Municípios da regional de Codó recebem 54 toneladas de sementes do Governo do Estado

Ximenes e Romildo
Ximenes e Romildo

Os seis municípios da microrregião Codó (Timbiras, Coroatá, Peritoró, Alto Alegre do MA, São Mateus)  receberam 54 toneladas de sementes de arroz e milho.

Só em Alto Alegre do Maranhão, cerca de 500 famílias de agricultores receberão o material para plantio de roças, de acordo com o secretário-adjunto de agricultura, Sandro Montenegro.

 ‘E agora com esse início das chuvas nada melhor tá todo mundo aí eufórico pra começar plantar suas roças, tem produtores que já iniciaram, mas ainda bem que chegou em tempo hábil essas sementes para distribuir …SÃO SEIS TONELADAS? Seis toneladas para Alto Alegre, 3 de arroz e 3 de milho”, disse

São Mateus  enfrentou perda de lavoura que chegou à 80% em alguns povoados, segundo este assessor técnico, Romildon Araújo da Silva,  vai usar a semente para incentivar os agricultores a recomeçar esperando maior volume de chuvas para os primeiros meses do ano que vem.

 “Nós tivemos uma perda de 80% da produção estimada para este ano (…) com certeza, porque isso é mais uma ajuda para que eles possam, realmente,  ter uma forma de melhorar as condições…RECOMEÇAR? recomeçar”, revelou

 EM CODÓ

A Secretaria de Agricultura de Codó já decidiu que vai priorizar famílias que já constam de um levantamento feito pela Defesa Civil  Municipal, todas atingidas pela estiagem de 2012 e 2013.

O secretário, José Cordeiro de Oliveira,  informou que será possível atender a mais de 2.500 pequenos grupos de agricultura familiar.

 “A gente faz um roteiro, priorizando as regiões mais carentes do município onde existe mais pobreza, tal, onde os rigores dos dois anos passados foram maiores em relação a estiagem vamos levar semente pra suprir a necessidade desses mais carentes”, frisou

Assim como ocorreu na microrregião de Codó, as sementes chegarão à todo o interior do Estado antes do início de janeiro.

  “A finalidade do Governo do Estado é aumentar a produção trazendo uma semente de qualidade (…) hoje nós temos uma germinação de 99% de toda essa semente (…) e temos também a questão do milho que é o milho ligeiro, 70 dias”, disse o técnico da AGERP Francisco Ximenes

 

Um comentário sobre “Municípios da regional de Codó recebem 54 toneladas de sementes do Governo do Estado”

Deixe um comentário