Mistério – Contas de 2006 de Biné foram reprovadas pelo TCE, mas depois…

As contas que já estão na Câmara de Codó, do governo de Biné Figueiredo, são de 2006. Documentos que as acompanham provam que quando analisadas pela primeira vez, pelo Tribunal de Contas do Estado, elas foram reprovadas.

A gestão de Figueiredo descuidou na licitação e descumpriu princípios que devem ser observados. Na primeira decisão, o TCE entendeu que a desobediência à tais princípios prejudicou o resultado geral das contas daquele ano e, portanto, estas não mereciam aprovação.

A descrição abaixo o blogdoacelio ouviu por telefone, quando entrevistava o presidente da Câmara João de Deus, sobre o assunto. Ele leu o parecer para mim:

“Pela desaprovação das contas, no ano de 2006, visto que as irregularidades detectadas no processo – desobediência ao princípio da licitação, realização de (…trecho inaudível…) não autorizado em lei – revelam prejuízo nos resultados gerais da gestão orçamentária, financeira e patrimonial resultante de falhas do prefeito nas devidas funções políticas de planejamento e organização, direção e controle da atuação governamental que expressam inobservância dos princípios da legalidade, legitimidade e da economicidade”, leu o presidente

Em 2010, o TCE voltou a analisar as contas de 2006 e deu outra decisão, esta aprovando-as com ressalva. Na última decisão, que será a submetida ao crivo dos vereadores de Codó, o Tribunal mudou de opinião. Desta feita, os mesmos problemas encontrados já não revelam mais prejuízo no resultado geral.

O Tribunal de Contas em sessão plenária, com voto do relator acolhido, com parecer oral do Ministério Público, emite parecer prévio pela aprovação com ressalva das contas de governo do prefeito Benedito Francisco da Silveira Figueiredo, município de Codó, relativo ao exercício de 2006, visto que as irregularidades no processo – desobediência ao princípio da licitação, prestação de contas incompletas – não revelam maior prejuízo nos resultados gerais da gestão orçamentária, financeira e patrimonial”, descreve.

OPINIÃO

Acredito que a palavra ressalva nem de longe tirará o sonho de Biné de voltar a concorrer ao cargo de prefeito ano que vem. Na verdade, ele nem precisará bater aquele velho papo com alguns parlamentares, como fizera Ricardo Archer recentemente na esperança de ver-se livre da guilhotina dos edis.

Estas serão aprovadas na maior tranqüilidade e, por aqui, sem ressalvas. Você duvida? A não ser que seus adversários resolvam eliminá-lo, também, da vida pública.

Neste caso, ninguém sabe é o que sairia mais caro para quem se aventurasse neste intento – se esta vitória no legislativo ou a campanha de 2012 para prefeito.

38 comentários sobre “Mistério – Contas de 2006 de Biné foram reprovadas pelo TCE, mas depois…”

  1. ESSE IVOFARMA,VAI TER BEM,QUE ESOERAR,ESSE SEU BINE,JAMAIS IRÁ,GOVERNAR CODÓ,PODE MUDAR PRA OUTRA CIDADE,O BINÉ,OS ARCHE,ARAUJOS,OLIVEIRAS,O TREM JÁ PASSOU COM O ZITO FAZ É TEMPO,VC, FICARÁ LOUCO LOGO-LOGO-ZITAO O PREFEITO DO PRESENTE E DO FUTURO

  2. AS CONTAS DO BINÉ,COM FÉ EM DEUS,SERÁ REPROVADAS,ESSE HOMEM É MUITO (…),NAO FOI ELE QUE ESTAVA VENDENDO AS NOSSAS MERENDAS,CADEIRAS ,REMEDIOS,TUDO ISSO PRA OUTRAS CIDADES,AINDA TEM GENTE QUE FALA EM UM HOMEM,COM ESSE CORAÇÃO,IVOFARMA,VC NAO (…)

  3. o bine não precisa de 8 votos e sim 4 votos somente.quem precisa de 8 é quem quer reprovar as suas contas…4 votos o bine tem ..expedito,sarue.dominguinhos e hildemberg que foi secretario no governo bine..ja era adeus zito é 12 de coração

  4. SERÁ REPROVADA LOGO-VAMOS ZITO,AVITORIA SERÁ NOSSA DE NOVO,SERÁ 9 ANOS DE SUA ADMISTRAÇAO,E EU JUNTO,AGORA É NOSSA VEZ,O BINÉ JÁ GOVERNOU CODÓ POR 8 ANOS AINDA QUER,ASSIM NAO DAR,O POVO DO ZITO TAMBEM SAO FILHOS DDE DEUS- BINÉ NUNCA MAS

  5. Qaul foi a REZA, que fez o TCE aprovar com ressalva as conta que já tinha sido desaprovada do ex-prefeito PESCADOR ???? EU sei mas não digo. POVO CURIOSO RSRRRSRSR

  6. O POVÃO EM GERAL VAI TIRAR O ZITO E ESSES EMPREGADOS TEMPORÁRIOS QUE O ZITO TEM,POR EXEMPLO: MEIRY ANE , ANA CRISTINA ,SILLVIA , BARROS E OUTROS BABÕES,O POVÃO EM GERAL VAI TIRAR E SABE PORQUE?SÓ PORQUE ESTÃO SENDO BENEFICIADOS PELO GOVERNO ESQUISITO DELES QUE AÍ ESTÁ.

