PÁGINAS DE CODÓ (LXIX) – ELCIAS BALTAZAR GALENO DE MENEZES

Escritor Carlos Gomes
Escritor Carlos Gomes

Piauiense da cidade de Parnaíba, nasceu em 25 de dezembro de 1934, veio para o Maranhão em 1950, serviu o Exército no 24º BC, em São Luís, no período de 1955 a 1960, quando deixou a caserna, com a patente de cabo.

No ano de 1960, passou a trabalhar como comerciante no povoado Oriente, municípios de Codó, de propriedade do comerciante César Veras de Carvalho. A seguir foi gerente da firma J. C. Silva.

Criou a Empresa Agropecuária Monte Cristo S/A, mediante aprovação de projeto junto à Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste (SUDENE), tendo como sócios. Antônio Joaquim Araújo Filho e Hugo Viana. Tornou-se um empresário de grande expressão no município e figura bastante relacionada com a sociedade codoense.

Ingressou na política apoiando a candidatura de José Domingues Araújo e de outros líderes políticos, como Talmir Quinzeiro, Leomagom, inclusive foi candidato á vice-prefeito, em 1992, tendo como companheiro de chapa Reinaldo Zaidan, não foram eleitos.

Sócio fundador da Associação dos Criadores do Vale do Itapecuru (ACRIVI), da qual foi Presidente, Maçom, desde 1966, pertencente à Loja Maçônica “Deus e Caridade” nº 2, tendo sido Venerável por 6 mandatos e Delegado do Grão Mestre na jurisdição. Exerceu também, a presidência do Club da Maçonaria.

Com um grupo de companheiros fundou o Lions Clube de Codó, no dia 7 de outubro de 1979. Ocupou todos os cargos de Diretoria, inclusive a presidência, em cuja administração foi criado o Clube de Léos, constituído de filhos dos Leões, e no âmbito distrital, foi Presidente de Divisão. Dirigiu a Igreja batista, temporariamente, até que chegasse o Pastor escolhido para dirigí-la.

Casou-se em primeiras núpcias no ano de 1956, com a senhorita Julieta, de cujo matrimônio nasceram 7 filhos. Infelizmente, em desastre automobilístico morreram: Julieta e os filhos Naor e Mary, carinhosamente chamada de Meirinha, toda a comunidade codoense sofreu com esse triste acontecimento.

Em 1976 casa-se em segundas núpcias com Ana Emília, nascendo desta união apenas uma filha,  Elciane.

Homem sério, competente, trabalhador e tem contribuído bastante para o desenvolvimento de Codó.

A convite do Prefeito Zito Rolim, exerce o cargo de Secretário Adjunto da Secretaria Municipal de Infraestrutura e Urbanismo. …..

Codó (MA),  22 de abril de 2014.                                                                  Prof. Carlos Gomes.

Sócio Fundador da Associação Cultural Codoense “Antonio Almeida Oliveira” .Texto colhido do livro Codoenses e não Codoenses a ser publicado.

4 comentários sobre “PÁGINAS DE CODÓ (LXIX) – ELCIAS BALTAZAR GALENO DE MENEZES”

  1. Eu, Rony Meneses e toda a família, venho agradecer ao professor Carlos
    Gomes as homenagens ao meu querido pai e amigo.
    Me orgulho e tenho grande admiracao de tê-lo como pai e companheiro.

    Rony Sousa de Meneses

  2. FOI COM MUITA SATISFACAO QUE LI A HOMENAGEM PRESTADA AO SENHOR ELCIAS BALTAZAR GALENO DE MENEZES, POIS TRATA-SE DE UM HOMEM DE GRANDE CARATER HUMANITARIO, DE VISAO, UM AMIGO, UM GRANDE AVO E EXCELENTE SOGRO E PAI. PARABENS, PELA MARAVILHOSA INICIATIVA PROFESSOR CARLOS GOMES.

  3. Grande homem , como Pai , Esposo, avo, homem trabalhador honesto que muito contribui para deixar Codo uma cidade. Melho Pai, sempre admirei sua capacidade de administrar sua vida com muita paciencia , serenidade, e dignidade,mesmo com todos os problemas que o senhor enfrentou Nesses longos Anos ,, sempre esteve de cabeca erguida lutando e Vencendo, olhando Cada desafio com humildade sem lamentacoes, tirando de Cada obstaculo grandes licoes de vida.pai , parabens! Por essa homenagem e reconhecimento do grande homem que e,
    Ao professor Carlos Gomes meu grande abraco e admiracao

  4. Pai querido, amigo e orgulho da família. Nunca tive dúvida da sua ombridade, honestidade. Homem honrado. És um dos poucos expoentes da merecida Codó. Parabéns!Prof.Carlos Gomes. Agradeço a homenagem ao meu querido pai. Um grande abraço.

Deixe um comentário