Por lei do deputado César Pires festejo de Santa Rita e Santa Filomena já está no calendário estadual

O mês de agosto já está chegando e a comunidade católica já se prepara para o festejo de nossas padroeiras Santa Rita e Santa Filomena. Este ano uma novidade já está confirmada para os fiéis que frequentam, sobretudo, a igreja Matriz onde a imagem das santas ficam guardadas, mas abertas à visitação.

César Pires
César Pires

É que o deputado estadual codoense, César Pires, DEM, conseguiu aprovação do   projeto de Lei 074/14, na Assembleia Legislativa do Estado, que incluiu o FESTEJO DE SANTA RITA e SANTA FILOMENA no calendário turístico do Estado do Maranhão.

Quando  justificou a finalidade de sua intenção, Pires fez referências à história religiosa de sua cidade natal e relembrou momentos importantes.

Disse, por exemplo, que a paróquia que leva o nome das padroeiras foi criada em 08 de maio de 1835 e que só em 1859 recebeu a segunda padroeira, que foi Santa Filomena, imagem doada pelo comendador Luis José Henrique Nicolau, ‘o Pau Real’, colonizador de nossas terras. O deputado ressaltou que a criação foi um acontecimento significativo para o povo católico da região e desde então tais festividades tornaram-se muito importantes para os fiéis de toda  a Codó, ganhando destaque a partir da chegada do pároquo MANOEL EVARISTO RIBEIRO DE MENDONÇA (o Cônego Mendonça) ocorrida em junho de 1887.

Ainda sobre elas, relatou, na justificativa,  César Pires,  que foi o prefeito René de Matos Bayma, por meio do decreto nº 308, de 1967, quem instituiu o feriado municipal de 10 de agosto em alusão à Santa Rita e Santa Filomena.

Os primeiros benefícios da lei que incluiu o festejo de nossas padroeiras  no calendário  estadual serão sentidos já no próximo mês. Uma das possibilidades que isso abre é a abertura de incentivos por parte do Estado e, claro, o aumento do chamado turismo religioso na cidade de Codó.

13 comentários sobre “Por lei do deputado César Pires festejo de Santa Rita e Santa Filomena já está no calendário estadual”

  1. PARABÉNS DEPUTADO CESAR PIRES POR ESSA INICIATIVA É O NOME DA NOSSA CIDADE NO CALENDÁRIO CULTURAL DO ESTADO O POVO CATÓLICO AGRADECE. FREDERICO OU QUEM SEJA VC É UM B……………..

  2. DEPUTADO VC VAI PERDER. NINGUÉM ACREDITA MAIS EM VC MEU CHAPA. ESTES PROJETINHOS QUE NÃO ENCHEM BARRIGA DE NINGUÉM, É TUDO BOBAGEM, FAZ UM PROJETO QUE BENEFICIA MAIS QUE 100 PESSOAS DEPUTADO, DIA DO SANTO, DIA DA SANTA TUDO ISSO É BOBAGEM

  3. É isso ai deputado continue trabalhando por codó! Quem fala mal de você é os que querem ver codó no atraso. são os que tem inveja inveja de você. Parabéns por esse projeto! o povo codóense agradece.

Deixe uma resposta