Apoiando os colegas de vereança e em consenso com o principal tema discutido na Câmara dos Vereadores essa semana, o Vereador Pastor Max (PT do B) relatou a problemática da violência nos bairros codoenses. De forma enfática, o edil discorreu de maneira franca sobre todos os pontos que estão fazendo os índices de violência se elevaram em uma cidade pacata como Codó.
“Mais uma vez, gostaria trazer a esta tribuna um tema, que enfatizei bastante no ano passado e que agora, principalmente de um tempo para cá, tem feito parte das agonias do cidadão codoense, porque diz respeito a violência, a segurança pública, que se tornou insegurança pública em muitos locais periféricos do nosso município e na zona rural, que se alastra por quase todos os ambientes sociais, da escola a igreja, o trânsito, as crianças e mulheres, os idosos”. Desabafou Max.
Em discurso emocionado e eloqüente, o parlamentar lamentou os registros de ocorrências em bairros importantes e populosos como o São Francisco. “No bairro São Francisco, um importante bairro do nosso município, com mais de 12.000 famílias, diuturnamente presenciamos situações que estão atemorizando e aprisionando, cada vez mais, essas famílias em suas casas. Não conseguimos mais andar tranquilos pelas ruas. Os cidadãos de bem tem que conviver todos os dias com essa violência que campeia o bairro onde moram, sendo obrigados a se acostumar com os tiroteios, assaltos a mão armada, com o tráfico de drogas, etc”.
Um mal que atinge a todos
Parafraseando Robert Kennedy, Ministro da Justiça dos Estados Unidos da América de 1961 até 1964 e importante político democrata americano dos anos 50 e 60, Max Tony expôs que a violência é um mal que atinge a todos e tem que ser combatido por todos. “A violência não é uma preocupação exclusiva de um grupo. As vítimas da violência são negros e brancos, ricos e pobres, jovens e velhos, famosos e desconhecidos. São, acima de tudo, seres humanos que outros seres humanos amavam e de quem precisavam. O que foi que alguma vez se conseguiu com violência? O que foi que alguma vez (a violência) criou (de bom)?”.
Indicações
O vereador Max Tony apresentou três indicações na 2ª Sessão Ordinária da Casa do Povo. Por meio da indicação Nº 04/14 Max solicitou ao Secretário de Infraestrutura do município pela recuperação das estradas do Cangumbá (Canto do Coxo à Cajazeira), da estrada que dá acesso a Casa Mãe do Divino Amor, bem como a recuperação da cabeceira da Ponte Riacho Saco, na Raposa. Com a Nº 06/14 o vereador reivindicou recapeamento da massa asfaltica da Av. São Luís, Rua Puraquê e Rua Viana.
Na indicação Nº 5/2014 o parlamentar solicita a criação de uma Pinacoteca Municipal, onde artistas locais poderão expor suas pinturas e quadros, além de outras obras de arte da produção artística local
Ascom/Vereador Max Tony