no resultado do pleito, uma vez que outros dois familiares seus postulam vagas na Câmara Federal e Assembleia Legislativa.

    Vítima de fogo amigo dentro da corte que preside, o sobrinho magistrado é irmão de um secretário recém-nomeado pela governadora Roseana Sarney (PMDB), que também seria candidato a deputado, mas abriu mão do projeto para não atrapalhar a ascensão do irmão nem os planos de um enrolado candidato a governador.

    O Blog Marrapá tem acompanhado de perto o trabalho dos repórteres e o depoimento de políticos e lideranças dispostas a denunciar a escancarada promiscuidade institucional predominante nos três poderes locais.
    VEJA O PORQUE DO PREFEITO ROLIMzito APOIAR O FILHO DO PRESIDENTE DO TCE.
    O RECEIO DE QUE AS CONTAS, JÁ CONSIDERADAS IRREGULARES, SEJAM JULGADAS ANTES DAS ELEIÇÕES E RECEBER UM TRATAMENTO “”VIP”” PARA NÃO SER CASSADO, O JEITO FOI ACEITAR A IMPOSIÇÃO, OU DÁ OU DESCE.

    É aguardar e conferir

Deixe um comentário

PUBLICIDADES

A CONVERSA É COM ACÉLIO TRINDADE

APP RAD MAIS

Dra. Nábia, PEDIATRA

FACULDADE IPEDE

Medicina Integrada – Pedro Augusto

REGIONAL TELECOM

Marque Consulta

FC MOTOS

LOJA PARAISO

PREPARATÓRIO PARA CONCURSO

FARMÁCIA DO TRABALHADOR

PANIFICADORA ALFA

OPTICA AGAPE

SUPERLAR

PHARMAJOY

BRILHO DO SOL

 

CAWEB FIBRA

PARAÍBA A MODA DA SUA VIDA

Venda de Imóveis Codó-MA

HOSPITAL SÃO PEDRO (HSP)

Óticas HP

CARTÃO NOROESTE

 

 

SEMANA RAD+

 

 

GABRIELA CONSTRUÇÕES

Imprima

Lojas Tropical

Mundo do Real

Reginaldo

Baronesa Janaína

RÁDIOS NET

EAD – Grátis

Categorias