Fale com Acélio

Escritor Carlos Gomes
Escritor Carlos Gomes

Natural da cidade de Picos, no Piauí. Filho do comerciante Cícero Gomes Vieira e Maria Ferreira Gomes, iniciou seus estudos primários na sua cidade natal, em seguida o curso secundário em Teresina no Colégio Estadual Zacarias de Góes (Liceu Piauiense).

Optou pela carreira militar, prestou concurso e ingressou na Escola de Sargento de Armas em Três Corações, Minas Gerais. Concluindo o curso em 1964, foi designado para Brasília, servindo no Batalhão da Guarda Presidencial durante os governos de Castelo Branco, Costa e Silva e Figueiredo. Conseguiu transferência para Teresina, pois seu desejo era formar-se em Odontologia.

Preparou-se para o vestibular, aprovado matriculou-se na Universidade Federal do Piauí, concluindo seu curso desejado, odontologia, no ano de 1974.

Requer sua transferência para Codó, para servir no Tiro de Guerra-10.003, localizado no casarão, em frente à Praça da Bandeira, até a construção do quartel, na gestão do prefeito Reinaldo Zaidan (1981-1982) onde continuou chefiando durante dez anos esta corporação do Exército Brasileiro. Transferido para servir em outra corporação, não aceitando. Requereu a sua reforma e passou para a reserva remunerada do Exército Brasileiro.

Reformado, ingressou na política local, a convite do prefeito José Anselmo dos Reis Freitas, sendo eleito vereador com expressiva votação, para o mandato – 1983-1988, sendo eleitos também: Juarez Alves Lisbino, Francisco das Chagas A. Paz, Ulisses Pereira Terto, Sebastião Celso Santos Filho, Antônio Leomagon de Alencar, Antônio Sebastião N. Figueiredo, Domingos Martins Araújo, Francisco Pontes de Sousa, Jacinto Pereira Sousa, Manoel da Graça Oliveira Ximenes, Raimundo Mendes de Sousa, Nagib Buzar Filho, Talmir Quinzeiro e Wanderlei Alves de Oliveira.

No pleito seguinte, foi eleito vice-prefeito na chapa da coligação PDS-PMDB, tendo como candidato a prefeito, José Inácio Guimarães Rodrigues.

O odontólogo, Dr. Ferreira Gomes, como é conhecido, nasceu no dia 07 de outubro de 1942. Casado com a colega de profissão Drª. Conceição de Maria de Meneses Ferreira Gomes, tem dois filhos: Karla Marília de Meneses Ferreira Gomes, Bacharela em Direito, formada também em Jornalismo em Uberaba (MG) e José Ferreira Gomes Filho, graduado em Odontologia pela Universidade Federal do Piauí.

Exerce sua profissão de odontologia no serviço público e em sua clínica particular – Clínica Odontológica Codoense.

Codó (MA), 24 de fevereiro de 2014.                                                          Prof. Carlos Gomes.

Sócio Fundador da Associação Cultural Codoense “Antonio Almeida Oliveira” e do Instituto Histórico e Geográfico de Codó.

Texto colhido do livro Codoenses e não Codoenses, inédito.

3 comentários sobre “PÁGINAS DE CODÓ (LVII) – JOSÉ FERREIRA GOMES”

  1. O Dr. Ferreira Gomes é meu parente próximo e de excelente caráter profissional, social e familiar. Tive a honra de servir com ele no 25º BC em Teresina-PI na década de 70, era sargento do Exército e também já era cirurgião-dentista, na ocasião eu servia ao Exército como cabo.

    Vá em frente infante!!!

    Luciano dos Santos Nunes

  2. QUERO AQUI DÁ TAMBEM O MEU DEPOIMENTO PARA JOSE FERREIRA GOMES, EM 1970 EU TIVE O PRAZER DE SERVIR COMO SOLDADO RECRUTA NA 1a COMPANHIA DO 25o BC E TER SIDO COMANDADO POR ESSA PESSOA FANTÁSTICA QUE ERA ESSE SGT,ENGAJEI FIZ CURSO DE DATILOGRAFIA E FUI TRABALHAR NA 1a SEÇAO SENDO O RESPONSÁVEL PELO CONFECÇAO DO BOLETIM DIARIO E LEMBRO-ME MUITO BEM QUANDO FIZ A SOLICITAÇAO PARA SUA TRANSFERENCIA PARA O TIRO DE GUERRA DE CODO QUE TAMBEM ERA MINHA CIDADE E QUANDO FOI PUBLICADO NO NOTICIARIO DO EXERCITO FOI UMA GRANDE FESTA (MEU CHEFE ERA O 1o SGT DJAMIL) DE QUEM AINDA TENHO MUITAS SAUDADES. EM 1975 FUI TRANSFERIDO PARA 10a CIA DE GUARDAS EM FORTALEZA E FIQUEI ATE 1988 QUANDO JA TINHA TERMINADO SEGUNDO GRAU E RESOLVI TENTAR A VIDA FORA DO EXERCITO, O QUAL EU AGRDEÇO ATE HOJE POR TER ME ENSINADO TUDO NESTA VIDA. HOJE COM 67 ANOS APOSENTADO E RESIDO EM FORTALEZA COM MINHA MULHER E UM CASAL DE FILHOS TODOS FORMADOS. UM FORTE ABRAÇO AMIGO DR DE NOME DE GUERRA FERREIRA GOMES E QUE DEUS ABENÇOE VOÇE E SUA FAMILIA – SOLDADO ARCANJO.

Deixe um comentário

PUBLICIDADES

A CONVERSA É COM ACÉLIO TRINDADE

APP RAD MAIS

Dra. Nábia, PEDIATRA

FACULDADE IPEDE

Medicina Integrada – Pedro Augusto

REGIONAL TELECOM

Marque Consulta

FC MOTOS

LOJA PARAISO

PREPARATÓRIO PARA CONCURSO

FARMÁCIA DO TRABALHADOR

PANIFICADORA ALFA

OPTICA AGAPE

SUPERLAR

PHARMAJOY

BRILHO DO SOL

 

CAWEB FIBRA

PARAÍBA A MODA DA SUA VIDA

Venda de Imóveis Codó-MA

HOSPITAL SÃO PEDRO (HSP)

Óticas HP

CARTÃO NOROESTE

 

 

SEMANA RAD+

 

 

GABRIELA CONSTRUÇÕES

Imprima

Lojas Tropical

Mundo do Real

Reginaldo

Baronesa Janaína

RÁDIOS NET

EAD – Grátis

Categorias