NOTA explica sobre uso do fumacê em Codó e orienta cidadãos a combater mosquitos

Diante da reclamação dos codoenses sobre a presença de vários mosquitos nos bairros da cidade incomodando noite e dia e dos constantes pedidos de retorno do famoso carro fumacê, a Assessoria de Endemias emitiu uma nota a respeito, descartando a ideia do uso indiscriminado. LEIA:

………………………………………………………………………

A Assessoria de Endemias do Município de Codó esclarece que o real motivo da desutilização do carr

o fumacê para eliminar pernilongos é que não existe possibilidade de se obter resultados positivos com esse tipo de tratamento.

De acordo com o Ministério da Saúde, nesse tipo de controle utiliza-se diversas substâncias químicas, e que sua utilização não é a solução; é apenas um paliativo e que ocasiona diversos problemas como, por exemplo, complicações respiratórias, alérgicas e neurológicas, ou até mesmo processos cancerígenos. Estudos comprovam que diversas espécies de mosquito estão criando resistência ao veneno.

De acordo com o assessor de endemias em Codó, as pessoas precisam ser parceiras no combate ao mosquito. Apresentamos algumas dicas para evitar a proliferação dos mosquitos.

DICAS

É necessário que a população faça sua parte, como: tampar as lixeiras, evitar jogar lixo na rua, rio e códigos, tampar depósitos de água, verificar calhas, e todas as medidas preventivas.

É importante que a população saiba que a aplicação de inseticida através do Fumacê é restrita a endemias de Dengue ou Febre Amarela, como forma de complementar as ações de combate ao transmissor dessas doenças, o Aedes aegypt, pois o uso sem critério do Fumacê impacta o meio ambiente, causando morte de insetos polinizadores, tais como abelhas, vespas e borboletas, além de predadores naturais que exercem função de controladores das populações de vetores.

Ascom/Prefeitura Municipal de Codó     

Um comentário sobre “NOTA explica sobre uso do fumacê em Codó e orienta cidadãos a combater mosquitos”

  1. A população está solicitando o fumace por causa do incômodo causado pelas muriçocas, e embora o veneno seja destinado ao Aedys matam essas muriçocas.
    Infelizmente gera esse impacto matando outras espécies. E muriçoca lá na minha casa tem em todo lugar, armários, sapateiros, guarda roupas, os reservatórios de água parada já foram eliminados, Aedys não vai ter, então a sugestão de controle citado pelo diretor do controle de endemias, infelizmente não vai adiantar.

Deixe um comentário