Magno Bacelar fala sobre Humberto Coutinho

O SENHOR DEPUTADO MAGNO BACELAR (sem revisão do orador) – Senhor Presidente, Senhoras e Senhores Deputados, galeria, imprensa, venho a este Pequeno Expediente para dar meu testemunho, porque esta Casa passou por um momento de preocupação sobre o ex-prefeito e ex-deputado Humberto Coutinho, quando foi noticiado, em nível estadual, o problema da sua patologia, de um câncer em estado avançado. Inclusive utilizei este Pequeno Expediente para fazer o meu pronunciamento, que eu o conhecia muito bem, o médico cirurgião Humberto Coutinho.

E, na cidade de Caxias, eu como médico, cirurgião, da equipe junto com Humberto Coutinho e doutor Nelson, nós fizemos cirurgias revolucionárias na Casa de Saúde, de maternidade de Caxias. Cirurgias no interior do Maranhão onde participei até de transplante renal, cirurgias de estômago, de tireoides e de próstatas. Foi uma grande preocupação, deputado Manoel Ribeiro.

E, ontem e hoje, na minha caminhada matinal, tive a grata satisfação de caminhar com o deputado Humberto Coutinho. Em minha visão como médico, vi e percebi que Humberto está 100% com a sua saúde recuperada. Ontem, ele conseguiu caminhar uma hora, hoje ele conseguiu caminhar uma hora, hoje ele conseguiu caminhar 50 minutos, mas uma recuperação total.

Eu sinto feliz porque o deputado eleito, ele que já foi deputado no meu primeiro mandato de deputado, eu tive a grata satisfação de ter Humberto Coutinho como deputado, um grande deputado representando aquela região dos Cocais, a cidade de Caxias com a presença de Humberto Coutinho que teve vários mandatos de deputado estadual, foi prefeito daquela cidade, ontem mesmo eu disse para ele, ‘Caxias é uma nova realidade depois que Humberto Coutinho foi prefeito daquela cidade’ até eu disse para Humberto Coutinho, ‘eu disse: Humberto Coutinho, eu fiquei feliz porque V. Ex.ª copiou aquilo que eu fiz em Aldeias Altas no pagamento dos servidores público, no dia 20, antes de completar o mês’ e Humberto Coutinho também usou essa mesma tática que ele utilizou quando foi prefeito da cidade de Caxias.

Então, Humberto Coutinho que passou por momentos difíceis, ele que me fez um relatório dos acontecimentos, do seu sofrimento no hospital em São Paulo, onde a sua esposa, deputada Cleide Coutinho, a deputada que sempre esteve aqui diariamente, foi a deputada mais pontual, como eu também, aqui nesta Casa, mas ela teve que pedir licença e acompanhar o ex-deputado e ex-prefeito legitimamente.

Então, a ausência da deputada Cleide Coutinho que não foi candidata para deputada estadual para reeleição por quê? É claro que Humberto Coutinho que sempre gostou de política, eu inclusive fui um dos incentivadores, quando trabalhávamos juntos na Casa de Saúde e Maternidade de Caxias para ele disputar o seu primeiro cargo eletivo.

E ele foi o vereador mais bem votado na cidade de Caxias, com quase 1.500 votos. Foi um verdadeiro fenômeno porque Humberto Coutinho sempre fez o bem na cidade de Caxias. Então, para mim, é uma grande satisfação, deputada Cleide, ter um médico, cirurgião, político, deputado Humberto Coutinho, um homem honrado, cumpridor da sua palavra e dos seus compromissos.

Humberto Coutinho foi sempre um grande empresário e, no dia em que atrasavam os recursos do SUS para pagamento do funcionalismo público, ele tirava das suas empresas para pagar o funcionalismo. Então, ele é um grande companheiro, porque eu o conheço, porque eu vivi com o deputado Humberto Coutinho. Então, deputado Edilázio, é uma satisfação, principalmente, com a perspectiva de Humberto vir para esta Casa como Presidente, deputado Rigo Teles. Foi um grande companheiro, honrado, operamos juntos. Humberto Coutinho é um grande companheiro. Fico feliz de saber que realmente ele está voltando para esta Casa com a perspectiva de disputar aqui uma eleição para Presidente.

E vejo aqui a simpatia dos muitos que eles elegeram. E para finalizar também eu gostaria, deputada Cleide, de fazer uma referência da minha solidariedade ao requerimento, que eu acho que foi da sua autoria com o Presidente Arnaldo Melo, em relação ao Hospital Regional de Caxias, Dr. Everaldo Ferreira Aragão.

Trabalhei também junto com ele na Casa de Saúde. Um grande cirurgião. Mais do que justo. Dr. Everaldo que também veio a falecer de uma patologia oncológica, de um câncer. É justa essa grande homenagem. Assim também como o requerimento para a criação da Universidade Estadual do Maranhão na cidade de Chapadinha. E, para finalizar, deputado, um dos pedidos que não consegui no governo da governadora Roseana Sarney, já fiz para o deputado Humberto Coutinho e ele aceitou muito bem a interligação de Aldeias Altas com Chapadinha, que é importante.

Pedi para a governadora e havia a perspectiva, ela não fez, mudou o itinerário de Afonso Cunha para Chapadinha e Humberto viu que o projeto é altamente viável, porque interliga a região dos Cocais com a região do Baixo Parnaíba. Então, acho que nós homens públicos temos sempre que reivindicar aquilo que é importante para as nossas regiões. Muito obrigado, senhor Presidente.

Deixe uma resposta