Para chamar a atenção do prefeito e do MP moradores do Codó Novo tentam proibiir entrada de caçambas para o LIXÃO

Na tarde do último sábado, 23, os moradores de várias ruas do Codó Novo se reuniram para abrir valas nas duas entradas de caçambas para o lixão.

Sábado à tarde na rua da União, Codó Novo
Sábado à tarde na rua da União, Codó Novo

O problema é que mesmo depois da reunião com  o prefeito da cidade, Zito Rolim, intermediada pelo vereador Expedido Carneiro, a fumaça tóxica voltou a incomodar a comunidade, prejudicando jovens, adultos, idosos e crianças.

De acordo com irmão Francivaldo da Silva, um dos que estão a frente do protesto (inclusive já com problemas sérios na garganta por conta da fumaça), o prefeito disse que paga 8 vigias e mostrou inclusive a folha de pagamento deles no dia da reunião.

Mas, se eles existem, não estão impedindo ninguém de atear fogo no lixão para que a fumaça comece, as vezes, até antes da noite chegar como presenciamos na tarde de sábado por volta das 17h.

O blogdoacelio acompanhou a abertura da vala na rua da União e conversou com os moradores.

-O que as pessoas estão pedindo é que é que seja tomada uma providência a respeito da fumaça porque o prefeito se prontificou tá vindo os carros-pipa mas não tá resolvendo o problema porque quando é de noite a fumaça sai e fica prejudicando a gente…DEPOIS DO ACERTO COM O PREFEITO A COISA ACONTECEU? tá acontecendo constantemente – diz irmão Francivaldo.

COBRANÇA AO MINISTÉRIO PÚBLICO

Mostrando um protocolo datado de 20 de outubro de 2015 no Ministério Público Estadual e um abaixo-assinado com mais de 500 assinaturas, os prejudicados também estão cobrando providências por parte da promotora Aline Albuquerque.

-Tem mulheres grávidas, crianças, o que tem de crianças recém-nascido aqui no bairro não tá escrito, então se a, nós estamos reunindo as pessoas tá bem aqui o processo, tá bem aqui o nome da doutora Aline Silva Albuquerque, nós queremos que a promotora tome providência -, diz mostrando o documento

IMPEDIDOS

A coleta de lixo ficaria prejudica, pois não teriam onde depositar os dejetos, até que o fim da fumaça no lixão, realmente, acontecesse.

-Não entra mais, nem aqui nem do outro lado porque nós vamos interditar aqui e lá do outro lado…E QUANDO VÃO LIBERAR? quando eles tomar providência porque se eles vierem fechar (a vala) nós vamos abrir novamente…E QUAL É A PROVIDÊNCIA QUE O POVO TÁ QUERENDO AQUI? que acaba com a fumaça, que acabe a fumaça – disse

Ocorre que logo depois do início das valas, catadores de lixo começaram a bater boca de maneira agressiva contra os cidadãos que que estavam tentando impedir a passagem das caçambas.

Menos agressivos, os manifestantes recuaram e as valas já abertas foram entupidas por um pequeno grupo de homens catadores de lixo.

A ideia agora é levar um grande número de famílias para a porta da prefeitura e do Ministério Público ainda nesta semana, uma vez que a fumaça tóxica continua causando grandes prejuízos à saúde dos moradores do Codó Novo.

7 comentários sobre “Para chamar a atenção do prefeito e do MP moradores do Codó Novo tentam proibiir entrada de caçambas para o LIXÃO”

  1. ESSE PREFEITO QUE AI ESTAR, ZITO ROLIM NUNCA TEVE COMPROMISSO COM O POVO DE CODÓ…PROVA DISSO E O LIXÃO…QUE NA ÉPOCA DA CAMPANHA POLITICA PRA GANHAR AS ELEIÇÕES PROMETEU ATE FAZER DESTE LOCAL UM ATERRO, O QUE NÃO ACONTECEU…E MAIS ESSE ZITO AI E UM DOS PREFEITOS MAIS QUE JA OUVI NA HISTORIA DE CODÓ…PROVA DISSO SAÚDE NÃO FUNCIONA HGM FALTA DE TUDO…SEM FALAR EM UMA REFORMA E AMPLIAÇÃO DA EMERGÊNCIA QUE PARECE QUE NÃO TEM MAIS FIM, E A ULTIMA VAI APOIAR UM OU SEJA,SE PARA A FC OLIVEIRA DECLARANDO APOIO A NAGIB, PREFEITO ESSE QUE FEZ DAS CASA POPULARES DEIXANDO DE DA PRA QUEM PRECISA PRA DA MUITAS DAS VEZES PRA QUEM JA TEM, E MAIS ATE PRA EMPRESÁRIOS,GENTE NÃO SE DEIXEM ENGANA-SE DE O TROCO NESTE PREFEITO QUE AI ESTAR .

