Ter estado na audiência de prestação de contas possibilitou-me acesso à dados que o governo MAIS AVANÇO,MAIS CONQUISTAS quis tornar de conhecimento do grande público, entre os quais o referente ao quantitativo de servidores (efetivos, contratados e comissionados), algo que no governo anterior era um grande mistério.
Por vezes falava-se, sem dados reais, em mais de 6 mil funcionários na era Zito.
De acordo com apresentação feita pelo assessor técnico da SECRETARIA de Administração Múcio Oliveira, muito competente por sinal, o governo de Francisco Nagib, mesmo após todas as demissões automáticas que aconteceram com o fim do contrato, em dezembro de 2016, dos que, assim, trabalharam no governo Cuidando da Nossa Gente, começou sua gestão com 3.584 funcionários (servidores municipais), depois a folha de pessoal foi aumentando na seguinte proporção:

- Janeiro de 2017 – 3.584 servidores
- Fevereiro – 3.618 servidores
- Março – 4.529 servidores
- Abril – 4.824 servidores
O aumento gradativo alcançou o limite dos gastos estabelecido pela Lei de Responsabilidade Fiscal (nos primeiros 4 meses do ano o governo ficou na casa dos 53,83% no que se refere à despesa total com pessoal).
O mesmo inchaço nas contratações também esbarrou em algo ainda mais imbatível dentro do governo, segundo procuraram demonstrar os responsáveis pelas finanças e a turma da controladoria-geral, isto é, a falta de recursos para bancar tanta gente empregada na Prefeitura.
O DIMENSIONAMENTO (Demissões)
Diante deste quadro foi a Secretaria de Administração, segundo Múcio Oliveira, quem tomou a iniciativa de fazer o chamado DIMENSIONAMENTO GERAL do município e depois de descobrir quantos servidores existem e de quanto, realmente, a prefeitura precisa, resolveu sugerir cortar gastos dentro da Secretaria que mais emprega, a de Educação que sozinha tem 2.960 pessoas trabalhando, seguida da Saúde que tem 1.125 servidores.
“Levamos ao prefeito a necessidade de que o quadro deveria ser ajustado, que fique claro que nós da Secretaria de Administração por termos toda a folha de pagamento em nossa mão sabemos dos quantitativos e dos limites do município, não adianta apenas por uma questão política e muita boa vontade do nosso prefeito de que querer com que a gente oferte mais emprego, mas, ao mesmo tempo, comprometer a própria capacidade do município. Nós conhecemos prefeitos que contratam muito e depois acabam atrasando folha de pagamento ou então quebrando os limites constitucionais de responsabilidade fiscal (…) então nós queremos deixar claro que é uma iniciativa da Secretaria de Administração à qual o prefeito teve que concordar por força do argumento técnico”, explicou Múcio
Em seguida apresentou um quadro com 138 assistentes de administração, 325 auxiliares de serviços gerais (zeladoras) e 161 agentes de portaria e vigilância (os vigias). Somados o número dimensionado era de 624 servidores, dos quais só 97 são efetivos.

A secretaria de Administração chegou à conclusão de que, para todas as escolas funcionarem, a prefeitura só precisa de 459 destes profissionais, por isso, desde então, começou a onda de demissões que tomou conta dos meios de comunicação e vem atingindo inclusive a reputação do prefeito Francisco Nagib (PDT) que demonstrou, na audiência pública, preocupação e se disse obrigado à autorizar as rescisões pelo bem do andamento regular da administração do município.
Sobre este diagnóstico de necessidade Múcio explanou:
“Nós detectamos que a necessidade relacionada à estes cargos na área de educação na verdade não era de 624, era de 459. Por força disso foram feitas, estão sendo processadas algumas intervenções, nós estamos realizando algumas rescisões de contrato e também o remanejamento de efetivos para que todas as unidades da educação possam estar, plenamente, atendidas’, afirmou
QUANTOS DEMITIDOS?
Por conta desta sugestão da secretaria de administração, serão demitidos ( na verdade já estão sendo desde a semana passada):
- 54 Assistentes de Administração
- 87 zeladoras
- 13 vigias
O vereador pastor Max, que integra o quadro efetivo da prefeitura como assistente administrativo, perguntou ao assessor técnico Múcio Oliveira sobre como a secretaria está lidando com estas ‘rescisões’ uma vez que os assistentes têm reclamado da insegurança que se instaurou em cada escola. Muitos estão chegando para trabalhar e, minutos depois, recebem uma ‘cartinha’ comunicando-lhes a demissão.
