MARANHÃO: Municípios sob risco de enchentes e estiagens serão monitorados

 rio Tocantins
rio Tocantins

A Defesa Civil Estadual intensificará o trabalho de monitoramento dos municípios maranhenses com maior possibilidade de serem atingidos este ano por temperaturas acima da média ou súbita elevação nos índices pluviométricos, evitando, assim, consequências mais graves causadas por enchentes ou estiagens.

Ainda segundo o órgão, as cidades do norte do estado (com altas temperaturas), além de Imperatriz (banhada pelo Rio Tocantins, cujas águas subiram 25 cm no primeiro dia deste ano), Trizidela do Vale (atingida pela elevação dos níveis do Rio Mearim em 2009), Bacabal (banhada pelo Rio Mearim) e Pedreiras (também atingida pela elevação dos níveis do Rio Mearim em 2009) receberão atenção especial e integrarão um plano de contingência que será executado em caso de calamidade pública.

De acordo com o tenente Fernando Fernandes, membro da Defesa Civil Estadual, cabe às administrações dos municípios fiscalizados, devido a possíveis enchentes, a responsabilidade de retirar previamente o contingente de pessoas que estejam residindo em áreas próximas às margens dos rios. “Nestes casos, existem departamentos dentro da administração das cidades que estão preparados para exercer essa missão.

Apenas nos casos mais extremos há a autorização para que a Defesa Civil do Maranhão seja acionada. Estamos monitorando as cidades com a máxima antecedência para evitar situações, como as vistas especialmente em Trizidela do Vale e Pedreiras, há alguns anos”, disse

FONTE: Imirante.com

Deixe um comentário