Fale com Acélio

Durante toda esta semana, iniciando na última segunda-feira (19), jovens de comunidades quilombolas de Codó estiveram  aprendendo sobre vários temas relacionados ao Meio Ambiente, no auditório da Escola Ananias Murad.

Jovens de Comunidades Tradicionais
Jovens de Comunidades Tradicionais

 “Eles vão ter acesso à uma série de conhecimentos que são bastante modernos e, na verdade,  resgate de conhecimentos tradicionais. A GENTE VAI TRABALHAR com agroecologia, com dermacultura, com bioconstrução que é construção com terra e coisas de saneamento básico e algumas tecnologias sociais reconhecidas pelo Banco do Brasil”, explicou Liara Apostólico, do Instituto Nobilis

Um dos objetivos do curso, proporcionado pelo Instituto Nobilis e Associação de Umbanda e Candomblé de Codó e Região,  ambos ligados a Rede de Cultura do Nordeste, foi  encontrar solução ecologicamente correta para alguns problemas do cotidiano dessas comunidades – como o sanitário enfrentado pelas pessoas de  onde mora Antonio da Conceição, de Mundo Novo.

 “Alguns fazem no mato mesmo, entendeu? Outros tem seu banheiro em casa, sua fossazinha em casa”, revelou

Representantes de uma empresa especializada na área ambiental  ensinaram  os quilombolas a desenvolveram o chamado BANHEIRO SECO.

É uma  estrutura que trata fezes humanas, sem a necessidade água,  e as transforma em algo útil para plantações, segundo Bruno Azevedo da HABITATE.

“É um banheiro que não utiliza água, nem descarga e o final desse banheiro não é um tratamento ele vira uma compostagem onde aqueles dejetos vão se transformar num composto, super seguro, é utilizável nas hortas, pomares, pra produção agrícola”, explicou o engenheiro

Os participantes saíram entusiasmados com as alternativas ecológicas  que lhes foram  apresentadas no curso. Foi atrás delas que RUTE Sousa veio de Alto Alegre do Maranhão.

 “Em  primeiro lugar pela importância que o curso pode nos proporcionar, são  vários os conhecimentos que a gente pode aplicar nas comunidades circunvizinhas da cidade que a gente mora”, justificou a estudante da Escola Família Agrícola de Codó

Um comentário sobre “Jovens de Comunidades Tradicionais aprendem sobre Meio Ambiente”

  1. 29/07/2014 terça feira
    sou diretor de cultura da associação da rds barra do una Peruibe sp.
    e sou estudante.
    gostei muito desse projéto e vejo que ele se enquadra perfeito em nossa comunidade se tiver como fazer uma parceria para vcs estarem trazendo para nós esses recursos, nossa comunidade se sentiria realizada é de um trabalho como esse pode recuperar as historias de muitas outras comunidades entre outras melhorias naturais que são fundamentais para continuação da vida na terra..
    aguardamos respostas..

Deixe um comentário

PUBLICIDADES

A CONVERSA É COM ACÉLIO TRINDADE

APP RAD MAIS

Dra. Nábia, PEDIATRA

FACULDADE IPEDE

Medicina Integrada – Pedro Augusto

REGIONAL TELECOM

Marque Consulta

FC MOTOS

LOJA PARAISO

PREPARATÓRIO PARA CONCURSO

FARMÁCIA DO TRABALHADOR

PANIFICADORA ALFA

OPTICA AGAPE

SUPERLAR

PHARMAJOY

BRILHO DO SOL

 

CAWEB FIBRA

PARAÍBA A MODA DA SUA VIDA

Venda de Imóveis Codó-MA

HOSPITAL SÃO PEDRO (HSP)

Óticas HP

CARTÃO NOROESTE

 

 

SEMANA RAD+

 

 

GABRIELA CONSTRUÇÕES

Imprima

Lojas Tropical

Mundo do Real

Reginaldo

Baronesa Janaína

RÁDIOS NET

EAD – Grátis

Categorias