  7. JHON já foi tomar sua benção com o titie biné hoje? tem q ir lá de vez em quando para ele saber que vc é dele, é 12.quando ele ganhar(…)/na canequinha da roseana, ele te chama e vc vai junto. risoss…

  8. JOHN , VOCÊ DEVE SER UM DESSES QUE ESTÁ COM MUITA SAUDADE DA VIÚVA , A FOME ESTÁ GRANDE , QUANTO DESESPERO BABÃO , SERÁ QUE OS ELEITORES CODOENSES VÃO CAIR NOVAMENTE NESSA ARMADILHA , VAMOS CONTINUAR DANDO UM ” NÃO ” A ESSES POLÍTICOS AVENTUREIROS !

  9. Eu sempre disse para vocês que Biné, havia recorrido, porque uma prestação de um convênio tinha faltado a nota fiscal e outros documentos e Biné como tinha uma cópia da tal prestação, as contas foram aprovada. agora eu quero ver um vereador que não tm conhecimento contábil or contra o parecer de um auditor. Se for, fica fácil, é so entra na justa para que o parlamentar explique o porque de votar contra – (e politicagem para justa não justifica).

  10. O costume de julgar os outros

    MATEUS 7.1-5
    — Não julguem os outros para vocês não serem julgados por Deus. Porque Deus julgará vocês do mesmo modo que vocês julgarem os outros e usará com vocês a mesma medida que vocês usarem para medir os outros. Por que é que você vê o cisco que está no olho do seu irmão e não repara na trave de madeira que está no seu próprio olho? Como é que você pode dizer ao seu irmão: “Me deixe tirar esse cisco do seu olho”, quando você está com uma trave no seu próprio olho? Hipócrita! Tire primeiro a trave que está no seu olho e então poderá ver bem para tirar o cisco que está no olho do seu irmão.

    A vingança

    MATEUS 5.38-42
    — Vocês ouviram o que foi dito: “Olho por olho, dente por dente.” Mas eu lhes digo: não se vinguem dos que fazem mal a vocês. Se alguém lhe der um tapa na cara, vire o outro lado para ele bater também. Se alguém processar você para tomar a sua túnica, deixe que leve também a capa. Se um dos soldados estrangeiros forçá-lo a carregar uma carga um quilômetro, carregue-a dois quilômetros. Se alguém lhe pedir alguma coisa, dê; e, se alguém lhe pedir emprestado, empreste.

  11. Mas o ex-prefeito Biné tem só uma conta 2006? ele não governou 04 anos? todas estão nessa situação??
    Acho que estão cantando vitoria antes dos 90 minutos!!

  12. Só podia ter esse nick “pudin” pra defender uma pessoa que ao longo de oito anos não fez nem a metade das salas de aula que fez o Zito em menos de tres anos, e ainda estava desviando merenda escolar, carteiras e remédios pra outro município, PUDIN, vc me faz lembrar a frase que cresci ouvindo do meu pai, “quem defende l.., tambem e l…” “me diz com quem andas que te direi quem és” !!

  13. E 12, 12, 12 CANDIDATO DO POVÃO!!!!!!!
    LA NA MINHA CASA TODO MUNDO VOTA 12. VOTAMOS 12, VOTAMOS 12 SIMMMMMMM…..
    E 12, 12, 12….
    E 12, 12, 12….
    E 12, 12, 12 CANDIDATO DO POVÃO…
    VOLTA BINÉ….. VAMOS VIRAR ESSA PAGINA OBSCURA DA IMAGEM DE CODÓ…..

  14. PARABÉNS BINÉ – O ÚNICO QUE APROVOU TODAS AS SUAS CONTAS NO TCE-MA.

    SE OS NOSSOS VEREADORES JÁ VOTARAM PELA A APROVAÇÃO DE CONTAS REJEITADAS PELO TCE, COMO AS DE ZÉ INÁCIO, ANTONIO JOAQUIM E RICARDO ARCHER (UMA DO RICARDÃO).COM CERTEZA CONFIRMARÃO A PACERECER DO TCE PELA APROVAÇÃO DAS CONTAS DE BINÉ 2006. AFINAL ELES ESTÃO LÁ É PARA PRÁ FAZER JUSTIÇA E NÃO PERSEGUIÇÃO. DEIXA O HOMEM DISPUTAR COM ZITO NA URNA. O POVO É QUE VAI DECIDIR QUEM SER O FUTURO PREFEITO. O POVO BOTA O POVO TIRA. OU ZITO TÁ É COM MEDO DO VELHO?

  15. ESSE JONH,É UM PANACA,QUE PASSA O DIA INTEIRO,COM MUITA FOME E QUE PODE FICAR DOIDO A QUALQUER MOMENTO,CUIDA DE VC PRIMEIRO E ESQUEÇA O BINÉ,ESSA JÁMAIS,GOSTARIA TANTO DE CONHEÇE VC PRA VER SUA CARA DE PAU,DEVE SER UMA BICHA COM SERTEZA,

  16. Arte de governar é um dom que ainda, está em falta nos políticos que já passaram pela prefeitura de Codó. Pricipalmente ao gestor que ai está, ZITO ROLIM. Ele precisa pedir a Deus muita sabedoria para poder administrar bem está cidade, que tanto vem sofrendo infelizmente pelos maus políticos que fazem da política uma politicagem, governando para si mesmo e não para o povo. Não repeitam o direito a saúde , educação que tanto merece o cidadão que vota nas eleições esperando dias melhores. Alem disso, procuram enventar todos os meios para enganar o povo com falsas verdades, usando a mídia sustentada pelo nosso dinheiro.Muitas escolas em reforma em pleno dias letivos , alunos impedidos de assistir aulas pela inconpetência destes gestores. Por isso nós professores repudiamos essa política incapacitada comandada pela atual gestão.

Deixe um comentário