Leonel Filho diz que solução para água no Km17 está no PAC2

Leonel Filho (PTN)
Leonel Filho (PTN)

A tônica da 10ª Sessão Ordinária da Câmara Municipal de Codó foi mesmo o histórico problema da água no Km 17. A indicação de número 144/13, de autoria da mesa diretora e demais vereadores, entre eles Gracinaldo Ferreira e Leonel Filho, desencadeou uma série de “em apartes” dos vereadores no sentido de relativizarem os problemas que ainda afligem a população do distrito.

A indicação pedia obras de melhorias para o Km 17 nas áreas de pavimentação, iluminação pública, ronda policial, ampliação de posto de saúde, entre outras. No entanto, o assunto que causou mais controvérsia entre os edis foi o da qualidade da água. O tema gerou uma tensa discussão entre o presidente da Câmara Chiquinho do SAAE e um vereador de oposição, que tentou simplificar o problema da qualidade da água, acusou gestões passadas de displicência e deu a entender que o caso não era resolvido por falta de vontade política.

Contudo, a discussão foi desnecessária. Momentos antes, em aparte, o Vereador Leonel Filho, e o presidente Chiquinho do SAAE já haviam dado explicações plausíveis aos que assistiam na galeria da câmara e aos ouvintes da Rádio Mirante. O líder do governo na câmara explicou que estudos sobre a qualidade da água do Km 17 já haviam sido feitos em outras oportunidades, com amostras mandadas para análises em diversos laboratórios, inclusive no Rio de Janeiro. “Estamos trabalhando pelo povo do km 17, mas o problema da água não é fácil assim. Isso não quer dizer que não estamos tentando. A população reivindicou sobre o muro do cemitério e o prefeito Zito Rolim atendeu e construiu o muro. Da mesma forma vamos fazer pela água”, disse o vereador

Mais uma vez, Leonel Filho e o presidente Chiquinho do SAAE explicaram que o problema da água não estava em sua salinização, mas sim em seu teor de cálcio e magnésio, e que a profundidade e os custos da obra eram os grandes empecilhos à sua execução. Em outro aparte, o Vereador Leonel Filho finalmente deu uma notícia que animou a todos. Por telefone com o Secretário Municipal de Infraestrutura e Urbanismo, Márcio Esmero, o parlamentar recebeu e retransmitiu a notícia que o governo municipal já havia cadastrado um projeto para escavação de um poço profundo no km 17 no Programa de Aceleração do Crescimento (PAC2), do governo federal.

Além de dar a boa nova, o líder do governo na câmara explicou que o poço cadastrado no PAC2 terá mais de 650 metros de profundidade (medida necessária para a obtenção de água de qualidade), atingindo o aqüífero do Rio Corda. O projeto está orçado em mais de três milhões de Reais. “Os problemas de se levar água de qualidade ao Km 17 eram a profundidade e o custo. Com o cadastramento no PAC2, do governo federal, iremos solucionar esse problema histórico”, finalizou o vereador.

Assessoria de Comunicação – Vereador Leonel Filho

Um comentário sobre “Leonel Filho diz que solução para água no Km17 está no PAC2”

  1. Este vereador sim, é uma boa pessoa sempre preocupado em ajudar as pessoas e fiel a seus amigos, vamos reconhecer Leonel Filho é gente boa.

Deixe um comentário