João Marcelo defende criação de programa nacional para idosos

Na manhã de ontem terça-feira (08), na abertura do Seminário “Idoso: Direitos e Garantias para um Envelhecimento Seguro”, na Câmara Federal, em Brasília, o deputado João Marcelo Souza (PMDB/MA) defendeu a criação de um programa nacional específico para este segmento da população.

João Marcelo defende idosos
João Marcelo defende idosos
“Temos um programa para as crianças, o Criança Feliz, que é muito importante. Mas precisamos de um programa do Executivo, de Governo, direcionado à pessoa idosa”, propôs.
João Marcelo é vice-presidente da Comissão de Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa-CIDOSO, organizadora do evento.Ele lembrou que, segundo projeção do IBGE, em 2050, o Brasil terá 29% da população, cerca de 66 milhões de pessoas, com mais de 60 anos.
“Temos que ter um olhar cuidadoso para esta fase. O envelhecimento tem que ser uma oportunidade, não um estorvo”, enfatizou.
O parlamentar peemedebista exemplificou a necessidade do programa nacional ao citar os excelentes resultados do projeto JADES, desenvolvido pela sociedade civil no município de Bacabal/MA, sob a coordenação da professora Vanusa Bacelar.
O projeto tem diversas atividades, principalmente a dança, promovendo o bem-estar e a qualidade de vida dos mais velhos e prevenindo doenças, como a depressão e a diabetes.
“Se organizaram, criaram formas dos idosos se encontrarem, em salões, espaços de entidades, quadras de esportes de colégios, para dançar zumba, fazer artesanato e tantas outras atividades”, afirmou João Marcelo.
Também participaram do Seminário o presidente do Centro Internacional de Longevidade no Brasil (ILC-Brasil), o médico Alexandre Kalache, o secretário-adjunto da Secretaria de Direitos Humanos do Ministério da Justiça, embaixador Sílvio José Albuquerque e Silva, o presidente do Sindicato dos Aposentados, Pensionistas e Idosos da União Geral dos Trabalhadores (SINDIAPI-UGT), Natal Leo, a jornalista e blogueira do Portal dos Aposentados, Miriam Stein, entre outras autoridades.
Por Ormuz Rivaldo

Um comentário sobre “João Marcelo defende criação de programa nacional para idosos”

  1. Caro Marcelo, já existe programa voltado aos idosos que é o API(Programa de Assistência a Pessoa Idosa)que na prática é o “Projeto Conviver” o que falta é uma melhor gestão do programa por parte dos Municípios. Por exemplo, em Codó, não existe mais nem a sede(espaço onde acontecia as atividades voltadas ao bem-estar dos idosos), antes funcionava na rua do HGM. Lembrando que o atual prefeito prometeu a construção de um local desse nos maiores bairros da cidade. Mais um exemplo de como as prefeituras gerem mal os recursos financeiros. Independente de que público esse recurso tem a finalidade de atender, ele termina tendo outra destinação.

Deixe um comentário