Justiça treina a partir de amanhã 376 mesários que atuarão na zona rural de Codó

A 7ª zona eleitoral, que corresponde à área urbana de Codó, treinou 604 mesários na semana passada no Salão do Júri, do Fórum, na Av. João Ribeiro. Muitos deles como Gracy Kelly Sousa, uma agente comunitária de saúde que pela segunda eleição será uma voluntária a serviço da Justiça.

“Você só se cadastra uma vez que você é voluntário e aí você fica recebendo a carta convocatória …O QUE TE MOTIVOU? Cidadania, ajudar o meu próximo”, respondeu com um sorriso

Cada turma passou no mínimo 4 horas conhecendo a urna e os procedimentos necessários para o dia da votação, como explicou à TV Mirante o chefe de Cartório da 7ª, Fábio Ximenes.

“Nós passamos todo o procedimento de eleição, desde o momento em que o horário que ele vai chegar, a emissão das zerésimas, habilitação do eleitor pra votar, encerramento da sessão eleitoral e também capacitamos o mesário para que ele possa lidar com situações especiais que acontecem durante o dia da votação”, justificou

IMPORTÂNCIA

Todos recebem um manual, mas reconheceram que sem a capacitação algo poderia  não funcionar como a Justiça Eleitoral vem planejando.

 “É excelente pra esclarecer algumas dúvidas, algumas novidades que surgem e as regras estabelecidas que a gente tem que cumprir”, disse Carlito Ribeiro da Silva, mesário pela primeira vez.

 É A VEZ DA 69ª

Amanhã, terça-feira, 16,  quem irá também entrar em treinamento é a turma formada por  376 mesários que irão trabalhar  nos 27 locais de votação da zona rural, área da 69ª zona eleitoral de Codó.

O chefe de cartório responsável pela meia nove, Ranildo Duarte,  informou que o treinamento dos mesários, que serão responsáveis pela votação de 24.902 eleitores do campo, ocorrerá também nos povoados, começando na próxima terça-feira.

Na terça-feira a gente faz no Km 17, duas turmas, no dia 17, que é a quarta-feira, uma turma povoado SANTA Rita do Aureliano e no dia 18, duas turmas, uma pela manhã outra à tarde no tribunal do Júri”, explicou Ranildo

Deixe uma resposta