Fale com Acélio

Já está no Fórum de Codó desde a última sexta-feira (20) uma ação penal eleitoral que busca, na Justiça, a cassação do registro de candidatura do prefeito Zito Rolim por suposta compra de votos.

A principal prova arrolada aos autos do processo é um conjunto de vídeos onde o suspeito aparece entregando algo que acusação supõe ser dinheiro à alguns eleitores. Ainda não se sabe, com firmeza, de quem é autoria das filmagens, muito embora já haja rumores na cidade inteira.

A FRAGILIDADE DO ‘SANTINHO’

Quem filmou ou deixou de filmar é irrelevante para o processo (muito embora deva ser chamado para depor perante o juiz), já a forma, se foi legal ou não, é muito importante para os advogados de defesa.

Ninguém iria a juízo com o argumento levado ao ar em programa eleitoral dando conta de que Zito entrega santinho no vídeo, seria suicídio de argumento, pois nenhum juiz em sã consciência acolheria isso, as imagens, claramente, sugerem muito mais. Por causa da fragilidade do que foi ao grande público, num jogada de marketing plausível, em juízo a tese, mais viável, deve ser aquela que ataca a legalidade da filmagem.

VEJA UM DOS VÍDEOS

É a única chance que a defesa terá para livrar o suspeito de crime eleitoral no caso. É preciso ver se já existe decisão do Tribunal Superior Eleitoral a respeito, contra ou a favor de provas em vídeos feitos sem a autorização judicial.

E O ELEITOR?

Sou cético em relação ao que imagens tão fortes podem fazer com a cabeça do eleitor codoense, pobre de consciência que somos. Quase nada, é o efeito.

Diante de filmes de terror como este que sugere suposta compra de votos a maioria de nós diz – rapaz e ele ainda não passou por aqui.

É trágico.

A LUTA É CONTRA O TEMPO

A coisa ainda vai andar bastante por causa dos prazos, para apresentar uma contestação ao que está sendo alegado pela coligação denunciante, por exemplo, a defesa de Zito tem 10 dias e, claro, vai deixar para o último minuto do prazo. Depois o juiz singular tem novo prazo para julgar.

Quem perder vai recorrer ao Tribunal Regional Eleitoral e assim a briga vai até o TSE.

PARA O RESTO DA VIDA

Mas nesta confusão toda gerada pela divulgação destes vídeos, por enquanto, algo já é certo. Zito levará esta marca para o resto de sua vida política, ainda que dela se livre nos tribunais.

Porque aqui no mundo dos reles mortais onde argumentos não dependem de indicação de artigos da lei, para validar o que você diz ou tenta provar, o que conta é a inteligência de cada um para fazer da sua imagem aquilo que ele deseja.

Os políticos são profissionais nisso, destroem com a mesma facilidade que constroem e o canal é a mídia que todos eles adoram possuir sob seu controle.

Rolim poderá sair ileso da Justiça? Parece absurdo para quem não conhece a lei, mas, pasmem, a resposta é Sim, ele pode.

Mas da vida pública, por conta de seus adversários, jamais.

4 comentários sobre “Já está no Fórum de Codó ação que pede cassação de Zito por suposta compra de votos”

  1. Marcos,05,36.E Jesus disse não temas,crer somente.Marcos,10,27.Jesus porém olhando para ele disse:para os homens é impossível,mais não para Deus,porque para Deus todas as coisas são possível.Tenha fé em Jesus Cristo,prefeito.
    Irmão Benedito

Deixe um comentário

PUBLICIDADES

A CONVERSA É COM ACÉLIO TRINDADE

EDITAL

APP RAD MAIS

Dra. Nábia, PEDIATRA

FACULDADE IPEDE

REGIONAL TELECOM

Marque Consulta

FC MOTOS

LOJA PARAISO

PREPARATÓRIO PARA CONCURSO

FARMÁCIA DO TRABALHADOR

PANIFICADORA ALFA

OPTICA AGAPE

SUPERLAR

PHARMAJOY

BRILHO DO SOL

 

CAWEB FIBRA

MUNDO DOS PARAFUSOS

Av. SANTOS DUMONT
CONTATO: (99)98161-3612

PARAÍBA A MODA DA SUA VIDA

Venda de Imóveis Codó-MA

HOSPITAL SÃO PEDRO (HSP)

Óticas HP

CARTÃO NOROESTE

 

 

SEMANA RAD+

 

 

GABRIELA CONSTRUÇÕES

Imprima

Lojas Tropical

Mundo do Real

Cacau Show – Codó-MA

 

Reginaldo

Baronesa Janaína

SÔNIA VARIEDADES

RÁDIOS NET

EAD – Grátis

Categorias