Pastor Max – “Porque alguns, a categoria dos administrativos reclama que tá faltando esse diálogo e esse contato com a categoria para juntos tentar resolver situações que hoje podem gerar inclusive desgaste para o próprio governo, então como é que a secretaria está trabalhando com isso, como é que tá sendo este contato?
Múcio não respondeu diretamente, prometeu agendar uma reunião ampliada entre assistentes, a procuradoria e o prefeito para semana que vem.
Múcio Oliveira disse – “Com relação aos assistentes de administração nós estamos aguardando confirmação com a equipe que cuida da agenda do prefeito, que também é muito ocupado, nós vamos organizar uma reunião na semana que vem coma presença de todos os assistentes de administração, com a presença da equipe da Procuradoria-Geral do Município, nós também já recebemos algumas reivindicações por parte de alguns, mas nós vamos ter essa reunião coletiva com eles para que a gente consiga dirimir todas as dúvidas”.
45 Respostas
Cadê a relação dos comissionados de cargos jurídicos?
Qts são
Quem são
São qualificados ou apadrinhados?
De 3.584 aumentou para 4.824, acréscimo de 1.240 funcionários. Porque não fizeram esse “dimensionamento geral” antes dessas contratações??? Agora vão ter que demitir exatamente dos setores vitais Educação e Saúde??? Resumo da ópera: O que já é ruim, vai ficar pior. Marrapá!
Pq licitação pra escritório de advocacia se tem 3 procuradorés efetivos experientes e vários advs novatos
SABEM O QUE É ISSO?
É MUITA TACA….
TALVEZ ASSIM COM ESSE SOFRIMENTO MUITOS APRENDAM E PAREM DE BABAQUICE DIZENDO QUE CODÓ VAI TER AVANÇO. PELO MENCIONADO NA REPORTAGEM, VAI TER MUITA FOME E MUITO …… E ESSES “EVANGÉLICOS”, VÃO APRENDER A REZAR NA CARTILHA DE FC.
ISSO É APRENDIZADO!!!!!
Fico mim perguntando, será que é realmente necessário bota tanta paí de família para fora, cadê esse prefeito que prometeu mais trabalho, segurança, saúde, não vejo nem um órgão ou classes brincando para que isto não aconteça.
O que vejo, é uma perseguição generalizada por parte desta administração incompetente, se eles falam que só existem 76 administivo efetivos, e só em relação as escolas Codó tem hj mais de 60 escolas, isso sem falar dos outros órgãos públicos que também precisa de assistentes. Como vão funcionar?
Estão querendo bular a lei e força os assistentes efetivos a trabalharem 2 horas a mais do que rege a lei, onde ela diz 30 horas samanas, ou seja 6 horas diária.
O maior rombo que o município está fazendo foi de aumentar de mais ou menos 6 mil para quase 12 mil o salário dos secretários. Onde eles possuem acessores ganhando os 6 mil que eles ganhavam no governo anterior.
Pura perseguição a classe trabalhadora.
O povo bota o povo tira.
Além do salário do comissionado já ser alto ainda tem um percentual em cima do salário. Alguém me explica ai isso tá certo. Me diz ai Acélio.
A que o “pastor” gostava acabou.Tem que se acostumar com o que “prega”, Vereador…
A farra acabou.Vai fundo prefeito.Enquanto isso faltava, remédios, merendas, e o e W 20, oh!.Kkk Época de enganar o povo acabou..Ou volta Biné.
E a água com fezes, Acélio?Ei, Codó de muro baixo.Muito podre.
Eu acredito que há outra solução mais viavio e menos traumática para os pais e mães de familia que estão sendo demetidos. Acretido que a equipe do prefeito levou em consideração que..
– Esse povo e seus familiares votaram no prefeito com a esperança de ter mais emprego e que agora o unico que tinham na familia lhes são tirado;
– É importante a prefeitura ter dinheiro em caixa é, mas não é mais importante essas pessoas e seus entes ter erem o sustendo de suas familias?;
– Qual as auternativas que o governo “mais avanço e mais conquista” vai apresentar para a geração de mais emprego no municio? Que por sinal foi sua bandeira de campanha, e muitas pessoas acreditaram e que agora….;
– Antes de colocarem esses pais e mães de familia na “RUA”, não seria razoavel seguralas em seus empregos até a prefeitura implantar seu plano de criação de emprego no municipio?, Se é que ele exista de fato!
– A redução dos altos salarios de sua equipe de governo foi levado em consideração?
E pra encerrar, você votou no atual governo? Acreditou em suas propostas de campanha? Corra a traz do prejuizo e não aguente calado é nosso direito de revindicar.
