Justiça bloqueia pagamentos da Telexfree e impede entrada de novos participantes

Ilustração economia.ig.com.br
Ilustração economia.ig.com.br

FONTE: IG.COM.BR de 19/03/2013

A Telexfree está impedida de fazer pagamentos aos seus divulgadores, bem como de cadastrar novos participantes. A decisão vale para todo o Brasil e para o exterior. A Justiça do Acre aceitou a denúncia do Ministério Público do Estado de que o negócio, apresentado como um sistema de telefone por internet (VoIP, na sigla em inglês), trata-se na verdade de uma pirâmide financeira disfarçada.

Os bens de Carlos Costa e Carlos Wanzeler, sócios administradores da Ympactus Comercial LTDA – empresa que opera a Telexfree – foram bloqueados pela decisão da juíza 2ª Vara Cível de Rio Branco, Thaís Queiroz Borges de Oliveira Abou Khalil.

A suspensão dos pagamentos e dos novos cadastros vale até que a ação principal seja julgada, o que não tem data para ocorrer.

De acordo com o material de divulgação, a Telexfree é um sistema de telefonia pela internet  que utiliza o marketing multinível para fazer a venda dos pacotes VoIP.  É possível atuar como vendedor e como divulgador. Nesse último caso, o interessado deve pagar uma taxa de adesão e fazer anúncios na internet.  Os vencimentos variam de acordo com o número de anúncios colocados, mas também com a quantidade de novos divulgadores angariados para a rede.

Leia também: Nos EUA, Telexfree contrata advogado com experiência em pirâmide financeira

A Telexfree passou a ser investigada pelo Ministério da Justiça depois que diversos Procons do País foram consultados sobre o sistema – o procurador-geral de Mato Grosso, Paulo Prado, afirmou que no Estado pessoas estavam vendendo joias e carros para investir dinheiro no sistema.

Em março, o Ministério da Fazenda informou que o modelo não é sustentável e sugeriu que o negócio se trata de uma pirâmide financeira, por depender do dinheiro dos novos aderentes para pagar os antigos, e não da venda dos pacotes VoIP.

Nos Estados Unidos, onde a empresa foi fundada, a Telexfree Inc. contratou em março um advogado que atuou em pelo menos dois casos de pirâmide financeira desmantelados pela Justiça, como o iG  mostrou.

Os representantes sempre negaram irregularidades. Na noite desta quarta-feira (19), não retornaram os contatos feitos pela reportagem.

Em vídeo colocado numa rede social, Carlos Costa diz que a empresa não foi comunicada oficialmente da decisão, mas que tentará derrubar a liminar.

Leia também: As pessoas confundem revenda com pirâmide, diz diretor da Telexfree

‘Pessoas vão ficar no prejuízo’

“O foco da Telexfree é o recrutamento de pessoas. Como é uma atividade que não tem sustentabilidade, na hora que não tiver mais gente para entrar, a cadeia quebra e as pessoas vão ficar no prejuízo”, explicou a promotora  Nicole Gonzalez Colombo Arnoldi, uma das responsáveis pela medida cautelar que resultou na decisão, segundo nota do Ministério Público do Acre (MP-AC).

Em entrevista exclusiva ao iG em março, um dos sócios da Ympactus, Carlos Costa, afirmou que a empresa tinha mais de 450 mil associados. Seu advogado, Horst Fuchs, falava em 600 mil.

Segundo a promotora Nicole, apenas no Acre são 70 mil cadastrados e, se cada uma tivesse que vender pelo menos 10 pacotes VoIP como é previsto, praticamente toda a população do estado teria de adquirir o produto.

18 comentários sobre “Justiça bloqueia pagamentos da Telexfree e impede entrada de novos participantes”

  1. Gente trabalho com internet ha 8 anos, e desde esta época sempre houve empresas como esta, MMN = Piramides, conheço esta ai desde o ano passado. e como as anteriores todas só servem para enriquecer os donos através dos bestas (nós) que entramos acreditando em dinheiro fácil, e claro não existe dinheiro fácil, tudo mentira falsas promessas por mais que você trabalhe só irá dar dinheiro para o dono que a qualquer momento pode fechar o site e sumir com o dinheiro dos bestas, você pode até ganhar alguma coisa no começo ai você acredita e aplica mais air quando for ver já ta no prejuízo.

