LIXÃO está adoecendo moradores do Codó Novo com sua fumaça tóxica

No período da manhã é possível registrar focos de fumaça no lixão de Codó, mas os moradores do entorno dizem que isso nem se compara com o que acontece a partir das 6h da tarde e entra pela madrugada.

A senhora Maria de Jesus Araújo Silva, lavradora, reclamou da situação à reportagem Mirante por causa da netinha de apenas 2 meses que até já foi levada à um pronto socorro em razão da fumaça.

“Já, com problema de falta de ar, por causa da fumaça que é muito grande (…) eu gostaria que acabasse esse lixão daí…TIRASSE MESMO? É tirasse, alias não é só minha netinha que passa mal não, várias crianças que tem nessa rua também, a gente achava que acabasse esse lixão Ave Maria, era bom demais”, disse

CRIANÇAS E IDOSOS SOFRENDO

Para idosos como seu José Ferreira, de 78 anos, as noites têm sido de sufoco e não é apenas a fumaça. Ele lembrou que no período de chuvas é difícil até almoçar por causa das moscas e de outros insetos que veem do lixão.

“Parar, parar mesmo…TIRAR O LIXÃO DAÍ? Tirar o lixão…POR QUÊ? Porque incomoda demais (…) fumaça e aí os insetos que veem de lá, meu amigo no começo de inverno aqui tem tanta da mosca que pra comer é obrigado fechar tudo quanto é de porta, botar ventilador”, frisou

Também não tem sido fácil para Roseana Rodrigues e seus três filhos. Quando gripam, disse a mãe, apresentam cansaço e precisam de atendimento médico para voltar a respirar com facilidade.

Já houve abaixo-assinado pedindo o fim da fumaça e ela havia parado por algum tempo, lembrou a moradora Daniela Amorim .

Agora todos estão pedindo mesmo é a retirada do lixão de dentro do bairro Codó Novo ou sua transformação em aterro sanitário como manda a lei. Daniela pediu que a prefeitura olhasse com mais atenção para o problema e, claro, o solucionasse.

Se comunicasse com nós aqui e tirasse o lixão daí, né, ou então fizesse o aterro sanitário como passou no jornal que muitas cidades tão previsto pra fazer os aterros sanitários, e é isso…MAS DO JEITO QUE ESTÁ NÃO PODE MAIS? Não pode, tá muito forte e tinha acabado a fumaça mas começou de novo, forte mesmo”, afirmou a moradora

PALAVRAS DA SECRETARIA

O secretário de Meio Ambiente, Ferdinando Rocha, explicou, por telefone, que mandará intensificar a fiscalização e a vigilância, atualmente feita por vigias contratados entre os próprios catadores de lixo.

Ferdinando disse ainda que faltam recursos para transformar o lixão em aterro sanitário o que evitaria a queima desenfreada que há no local.

De imediato afirmou que mandará carros-pipa para para molhar o acúmulo de lixo e, assim, evitar a combustão que facilita o fogo e, consequente, a reclamada fumaça.

3 comentários sobre “LIXÃO está adoecendo moradores do Codó Novo com sua fumaça tóxica”

  1. Este LIXÃO vai Persistir por Muito Tempo em Codó Duvidam? o Poder Público Municipal não Tem Projeto para que Aja Um Aterro Sanitário em Codó.

Deixe um comentário