Se o problema e o alto valor da folha diminui o salário do comissionado. Assistente, Auxiliar e Vigia é baixo salário não incha folha coisa nenhuma. Cada puxa saco o Prefeito não mandou foi o técnico da Sec. de Adm. que o convenceu. Qual é M….Tá ganhando quanto pra isso?
Esse acessor ganha seus miseros R$ 10.000,00, esse valor pagaria so dez pobres e coitados asg ou assistente.
Tentando justificar o injustificável.Só sendo muito otário para acreditar nisso.
É pra desinchar a folha diminua o salário do comissionado, assistente, vigia e auxiliar operacional não incham a folha coisa nenhuma. O P…..não autorizou foi o assessor técnico da Administração que o convenceu. Quem acredita nisso?
AONDE É QUE UM POBRE COITADO QUE GANHA UM SALÁRIO MÍNIMO VAI DAR PREJUÍZO NA PREFEITURA E OS GRANDES QUE GANHAM MUITO DINHEIRO NA PREFEITURA QUE SÃO AMIGO DO PREFEITO VAI SER DEMITIDO TAMBÉM.
infelizmente a corda sempre arrebenta para o lado mais fraco.ou seja a classe pobre não tem vez nesse governo.
Comércio quebrou que apartou!
RAPAZ ESSE PESSOAL ESTÁ RECLAMANDO PORQUER O ATUAL PREFEITO ESTÁ DESMANCHANDO AS NINHADAS DOS URUBÚS QUE SEMPRE SOBREVIVERAM DAS TÊTAS DA VIÚVA .
ESSA NINHADA QUE VC TA FALANDO É SÓ DE POBRES? ELE SO TA DEMITIDO OS QUE GANHA MENOS, ZELADORES E VIGIAS!
Você acha que um vigia, uma merendeira ou um assistente administrativo realmente mamava nessa teta? Coitados! Quem mamava, continua mamando e não vão ser tocados. Como por exemplo, um certo apadrinhado que tem vários automóveis alugados para a prefeitura.
Esses sim mamam e muito! Por isso que ele tem que tirar os pobres coitados.
Nojento esse prefeito e toda sua corja!
Quem mamava nessa teta continua a mamar. São os parentes e os apaninguados do prefeito a prefeitura tá cheia, infelizmente parece que o MP ficou miope.
A gente bota a gente tira. p´roximo ano é ano de eleição vamos começar a da a resposta.
QUE TAL COMEÇAR DIMINUINDO O SALÁRIO DE SECRETÁRIOS E ASSESSORES?
Esse governo é uma vergonha! O pior na história de Codó, e olha que só tá está com seis meses!
SABE NEM CONTAR. PENSEI EM 05 MESES.
Que ninhada o prefeito está desmanchando? Como a população de Codó ja viu, praticamente todas as esposas dos secretários de governo também estão na Folha de pagamento no município. Ou elas estão usando a farda da prefeitura por amor a cidade?! E de certo não estão ganhado um salário mínimo, como ganham zeladores, vigias e assistentes! Pq ele resolveu com o apoio da nossa querida Câmara Municipal, DOBRAR OS SALÁRIOS dos cargos comissionados? Pq no seu portal da transparência não há informações sobre quem sao os servidores, quanto ganham e onde estão lotados, sejam eles efetivos ou não?! As praças estão bem arrumadinhas, o Carnaval foi top e mto necessário, como frisou nosso vice, e o povo pobre ta aí desempregado e passando necessidade. Cadê o Ministério Público para investigar o nepotismo e os altos salários? Cadê os vereadores que aprovam td proposto pelo prefeito cegamente?
É isso que dá eleger um prefeito que nunca soube o significado da palavra precisar. Q nunca soube o q é ter um filho doente e ter q levá-lo ao HGM e não ter dinheiro pra comprar os remédios. Um prefeito que nunca soube o q é ficar desempregado. Q nunca teve q ir pra ponta do lápis pra ver oq vai dar pra fazer com o salário. Um cara q nunca administrou nada e de repente está admnistrando vidas, por ser prefeito. Ser rico não é problema de jeito nenhum, o problema é a falta de sensibilidade com o pobre, com o desfavorecido. Doar cadeiras de rodas e exigir que o agraciado dê entrevista pra cidade toda saber, não é bondade e muito menos altruísmo. Quem dá e faz para sua própria publicidade, não está sendo bom, só está fazendo marketing a preço baixo de si mesmo.
kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
TACA, TACA, TACA, TACA, TACA, TACA, TACA, TACA, TACA, TACA, TACA, TACA, TACA, TACA, TACA, TACA, TACA, TACA…!
Vocês não queriam o NOVO?! Ta aí…! Agora terão de arrumar um emprego NOVO também!
