
Nova revista foi feita na manhã desta sexta-feira (12) na carceragem da Unidade Prisional de Codó com a presença do juiz de Direito Cândido Martins e do Superintendente de Controle de Execução Penal da SEJAP, Ronald Dias.
Os presos concordaram em entregar o restante das armas ( mais facas foram entregues) e um detento que estava sendo mantido sob ameaça de morte.
De acordo com informações do juiz não houve lista de pedidos, estavam apenas insatisfeitos com a revista que deixou celas reviradas e buracos nas camas de concreto e paredes onde estavam escondidas armas e drogas. A situação delas ficou pior ainda após a rebelião, até as grades deixaram de existir.
TRANSFERÊNCIAS
Dr. Cândido Martins informou que nenhum dos 84 presos, que são de Codó, será transferido, por isso é urgente a recuperação das celas, serviço que contará com o apoio da Secretaria Municipal de Infraestrutura.
“As celas estão todas destruídas tanto é que nós estamos numa situação de emergência no sentido de recuperá-las, para que eles sejam reacomodados aqui mesmo. Isso tudo é em favor da NÃO TRANSFERÊNCIA deles para outros locais, a gente está preferindo fazer essas reformas em caráter de urgência para que eles permaneçam aqui onde estão”, disse o magistrado
Mas haverá tratamento diferenciado sobretudo para os presos de Coroatá, sobre quem recai a suspeita de liderarem a rebelião. 14 deles já foram retirados da Unidade e levados para a nova delegacia de Codó onde aguardarão o trabalho da Juíza de sua Comarca de origem.
“Somente aqueles que pediram mesmo para ir, tem alguns de Timon, de Caxias, o pessoa de Coroatá que estão ainda com processos a serem definidos a e a juíza de lá informou que até semana que vem terá uma posição a cerca da situação desses processos. Quem for pra liberar vai liberar, quem for para a Apac vai para a APAC, quem for para cumprir pena será sentenciado” explicou Dr. Cândido.
Abaixo a lista com o nome dos presos coroataenses que passarão por este estudo de processos e definição de destino. Alguns codoenses também foram levados para a nova delegacia. Confira a lista:
PRESOS DE COROATÁ:
- Adriano da Silva Ribeiro
- Adriano Silva Rodrigues
- Cássio Roberto Gomes de Brito
- Dionato Melo Cardoso
- Elinaldo dos Reis da Silva
- Elismar da Silva
- Everaldo Ferreira de Sousa
- Francisco de Assis da Silva
- Francisco Joilson mousinho
- Francisco Rodrigues da Conceição
- Jéferson Rodrigues
- Júlio Santos da Silva
- Romário Lima Sousa
PRESOS DE CODÓ:
Dionatan de Sousa
Francisco de Assis Santos (não há definição se é ou não oriundo de Coroatá)
Thiago da Silva Miranda