Quem gosta de política e de todo o frisson que ela provoca parou e foi viver um dia especial no último sábado, 30 de junho, último dia dado pela Justiça Eleitoral para a realização de todas as convenções.
Os políticos fizeram de cada uma delas sua primeira grande apresentação, por isso é lei entre eles arrastar o maior número de pessoas possível, pois isto impressiona e, na cabeça de deles, larga na frente aquele cuja convenção foi a mais freqüentada. Queira ou não é assim que funciona.
Para tanto vale alguns truques e quem não se vale deles acaba tendo a chamada ‘convenção miada”.
TRUQUES PRA LOTAR
O primeiro deles é espalhar a missão para cada pré-candidato a vereador levar o maior número possível de pessoas e, por conta disso, a moçada cai em campo mesmo, de casa em casa convidando aqueles que são simpáticos ao grupo – vamos, vamos, vai ser bom, vamos ver o nosso candidato. Quando a chave cola, a casa lota que é uma beleza.
Outro truque, este usado como garantia, é pegar alguns caminhões e descer para a zona rural em busca de lavradores. A turma da roça, digo com propriedade porque sou de lá, adora um caminhão três/quarto, sobretudo, se o destino final dele for algum local onde há promessas e um cara que fala bonito.
QUEM NÃO EVITA, SE LASCA
Neste meio os organizadores devem evitar algumas coisas. Por exemplo, espaço muito grande é um risco, pois se os truques não funcionarem a oposição cai em cima no dia seguinte e tudo vai por água abaixo. Todos os grupos têm serviço de comunicação e o que tem radialista e apresentador de TV pra dizer que convenção tal foi miada, não ta no gibi.
Cadeiras só nas pequenas, de verdade.
Naquelas com grande expectativa o povão tem que ficar é de pé para aplaudir, suar, gritar e bem na frente, pertinho do palco, tem que ter aquele babão fanático, já mamado, que fica se esgoelando o tempo todo dizendo – muito bem meu prefeito, muito bem. Esse é que é o homem.
Minhas palavras podem ser um tanto quanto duras ou incoerente, mas convenção boa, na cabeça da massa e dos políticos, tem que ser neste ritmo.
AGORA RESPONDA
Considerando aquilo que você viu em cada uma de nossas convenções, responda sinceramente – qual foi a que mais deu gente, a mais animada, aquela que deu um baita ponta pé na abertura da campanha de seu respectivo candidato?