Antes dele entra no pode vim logo pra goiania aqui pobre tem emprego
é meus amigos a musica de campanha ja falava é taca é taca é taca é taca neles ou que dizer em nóis kkkkkkkk aquenta agora pq daqui a 4 anos estar é longe kkkk
MEUS CAROS AMIGOS CODOENSES, A QUESTÃO NAO SERA APENAS ESTAS 154 FAMÍLIAS
QUE VÃO SOFRER COM AS DEMISSÕES. SÃO OS COMÉRCIOS DE CODÓ, MULTIPLIQUE 154 PESSOAS X 940.00(SALARIO MÍNIMO), O RESULTADO VC MULTIPLICA VEZES 12 MESES, VOCÊ CHEGA AO VALOR QUE DEIXARA DE CIRCULAR ANUALMENTE EM CODÓ DE : 1(Milhão).737(mil) e 200,00 reais
Esperem que vem mais taca por ai……
ele demiti os contratados assistentes e obrigada estatutário a trabalhar oito horas pra fazer graça pra ele isso é uma vergonha.
Fiquei com muita tristeza quando uma mãe me falou que aquele dinheiro era o último que ia receber,foi comprar alimentos para seus filhos ontem, enquanto isso tem vereador só curtindo na Europa com o voto dos bestas.
Vamos lá prefeito que necessidade tem a senhora sua ………………………..
Concordo em gênero, número é grau com a/o colega hipatia.
Só digo uma coisa prefeito, você está cortando na carne. Aquela ideia de que eras inocente, de que o corria “a boca miuda” sobre como você iria governar esta se confirmando. Pena que você não está fazendo o contrário. Pois sempre fizeram assim e sempre deu certo. Então vais continuar fazendo. Você não tem ideia do quanto tem gente desesperada por causa desse corte. Você sabe que têm outras formas de resolver esse problema. Falta dinheiro, mas entre os que estão próximo de você não falta. Oposição, vocês agora um forte álibe aproveitem, pois o marketing nao será tão forte que seja capaz de camuflar tal situação tenebrosa na vida desses pais e mães de famílias. Não se esqueça que Fernando HHenrique Cardoso fez coisas que ainda hoje o povo lembra. Não será diferente em Codó, principalmente com os informados.
NADA JUSTIFICA TANTAS DEMISSÕES,SOBRANDO DINHEIRO ELES VÃO
Cadê o MP que não vê a quantidade de parentes com altos salários na Prefeitura, pai, mãe, fihos, sobrinhos, marido, mulher, irmãos, é tão escancarado que entram junto saem juntos e nada é feito, afinal o nepotismo passou a ser legal.
Diminua a folha de comissionado ai eu quero vê o discurso de desinchar folha. E uma palhaçada essa administração, muita incompetência.
E o besta do assessor técnico………….
Eu acredito na capacidade de mudança q Nagib tem mas não posso concordar com o que ele faz com os contatos. Pq não tira o J q vc botou lá na secretaria de educação e que ele já é efetivo do estado lá no mata Roma? Tire ele é bote um que precisa. Seja justo.
E a culpa é do de administração e da de administração que esta fazendo tudo isso so pra mostrar trabalho nessa gestão, pois todos nós sabemos q FC oliveira nunca quiz que eles estivessem nesse governo, pois nem secretaria era pra existir, pois ate hj FC Oliveira tem um pe atras com essa de Administração e equipe
ENQUANTO ISSO,A CÚPULA DO ATUAL GOVERNO, RECEBE SALÁRIO DE ATÉ R$11.928,22 (ONZE MIL, NOVECENTOS E VINTE E OITO REAIS E VINTE E DOIS CENTAVOS), COM ACRÉSCIMO DE MAIS DE 30% SOBRE O VENCIMENTO.
ESTE É O GOVERNO QUE GOVERNA PARA OS RICOS.
calma gente,porque tanta fúria? quando chegar semana santa de 2020 vou destribuir umas piabinha na sacola e dar tudo certo. francisco nagb de novo e nós nais deta.kkkkkkkkkk
vai aparecer na porta de vocês com a cara mais limpa pedindo voto, aí vocês esquecem o que ele fez e se vendem.
No meu ponto de vista acredito que as pessoas demitidos claro que não são efetivas portanto não existe só PREFEITURA para trabalhar não, tem outras empresas, tem lojas….etc eu não sou efetiva fui demitida nem.por isso fiquei falando mal pq eu sou ciente de que não nasci grudada em.prefeitura sou competente e acredito que posso trabalhar em outro lugar. As pessoas estão acostumada com esse salário de prefeitura e não procuram se qualificar.