
Uma das lutas recentes do vereador codoense Leonel Filho (PTN) é para que os codoenses, sobretudo as famílias mais necessitadas, possam usufruir e sentir no bolso a redução no preço da tarifa elétrica anunciada pelo governo federal no início desse ano.
O edil não consegue entender o porquê dos elevados valores dos talões em residências de codoenses que não possuem histórico de consumo muito alto ou utilizam pouca energia, devido às limitações financeiras.
Em janeiro deste ano a presidente Dilma Rousseff confirmou, em pronunciamento em cadeia nacional de rádio e TV, a redução na tarifa de energia elétrica divulgada mais cedo pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel).
A presidente disse também que o corte na tarifa de energia para residências seria de 18% e para a indústria, de até 32%, os mesmos percentuais informados pela Aneel.
Procurado por inúmeras famílias codoenses, o Vereador Leonel Filho resolveu tomar medidas que possam explicar e até ajudar a resolver o problema das contas de luz altas no município.
“Temos que encontrar uma explicação para as reclamações do povo de Codó, que são muitas quando o assunto é energia elétrica. Mesmo entrando em vigor em janeiro desse ano, formalizada por meio de um decreto e de uma medida provisória, a redução da tarifa elétrica ainda não alcançou o bolso dos codoenses. O governo federal conseguiu baixar o custo da conta de luz, mas nosso povo ainda paga alto pela energia que consome”, argumentou o edil.
CEMAR
Por meio da indicação (Nº 190/13), o parlamentar codoense enviou correspondência ao Presidente da Agencia Nacional de Energia Elétrica (ANEEL), em Brasília, para que seja enviada ao município de Codó-MA uma equipe técnica. O objetivo é que a equipe enviada possa realizar um trabalho de inspeção e fiscalização aos procedimentos dos serviços de energia elétrica nas residências, empresas, órgãos públicos e outros estabelecimentos no município, sobretudo em relação aos medidores de energia instalados pela CEMAR (Companhia Elétrica do Maranhão). “Precisamos saber se os contadores de energia estão devidamente instalados e regulados de forma que cobre dos consumidores somente o que é justo. Temos que ver se esses equipamentos se encontram dentro dos padrões técnicos exigidos pela atual legislação”, explicou o vereador.
INMETRO
Para ratificar que os equipamentos instalados pela CEMAR realmente estejam em condições plenas e corretas de funcionamento, o vereador Leonel Filho ainda solicitou, por meio da indicação 191/13, a vinda de uma equipe do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia – INMETRO, para realizar testes nos medidores de energia. “É preciso encontrar uma forma de reduzir os custos de energia, verificar a qualidade dos equipamentos e cobrar a redução das contas, principalmente das famílias que mais precisam”, finalizou.
Ascom/ Vereador Leonel Filho
7 Respostas
Essa cobrança de energia elétrica é um absurdo realmente, a Cemar faz o que quer e ninguém faz nada, esse assunto é importante.
Realmente cemar que era para diminuir, faz o que quer e quem nos defende, estamos sem defesa, só na justiça, isso para os mais esclarecidos e vezes ainda se leva muito tempo para um resultado satisfatorios.
Parabéns!
Ai sim temos temos que dar um jeito nesta cemar!
Só denunciando essas prestadoras de serviços como cemar, tim, oi, e alguns bancos é que poderemos diminuir algumas das dificuldades que nos rodeiam, precisamos de mais exemplos como o do vereador.
Taí que pelo menos na fotografia o cara já aparece bem. Leonel, faça o óbvio: Codó precisa e você tem coragem! Pergunte a Deus para lhe proteger e depois fale com o Ricardo Murad. Seja no parlamento Federal ou Estadual, você poderá fazer uma dodradinha aqui e Codó ajudando o candidato indicado pelo Ricardo Murad.
O cerrto é que de uma forma ou de outra, o espaço está aberto para uma candidatura em Codó, tanto a Dep. Federal como a Dep. Estadual.
Não deixe de montar nneste “neste cavalo branco”.
Boa sorte.
Vereador Leonel, peça para diminuir a taxa de iluminação pública, pois,
até agora, está iluminando os bolsos dos gestores municipais. Aguardo a
sua interferência.
Lenel, está na hora de um ARAÚJO resuscitar a carreira política da família.
Nada de Archer, Rolim, Figueiredo ou Oliveira.
Vamos lá é a sua vez. TENHA CORAGEM