  2. Acélio,no mundo inteiro,com algumas poucas exceções,os aterros sanitários representam a principal destinação final dos resíduos sólidos,apesar do imenso esforço em se reduzir,reutilizar e reciclar.Apesar da contradição,nos países em desenvolvimento,o aterro sanitário tem sido a mais importante meta a alcançar com vistas a um tratamento adequado dos resíduos.No Brasil,já existe um número significativo de aterros sanitários,principalmente nas regiões sudeste e sul,por outro lado nas demais regiões estes equipamentos são praticamente inexistentes.Os aterros sanitários existentes no país são na sua maioria operados pela iniciativa privada,contratada pelas prefeituras sob forma de terceirização.Agora vejamos algumas diferenças:LIXÃO 1-é uma área de disposição final de resíduos sólidos sem nenhuma preparação anterior do solo 2-não tem nenhum sistema de tratamento de efluentes líquidos-o chorume(líquido preto que escorre do lixo)3-o chorume penetra pela terra levando substâncias contaminantes para o solo e para o lençol freático.4-moscas,pássaros e ratos convivem com o lixo livremente no lixão a céu aberto,e pior ainda,crianças,adolescentes e adultos catam comida e materiais recicláveis para vender.5-No lixão o lixo fica exposto sem nenhum procedimento que evite consequências ambientais e sociais negativas.ATERRO SANITÁRIO 1-A disposição adequada para os resíduos sólidos urbanos,é o aterro sanitário que antes de iniciar a disposição do lixo teve o terreno preparado previamente com o selamento da base com argila e mantas de PVC,está extremamente resistente.2-Assim,com essa impermeabilização do solo,o lençol freático não será contaminado pelo chorume.3-O chorume coletado através de drenos,é encaminhado para o poço de acumulação de onde,nos seis primeiros meses de operação,é recirculado sobre a massa de lixo aterrada.Depois desses seis meses,quando a vazão e os parâmetros já são adequados para tratamento,o chorume acumulado será encaminhado para estação de tratamento de efluentes.4-A operação do aterro sanitário,assim como a do aterro controlado prevê a cobertura diária do lixo,não ocorrendo a proliferação de vetores.(não há poluição visual,urubus ou animais nem mal cheiro)ou seja é o tratamento do lixo.Acélio,é um caso de saúde pública e de sobrevivência humana no planeta terra,e aqui leia-se BIODIVERSIDADE(daí a presença do MP)um tema que requer estudo para sua implantação e que os postulantes ao executivo codoense devem colocar nos seus respectivos planos de governo.

  3. NESSA HORA O FERDINANDO DEVE TAH NA TOCA!!
    RSRS
    É ZITO MEU FI TUA SITUAÇÃO ESTA FEIA SIOW! NO ULTIMO ANO TU ESTAR ASSIM MOÇO COM ESSE DESINTERESSE… O CONCURSO ÁGUA ABAIXO E O LIXÃO! RAPAZ TEU SECRETARIO SÓ TEM BALELA E TU ACREDITOU NO HOMEM! AI TU SAI PRA CANDIDATO ESTADUAL E TEU POVO NUM VAI CONTIGO NÃO, JÁ QUE TU SE COMPROMETEU E NUM CUMPRIU!!

  4. O maior problema sanitário mundial são os lixoes, pois a quantidade produzida pela humanidade e muito grande e não tem como reciclar toda a materia orgânica. Mas alguns sem noção tentam tirar proveito de tal situação.

  5. Primeiro tem que saber quem é que coloca fogo no lixo e pra quê, porque eu tenho certeza que essas pessoas que fazem isso, eles não moram ali perto. Então tem que pedir ao delegado que investigue isso ou seja o porquê eles colocam fogo no lixo se está levando sérios problemas a população daquela área.

Deixe um comentário