Fale com Acélio

Escritor Carlos Gomes
Escritor Carlos Gomes

Filha de Evaristo da Rocha Dias e Joana Batista Dias. Como nasceu. Sua mãe, indo a uma festa na localidade Olho D’Água, município de Codó, no dia 29 de abril de 1946, nessa data, nasce a menina Maria Judith, em meios às alegrias da festa.

Seus pais, embora pobres, trabalhadores na lavoura, possuíam uma pequena propriedade denominada Centro dos Dias. A sua mãe, foi uma operária da Fábrica de Tecidos (Companhia Manufatureira e Agrícola de Codó).

Estudou o curso primário, no Colégio Colares Moreira, dirigido pela professora Maria Alice Machado. Aos 9 anos de idade ficou órfã de pai, por esse motivo, teve que trabalhar cedo, durante o dia, no escritório da firma Abdon Murad – Setor de Serviços Gerais, e à noite, na bilheteria do Cine – São Luís.

Na administração do prefeito René Bayma (1966-1970), foi nomeada professora leiga, para lecionar no povoado São Simão.

Casou-se com Agenor Costa Salazar e foram residir no município de Lago do Junco. Retornando para Codó em 1972, passou a lecionar no povoado Sítio Novo até 1981, por influência do político Talmir Quinzeiro. Removida para a sede do município, foi lotada na creche denominada Casulo, na gestão do Prefeito Reinaldo Zaidan.

Continuou lecionando no mesmo colégio, durante a administração do prefeito Antonio Joaquim, inclusive, conseguiu que o prédio fosse totalmente reformado: construção em alvenaria, outros melhoramentos e na sua reinauguração, levou o nome da professora Hilda Gomes. No ano de 1989, foi nomeada pelo prefeito José Inácio, Diretora da escola São Vicente de Paula da Associação do Clube de Mães do bairro São Pedro.

Após vários anos voltou a estudar, fez o Curso Supletivo, o Logos, equivalente ao Curso Pedagógico e finalmente, o curso Adicional Pedagógico.

Maria Judith Salazar, é mulher batalhadora, comunitária atuante, conseguiu a doação do terreno e o início da construção da Igreja de São Pedro, tendo à frente o Padre Alfredo; ajudou na construção da Escola São Vicente de Paulo; criou a Escolas São Pedro no bairro Nova Jerusalém, com o apoio do então Secretário de Educação, professor Carlos Gomes. Essa escola funcionava em um salão, cedido por Francisco Silva, o “Socim”.

Na administração do prefeito Biné Figueiredo, foi construído um prédio com amplas e modernas instalações, para abrigar a Escola São Pedro, atualmente, com a denominação – Escola José Sarney Filho, sendo reformada e ampliada pelo prefeito Ricardo Archer.

Aposentada desde 1998, mas continua com o seu trabalho comunitário: líder da Pastoral da Criança, coordenadora da Catequese do bairro São Pedro, preparadora de batismo e casamentos, entre outras atividades da Igreja. Artesã, recicla jornais, utilizando-os na confecção de cestas, chapéus, jarros e adornos de paredes. Mantem um grupo de dança cultural, denominada “dança da fita” e a quadrilha Pega-Pega.

Em 1994, faleceu o seu marido, Agenor Costa Salazar, que estava trabalhando como garimpeiro no rio Grande do Sul.

A exemplo de muitas pessoas, enfrentou grandes dificuldades, mas foi possível encaminhar os filhos para os caminhos da cidadania, todos possuem o 2º grau e vivem  condignamente. Sente-se feliz por haver contribuído como professora, para um futuro promissor de várias crianças e jovens deste município. Participa ativamente do Programa Brasil Alfabetizado.

 Codó – MA, 05 de maio de 2014.                                                                                Prof. Carlos Gomes.

 Sócio Fundador da Associação Cultural Codoense “Antônio Almeida Oliveira”Transcrito do Livro Codoenses & Não Codoenses, aguardando publicação.

Deixe um comentário

PUBLICIDADES

A CONVERSA É COM ACÉLIO TRINDADE

APP RAD MAIS

Dra. Nábia, PEDIATRA

FACULDADE IPEDE

Medicina Integrada – Pedro Augusto

REGIONAL TELECOM

Marque Consulta

FC MOTOS

LOJA PARAISO

PREPARATÓRIO PARA CONCURSO

FARMÁCIA DO TRABALHADOR

PANIFICADORA ALFA

OPTICA AGAPE

SUPERLAR

PHARMAJOY

BRILHO DO SOL

 

CAWEB FIBRA

PARAÍBA A MODA DA SUA VIDA

Venda de Imóveis Codó-MA

HOSPITAL SÃO PEDRO (HSP)

Óticas HP

CARTÃO NOROESTE

 

 

SEMANA RAD+

 

 

GABRIELA CONSTRUÇÕES

Imprima

Lojas Tropical

Mundo do Real

Reginaldo

Baronesa Janaína

RÁDIOS NET

EAD – Grátis

Categorias