  2. O grande problema do Brasil é não se desenvolver, nos Estados Unidos, maior economia mundial, o MMN é um dos principais responsáveis pelo “PIB”, é totalmente legalizado e existem até cursos superiores de Marketing Multinível. No Brasil, essa atividade também é regularizada, não é crime. Essa liminar será derrubada, tal é de 1ª instância e sem provas de que há algo ilícito nas atividades da empresa.

  3. Atuais G1
    Advogado da Telexfree diz que está tomando ‘medidas cabíveis’
    http://g1.globo.com/ac/acre/noticia/2013/06/advogado-da-telexfree-diz-que-esta-tomando-medidas-cabiveis.html
    Procurem a Justiça’, diz Procon do RN sobre suspensão da Telexfree
    http://g1.globo.com/rn/rio-grande-do-norte/noticia/2013/06/procurem-justica-diz-procon-do-rn-sobre-suspensao-da-telexfree.html
    Justiça do Acre proíbe pagamentos e novas adesões ao Telexfree
    http://g1.globo.com/ac/acre/noticia/2013/06/justica-do-acre-proibe-pagamentos-e-novas-adesoes-ao-telexfree.html
    —Portal JH
    Juíza diz que Telexfree é um golpe financeiro e pode prejudicar pessoas
    http://jornaldehoje.com.br/juiza-diz-que-telexfree-e-um-golpe-financeiro-e-pode-prejudicar-pessoas/
    —Tribuna do Norte
    Pessoas que aderiram ao Telexfree não poderão recorrer ao Procon
    http://tribunadonorte.com.br/noticia/pessoas-que-aderiram-ao-telexfree-nao-poderao-recorrer-ao-procon/253462
    —FatimaNews
    Empresa Telexfree é interditada pela justiça; multa chega a R$ 100 mil
    http://www.fatimanews.com.br/noticias/empresa-telexfree-e-interditada-pela-justica-multa-chega-a-r-100-mil_148350/

    e outros mais basta pesquisar no tio google

  4. Os invejosos estão contando que a TELEXFREE se foi neh? kkkk … não entendem nada de juridico, aquela juíza apenas criou uma liminar para bloquear cadastros e movimentação financeira da empresa, o que dá 100% para os advogados da Telexfree derrubarem essa liminar. E todos sabem que só criaram essa ”maracutáia” pq o mesmo forum libertou uma quadrilha momentos antes e estão apenas usando a TELEXFREE para encobrir esse mal ocorrido e pisada na bola com a sociedade pra variar… SOU 100% TELEXFREE

    1. A liminar da juíza do Acre Já Caiu, mas somente pode ser publicada na segunda feira, pois o tribunal não realiza trabalhos nos finais de semana e a telexfree deve obedecer o efeito suspensivo.

