Fale com Acélio

O Ministério Público do Maranhão (MPMA), por meio da Promotoria de Justiça de Maracaçumé, firmou, nesta terça-feira, 15, Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) com o Município de Centro Novo do Maranhão, devido à discriminação à orientação sexual do casal Tatiele de Sousa e Maria Gisleia, durante sorteio realizado pela Prefeitura em comemoração ao Dia das Mães, em 12 de maio. O município é termo judiciário de Maracaçumé.

Uma das integrantes do casal ganhou uma geladeira durante o sorteio mas foi impedida de receber o prêmio sob a alegação de que “ela não poderia ser mãe por ser lésbica”. Além disto, a organização do sorteio afirmou à ganhadora que deveria participar de outro sorteio, o do Dia dos Pais, para conseguir a premiação.

Além do promotor de justiça Igor Adriano Trinta Marques, assinaram o acordo o prefeito Joedson Almeida dos Santos e a procuradora-geral do Município, Jéssica Mussalem.

RETRATAÇÃO

O TAC estabelece que o Município de Centro Novo do Maranhão deve adotar medidas para reverter as ofensas e opiniões contra a comunidade LGBT, incluindo retratação nominal e apoio psicológico a Tatiele de Sousa, Maria Gisleia e aos familiares delas.

O Município também deve apresentar à Promotoria de Justiça, até o dia 30 de maio de 2024, cronograma de campanhas educativas e eventos de combate à discriminação devido à orientação sexual.

A multa por descumprimento foi fixada no valor de R$ 500 diários, a serem transferidos ao Fundo Estadual de Defesa dos Direitos Difusos, criado pela Lei nº 10.417, de 14 de março de 2016.

O descumprimento do acordo levará à tomada de medidas judiciais cabíveis.

Redação: Adriano Rodrigues (CCOM-MPMA)

2 comentários sobre “Ministério Público faz prefeito se comprometer a pedir desculpas a casal de mulheres que não receberam prêmio das mães por serem lésbicas”

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

PUBLICIDADES

A CONVERSA É COM ACÉLIO TRINDADE

APP RAD MAIS

Dra. Nábia, PEDIATRA

JÉSSICA COUTINHO

IMPULSO CRED

REGIONAL TELECOM

Marque Consulta

FC MOTOS

LOJA PARAISO

FARMÁCIA DO TRABALHADOR

PANIFICADORA ALFA

OPTICA AGAPE

SUPERLAR

BRILHO DO SOL

 

CAWEB FIBRA

PARAÍBA A MODA DA SUA VIDA

Venda de Imóveis Codó-MA

HOSPITAL SÃO PEDRO (HSP)

Óticas HP

CARTÃO NOROESTE

 

 

SEMANA RAD+

GABRIELA CONSTRUÇÕES

Imprima

Lojas Tropical

 

Mundo do Real

Reginaldo

Baronesa Janaína

RÁDIOS NET

EAD – Grátis

Categorias