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A escola Nossa Senhora do Carmo está de recesso, por isso não conseguimos entrar para ver o laboratório de informática, mas na comunidade de Amorim, zona rural de Codó, não é difícil encontrar elogios à ele.

Francisca das Chagas Sousa Oliveira, de apenas 13 anos de idade, e mais duas irmãs tiveram seu primeiro contato com um computador sem precisar ir pra cidade. Aprender o básico ela já conseguiu.

“Digitar texto, jogos e salvar algumas coisas que a gente digita….PESQUISAR? ainda não, entrei há pouco tempo aí acho que lá não tem internet”, disse

Maior que o avanço dela com a informática e até mesmo que a humildade do lar em que a família vive no povodo é a felicidade da mãe, dona Domingas Sousa, ao ver as filhas fazendo o que ela não conseguiu.

“Fico assim muito feliz porque eu nunca tive aula de computação, não sei nem pra onde é que vai tem vez que eu vou lá e fico vendo lá, olhando, eu fico olhando…CONTENTE? contente porque eu não sei nem pra onde é que vai, acho muito importante elas aprenderem”, disse com um sorriso no rosto.

A OUTRA FACE DA REALIDADE

Escola com laboratório de informática,  e ainda mais conectado a internet,  é uma realidade ainda bem distante para a maioria dos mais de 27 mil alunos da rede pública municipal de Codó.

  • Das 41 escolas de ensino fundamental da cidade, só 11 possuem sala com computadores para uso estudantil.
  • Das 170 da zona rural, apenas 8 tem informática, duas apenas com internet.

Nós visitamos algumas para ver como anda o funcionamento.

Na zona urbana estivemos na pioneira Remy Archer.  A sala foi construída no fim da década de 1990, ainda no governo de Ricardo Archer que, ao lado da professora Adelma Guerra, criou a Escola Modelo.

Informações colhidas no local dão conta de que desde o ano passado não há aula regular de computação e além do mais são apenas 10 computadores, alguns precisando de manutenção, para mais de 600 alunos, nos três turnos. Um professor exclusivo foi contratado recentemente e deve iniciar trabalho semanal agora no segundo semestre.

DESDE A ERA BINÉ SEM FUNCIONAR

Também encontramos o caso da escola Renato Archer, no Codó Novo, que  está na lista das 11. O laboratório, atualmente com aspecto de oficina de computadores,  foi montado entre 2005 e 2008, no segundo mandato de Biné Figueiredo, mas, simplesmente,  nunca funcionou.

EXPLICAÇÕES

O diretor do departamento de informática do município, Carlos Sousa, disse que na Remy Archer a manutenção já foi feita e que tudo deve voltar à normalidade a partir de agosto quando as aulas recomeçam.

Quanto ao problema da Renato Archer falou.

 “A Renato tinha um problema de eletricidade, NOS ÚLTIMOS 60  dias a gente andou fazendo uns testes  e a gente detectou d que dá pra suportar Então a gente acredita que agora no segundo semestre após as férias a gente vai tá colocando o laboratório pra funcionar, Já foi feito toda a manutenção necessária, já tá todo equipado o laboratório já com profissional, já tá atendendo já o nosso aluno do Renato Archer”, afirmou

MAIS LABORATÓRIOS / DÉFICIT

Carlos Sousa informou que há planos para levar salas de informática para mais seis escolas ainda este ano.

Em CODÓ só 9% das escolas possuem laboratórios, número bem abaixo da média brasileira que é de 48,1%, segundo a ONG TODOS PELA  EDUCAÇÃO,  que fez recente estudo baseado no Censo ESCOLAR 2013. (Menos da metade das escolas públicas  do país possui sala com computadores e internet)

Outro problema constatado por nós é que não há um projeto que faça com que o aluno melhore a qualidade de seu ensino-aprendizagem utilizando esta ferramenta, onde ela existe. As aulas são, basicamente, de como manusear o computador e nada mais.

Quanto à isso Carlos Sousa informou que há planejamentos da Secretaria de Educação para melhorar essa integração aluno/informática.

6 Respostas

  1. Atenção Alberto Barros, conversa com uma fonte segura hoje, essa pessoa me confidenciou quem ateou foguetes em cima da tua residencia e a da casa da filha do Iedo, foi a “…………..”.

    Ela fez questão de ir mesmo depois de tá de tanque cheio, lógico que aquela mesma turma do vídeo estavam na companhia dela.

  2. JA A MAIORIA DOS ALUNOS QUE ACESSAM INTERNET NAS ESCOLA, SÃO SOMENTE PARA VER COISAS QUE NÃO CONDIZ COM MATÉRIA ESCOLAR, SÓ QUEREM VER FACE, VÍDEOS PORNÔS, E TEM MAIS, VI UMA SALA DE INFORMÁTICA DE UMA ESCOLA, ONDE LEVARAM A MEMORIA, LEITOR DE CD/DVD, ATÉ A FONTE DE COMPUTADORES, ALGUNS ALUNOS LEVARAM. MUITOS ALUNOS NÃO ZELAM PELO SEU PRÓPRIO PATRIMÔNIO.

  3. Isso é muito triste para o nosso município pois que só ta perdendo são os alunos.
    Poucas são as escolas que laboratório de informática e que as que tem laboratório são vivem fechados ou não funcionam.

  4. Desde a semana passada, repórteres das principais veículos de comunicação do país desembarcam na capital atraídos pelas relações nada republicanas que envolvem os poderes e a política maranhense.

    Um dos principais alvos das investigações é um poderoso conselheiro de tribunal, cujo filho é prefeito, o outro é candidato a proporcional e o “sobrinho” será decisivo na condução do processo eleitoral deste ano, mesmo com interesses diretos no resultado do pleito, uma vez que outros dois familiares seus postulam vagas na Câmara Federal e Assembleia Legislativa.

    Vítima de fogo amigo dentro da corte que preside, o sobrinho magistrado é irmão de um secretário recém-nomeado pela governadora Roseana Sarney (PMDB), que também seria candidato a deputado, mas abriu mão do projeto para não atrapalhar a ascensão do irmão nem os planos de um enrolado candidato a governador.

    O Blog Marrapá tem acompanhado de perto o trabalho dos repórteres e o depoimento de políticos e lideranças dispostas a denunciar a escancarada promiscuidade institucional predominante nos três poderes locais.
    VEJA O PORQUE DO PREFEITO ROLIMzito APOIAR O FILHO DO PRESIDENTE DO TCE.
    O RECEIO DE QUE AS CONTAS, JÁ CONSIDERADAS IRREGULARES, SEJAM JULGADAS ANTES DAS ELEIÇÕES E RECEBER UM TRATAMENTO “”VIP”” PARA NÃO SER CASSADO, O JEITO FOI ACEITAR A IMPOSIÇÃO, OU DÁ OU DESCE.

    É aguardar e conferir

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