      Leia o Texto Completo do Documento:
      Agravo de Instrumento 2013.005.348067T, com liminar produzida por juízo monocrático. Trata-se de recurso contra decição em ação cívil pública (fls 23/14) movida pelo MP do Acre contra a empresa YMPACTUS COMERCIAL LTDA ME CNPJ: 11.669.325/0001-88 (Telexfree), em contest o juízo da 2º Vara Civel da Comarca de Rio branco julgou procedente o pedido de suspensão de pagamentos e adesão de novos contratos à empresa outrora citada. Em alegações persecutórias, em síntese, aduziu o parquet que a empresa TELEXFREE trabalha com um sistema binário onde a venda de produtos e serviços são colocadas em segundo plano, sem obtenção de lastro para pagamento de dividendos dos investidores. Alega ainda que a própria empresa faz a chamada recompra do produto, o que, na opinião percutis da promotora, caracterizaria a
      desnecessidade de divulgadores. O causídico da empresa, devidamente representado por instrumento procuratório, em seu agravo, deixa claro que nesse momento, in optis, o único pleito é a suspensão da decisão liminar, para que a ação civil possa prosseguir de modo que o arcabouço de provas possam sustentar uma decisão definitiva mais abalizada e justa; alega também, in albis, que a liminar pode causar danos irreparáveis para a empresa e para seus divulgadores, pois se na decisao definitiva for dado
      improcedência ao pedido do parquet e nada ficar comprovado, a empresa terá que arcar com um prejuízo inmensurável. É o relatório.
      DECIDO
      Com efeito, ressalte-se que o caso não é de conversão em agravo retido ( art. 527² ,inciso I e II do Código de Processo Civil.). Passa-se , então , a análise do pedido de efeito suspensivo. Sabe-se que para se requere a atribuição de efeito suspensivo ao agravo de instrumento , efeito esse que , via de regra, faz parte da natureza deste recurso, a parte agravante deve deixar claro a existência de dois requisitos imprescindíveis que seja: o fumus boni juris e o periculum in mora. Vale dizer, deverá apresentar um direito fundamentalmente relevante, bem como, provar que se a decisão agravada não for suspensa até que se decida o mérito do agravo , isso poderá lhe causar prejuízo grave e de difícil reparação. AS PROVAS ACOSTADAS PELO MP CONTRA A EMPRESA TELEXFREE AINDA QUE POSSAM SINALIZAR UMA POSSÍVEL IRREGULARIDADE, NÃO TEM IDONEIDADE PARA EMBASAR UM PROVIMENTO LIMINAR DE TANTA SEVERIDADE. PROIBIR A EMPRESA DE FUNCIONAR SEM UMA DECISÃO TRANSITADA EM JULGADO SERIA CONTRARIAR OS DITAMES
      DO LIBERALISMO ECONÔMICO E DA INICIATIVA PRIVADA, ALÉM DO QUE A EMPRESA JÁ ATUA HÁ MAIS DE 2 ANOS, PAGANDO QUANTIAS EXORBITANTES DE IMPOSTOS E COM NENHUMA RECLAMAÇÃO EM JUÍZO POR QUALQUER INVESTIDOR (FLS 45/46). NÃO SE PODE INVIABILIZAR UM NEGÓCIO EMPRESARIAL SOB O ARGUMENTO PERFUNCTÓRIO DE IRREGULARIDADE, AINDA QUE A EMPRESA VENHA A PROVAR SUA BOA FÉ CERTAMENTE TERÁ SEU FUNCIONAMENTO OBSTADO PELA DECRETAÇÃO DE MULTAS TÃO ELEVADAS. NESSE CASO, ACERTADAMENTE, DEVE-SE CONTINUAR AS INVESTIGAÇÕES COM O INTUITO DE REUNIR PROVAS CONSISTENTES A EMBASAR UM PROFERIMENTO FINAL EM SEDE DE AÇÃO CIVIL PÚBLICA, JAMAIS PROIBIR O FUNCIONAMENTO DA EMPRESA.
      Isto posto, restarem presentes os requisitos DEFIRO O PEDIDO DE EFEITO SUSPENSIVO.COMUNIQUE-SE COM URGÊNCIA o inteiro teor desta decisão ao Juizo prolator do decisum agravado e, na mesma oportunidade, REQISITE-SE as informações pertinentes ,
      ressaltando, inclusive sobre o deferimento recursal.
      Após INDEPENDENTEMENTE DE NOVA CONCLUSÃO E DO CUMPRIMENTO DAS REFERIDAS PROVIDENCIAS. REMETA-SE o feito á Douta Procuradoria de Justiça, conforme dispõe o art. 527,VI do CPC.
      P.I
      Rio Branco, 24 de junho de 2013
      DENIS EVANGELISTA
      Desembargador relator

  5. Rpz ja venho dzndo alguns dias q no maranhao e em principal em CODO sao gentinha q n gosta de trabalhar.. Tudo q falar q e facil eles querem.. Ningue, qr trabalhar e nem estudar..Povo q da e vergonha.. Qndo ando e outros lugares q vejo mulher carregando sacos e sacos pesado nas costa eu admiro..Pq aqui em codo as mulheres que n depende do marido e atolada de filho se mantendo com o tal bola.. e os homens de outros lugares trabalha dioturnamente e tao todos felizes.. Aqui se um patrao xamar p fica 1 hora a mas ja fala em botar o patrao na justiça e etc..Tem q fzr manifestaçao e p acabar com os BESTAS E OS ACOMODADOS..

  6. Quer dizer que trabalho é só quem acorda 6 horas da manhã e vai pra um emprego que faz força? kkkk
    Minha gente, vamos evoluir, um publicitário ganho muito dinheiro por uma simples ideia, sem precisar sair de casa e quer dizer que ele é acomodado? Que não quer estudar? Estudem isso antes de criticar, no EUA só tem acomodado? Pq grande parte do “Produto Interno Bruto” do país é oriundo do Marketing Multinível do País. DEIXEM DE SER IGNORANTES E BURROS!

