Fale com Acélio

Célio, Jéferson, Ribamar e Cândido Sousa

O prédio onde funcionou uma das maiores fábricas de tecido do Nordeste, a Companhia Manufatureira e Agrícola do Maranhão, foi construído em 1892, pelo engenheiro Palmério Cantanhêde, segundo nos revelou o jovem historiador codoense, Cândido Sousa.

Que as atividades pararam já faz mais de 1 século, a área passou para o domínio do Governo do Estado e hoje está em ruínas.

Os integrantes do Instituto Histórico e Geográfico do Codó estiveram na manhã deste sábado, 5, registrando a situação a situação da estrutura, toda construída com material estrangeiro, grande parte vindo da Inglaterra.

Célio Guerra já havia feito fotografias do local há cerca de 1 ano, na visão dele a coisa piorou.

“O que a gente encontra hoje é que cada vez que vai passando mais tempo, vai se deteriorando as coisas, as estrutura ta caindo, as pessoas estão vindo aqui, levam as madeiras, as portas as janelas, isso aqui ta se acabando realmente”, disse Guerra

USO DE DROGAS

Jéferson Alves

Não há vigilância no local e, além da ação do tempo, a área também tem seus problemas agravados pela invasão de vândalos e de usuários de drogas.

“A gente tem observado que pessoas desocupadas têm entrado nesse patrimÔnio, destruindo o que já está sendo destruído pela ação do tempo e é eminente que os poderes públicos devem dar uma atenção bem melhor à este prédio porque marginais estão se escondendo aqui dentro, escondendo seus delitos, desocupados que vem fazer uso de drogas”, reclamou o professor especialista em história, Jéferson Alves

PROJETO PELA CULTURA

Verificando estrutura

O Instituto Histórico e Geográfico não pretende apenas ficar de posse desse levantamento. A intenção é entregá-lo ao Governo do Estado com algumas reivindicações.

O presidente, jornalista e bacharel em Direito Ribamar Amorim, que também esteve na visita, explicou que o Instituto pretende elaborar um projeto mostrando a viabilidade da transformação da área num centro cultural, incluindo o Museu Histórico de Codó.

“A gente quer, primeiro, claro, recuperar o prédio e depois o que a gente ta pretendendo fazer? O nosso sonho, a nossa meta principal, formar o museu histórico de Codó. Esse museu histórico sendo montado aqui, nós teríamos já um vasto material arquealógico já guardado aqui que a gente não teria nem como transportar se fosse o caso ter um outro lugar”, explicou Amorim

CINEMA, MUSEU, UNIVERSIDADE

Em ruínas

O especialista em história do Brasil, Jéferson Alves completou afirmando que o local pode ser aproveitado para diversas atividades culturais e citou exemplos.

É um prédio que pode ser aproveitado para cinema, até mesmo para universidade, de museu, pode ser um espaço utilizado para diversas práticas culturais e a gente tá vendo que este patrimônio histórico de Codó, hoje, está se acabando”, concluiu

5 comentários sobre “Instituto Histórico quer transformar velha Fábrica em centro cultural”

  1. Uma ótima ideia que deve ser abraçada por todos nós, principalmente, os políticos maranhenses que devem zelar e preservar o patrimônio cultural de nossa terra.

    Vamos em frente!

    Apoio a iniciativa.

  2. é uma pena o que está aconteendo a prefeitura já que não pode reformar poderia arcar pelo menos com a vigilancia enquanto esperamos a reforma que eu acho que vai demorar um pouquinho!

    alô Zito!

  3. Sim, um sonho a ser realizado, um sonho de criança, que breve estará sendo concretizado, em nome do Sr JESUS. “Ele ouviu minhas preces”, minha história, minha querida e amada Codó, minha cidade.

    Deus abençoe a Todos os codoenses.

  4. eu e minha amigas estamos querendo uma autorizaçao para entramos na fabrica com fazem0os queremos fazer um trabalho tiramos fotos para uma exposiçao na escola!!!!

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

PUBLICIDADES

A CONVERSA É COM ACÉLIO TRINDADE

APP RAD MAIS

Dra. Nábia, PEDIATRA

FACULDADE IPEDE

Medicina Integrada – Pedro Augusto

REGIONAL TELECOM

Marque Consulta

FC MOTOS

LOJA PARAISO

PREPARATÓRIO PARA CONCURSO

FARMÁCIA DO TRABALHADOR

PANIFICADORA ALFA

OPTICA AGAPE

SUPERLAR

PHARMAJOY

BRILHO DO SOL

 

CAWEB FIBRA

PARAÍBA A MODA DA SUA VIDA

Venda de Imóveis Codó-MA

HOSPITAL SÃO PEDRO (HSP)

Óticas HP

CARTÃO NOROESTE

 

 

SEMANA RAD+

 

 

GABRIELA CONSTRUÇÕES

Imprima

Lojas Tropical

Mundo do Real

Reginaldo

Baronesa Janaína

RÁDIOS NET

EAD – Grátis

Categorias