Os codoenses comumente usam os meios de comunicação para denunciarem atendimento ruim nos centros de saúde da cidade, principalmente referindo-se ao Hospital Geral Municipal.
Mas dados da OUVIDORIA MUNICIPAL DO SUS mostram que tais reclamações não são feitas, pelo menos NÃO na mesma proporção, diretamente à quem poderia resolvê-las efetivamente.
De janeiro à dezembro de 2014, apenas 57 reclamações foram registradas pela ouvidoria – que disponibiliza carta, telefone e uma urna em cada posto de saúde para que o cidadão deposite nela sua reclamação, elogio ou sugestão escrevendo-a de próprio punho.
O coordenador da ouvidoria, Jéferson Abreu, afirmou que a a maioria das reclamações cai no item GESTÃO.
“Porque o item gestão engloba todos os funcionários, desde o zelador ao médico (…) A reclamação mesmo hoje em dia é em relação ao mal atendimento por conta de alguns funcionários”, explicou
O QUE É FEITO?
Jéferson também falou sobre o que acontece quando o cidadão denuncia.
“Sempre que há uma denúncia se for contra a mesma pessoa que foi denunciada novamente, a gente corre atrás, vamos averiguar os fatos, para que não seja feita injustiça. Então a gente averigua, ver se, realmente, é verdadeira a denúncia e se for a gente passa para o secretário tomar as providências”, relatou
Das 57 reclamações registradas este ano, segundo o coordenador, 24 foram resolvidas.
10 comentários sobre “OUVIDORIA DO SUS só registrou 57 reclamações da saúde de Codó”
O pobre diabo sabe que sua reclamação não vai dar em nada, então porque perder tempo?
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concordo com casca grossa, mais devemos sim nos unir e fazer uma mega protesto pois do jeito que está não dar pra continuar , até quando codó vai depender de outras cidades pra tentar reanimar um paciente , eu acabei de perder um parente porque não tinha aparelho de drenar o liquido no rins, e dentre outras coisas que ai em codó não faz, pelo amor de Deus prefeito , vereadores, e empresarios, vamos fazer alguma coisa pois a saude de codó não funciona direito,faz tempo .
concordo com casca grossa, mais devemos sim nos unir e fazer uma mega protesto pois do jeito que está não dar pra continuar , até quando codó vai depender de outras cidades pra tentar reanimar um paciente , eu acabei de perder um parente porque não tinha aparelho de drenar o liquido no rins, e dentre outras coisas que ai em codó não faz, pelo amor de Deus prefeito , vereadores, e empresarios, vamos fazer alguma coisa pois a saude de codó não funciona direito,faz tempo .o hospital era hgm
Isso mesmo. Acabei de ligar pra lá, mas ninguém atende. Não tem credibilidade essa Ouvidoria. Hoje no CTA interromperam o atendimento por conta de um treinamento, e o povo que acordou cedo, deixou seus afazeres ficou na pior. Falta de organização, planejamento,respeito e de humanidade com os usuários do SUS.
Morei em são Paulo muitos anos e vcs aqui de codo reclama pra cacete vcs não viram ainda saúde ruim, exames de mamografia para janeiro de 2016 é mole. Se previnem, se alimentam melhor, divirtam_se trabalhem e tentem não ficarem doentes.
Não confiamos nas soluções ao enviar nossas reclamações a Ouvidoria.
O Corporativismo é GRANDE em se Tratando de Reclamação na OUVIDORIA do SUS em Codó,Todos Sabem que os Serviços ou Melhor os Servidores,Fazem a Sua Parte mais o Poder FAZ de Outra,Botam Diretores Administrativos de UBS,de Centros de Saúde,de Hospital sem Formação SUPERIOR. só Na Base do (QI) Quem Indica,Via Partido ou Padrinho Politico.Essa é a Realidade da SAÚDE na Progressista Codó da Nossa Gente.
Eu espero que em 2015 o Zito mude todos os diretores de postos e HGM, colocando profissionais de competência sem ser o que indica (QI),como o Governador eleito Flávio Dino está fazendo ai sim a coisa funciona e em relação ao Sr. Mário quando compara a saúde de São Paulo com a de Codó, porque ambas estão mortas, é querer justificar a incompetência dos profissionais da saúde, porque não compara com a saúde dos Estados do Rio Grande do Sul e Paraná. Em relação ao CTA tem que mudar todos começando pela diretoria.