  7. ESTAVA FACIL DEMAIS, E AGORA? NEGUINHO EMPRESTOU MAIS DE 10 MIL DO BANCO QUEM VAI PAGAR? quero dizer que estou emprestando dinheiro a 30% DE JUROS PARA SOCORRER AS PESSOAS QUE TOMARAM PREJUIZO. QUERO GANHAR DINHEIRO FACIL TAMBÉM. PESSOAL VALORES ATÉ 70 MIL TENHO PRA EMPRESTAR.

  8. A Telexfree acaba de ser notificada pela justiça sobre a decisão da Mmª juiza do estado do Acre, sendo assim fica suspenso até a derrubada da referida liminar os seguintes procedimentos;
    Novas adesões divulgações, pagamentos de comissãoes etc,
    Estou muito preocupado com esta decisão uma vez que tenho mais de 06 mil reais pra receber de binários e trinários , resultado de quatorze dias de trabalho árduo.Acho que hoje não conseguirei dormir hihihihihihi, talves emagreçerei uns 07 quilogramas de tanta preocupação.kakakakakakakakak..
    Só de tanta decepção estou indo pra casa do Douglas comer um churrasquinho com uma Skol bem geladinha, MORTO DE PREOCUPAAAAAAAAAAADOOOOOOOO.

  9. No comentário anterior eu falei da minha preocupação sobre a decisão da magistrada do Acre, agora que a TELEXFREE, fechou o acordo com uma das maior seguradora do mundo a MAFRE SEGURADORA,iza quem deve ficar um pouco preocupada será a Juíza, porque somente quis aparecer e acabou promovendo a nossa EMPRESA, vvoooooooooooooaaaaaa TELEXFRE.

  10. Amaral quem pediu dinheio emprestado a Bancos irão pagar com os ganhos da TELEXFREE, aproveita e pega estes to mil compra 22 adcentral family que no final do mes teus ganhos chegarão a R$ 19.536,00, isso quem garante é a própria TELEXFREE e a maior seguradora do mundo a MAFREE… kakakakakaka
    Voooooooooaaaaaaaaaaaaa Telexfree

  11. Ja acompanho essa empresa desde qdo a Mister Colibrir fechou, dai todos vieram para essa Telexfree. E essa “empresa” esta com seus dias contatos… e acreditem que todos os que ganharam dos “bestas” estao migrando pra uma outra empresa já chamada BBOM. Isso que dizer que quem entrou agora e fez emprestimos para entrar…kkkk se F…. pq vai vender o que tem pra pagar o Banco.

  12. O profeta do CAUS, (s)é um derrotado e torce pra que as pessoas fique assim como ELE , ou seja na merda.
    Oh rapaz antes de tu postar besteira na internet procura se informar dos fatos, a Telexfree é uma empresa séria, paga em dia seus divulgadores, paga seus IMPOSTO DE RENDA ao Governo em dia, e além de tudo isso, a partir da proxima segunda feira, os contratos firmado com ela (A TELEXFREE)SERÃO SEGURADOS PELA MAFRE SEGURADORA,a maior seguradora do mundo, ou tu acha que uma seguradora iria fechar contrato com uma empresa ILEGAL??.Ta bom pra ti ou quer mais?.Seria bom tu ficar na tua insignificante posição de apenas leitor deste blog,uma vez que tua opinião é totalmente contra a atual realidade da empresa até parece que vives no mundo da LUA…

  13. Impressionante a capacidade que o brasileiro tem para ser enganado. Que povo mais burro. Não vê que isso é golpe? Dinheiro fácil quem ganha é traficante, político e apostador da mega sena.

  14. Marketing Multi Nível é completamente diferente de Pirâmide Financeira!

    Marketing Multi Nível é legal em qualquer lugar do mundo (AVON, Natura…)!

    Pirâmide Financeira é crime tanto no Brasil quanto nos EUA (Boi Gordo, Avestruz Master, TELEXFREE )!

    A diferença está na sustentabilidade do sistema. MMN é sustentável mesmo que novas pessoas não entrem na rede. Pirâmide Financeira depende exclusivamente de que novas pessoas entrem na rede. Se novas pessoas pararem de aderir à rede, a pirâmide desmorona! É isso que vai acontecer em breve com essa TELEXFREE!

    Somente um bobo não percebe o golpe da TELEXFREE!

    Um aviso aos que se acham espertinhos defensores da TELEXFREE: não importa o quanto a pirâmide consiga crescer, aproximadamente 88% das pessoas associadas vão ter prejuízo quando ela ruir!

Deixe um comentário