
Em meados da década de 60, um grupo de criadores formado pelos senhores: Reinaldo Zaidan, Moisés Reis, Valdomiro Guimarães (Milizinho), Iran Cardoso, Dr. Marcolino Júnior, Valdevino Viana dos Santos (Vavá) e outros, reunidos, fundaram a ASSOCIAÇÃO DOS CRIADORES DO VALE DO ITAPICURÚ (ACRIVI), ficando na oportunidade eleita a sua primeira diretoria assim composta: Presidente – Dr. Marcolino Júnior, Vice-Presidente – Reinaldo Zaidan, Secretário -Valdomiro Guimarães (Milizinho) e Tesoureiro – Iran Cardoso.
Os seus primeiros passos contaram com decidido apoio do operoso gerente do Banco do Brasil – Walter Zaidan Gonçalves e do então prefeito – René de Matos Bayma.
Esta entidade surgiu, não só para organização da classe, mas principalmente, para os associados adquirirem os conhecimentos e técnicas necessárias e indispensáveis, à criação, manejo e trato dos rebanhos, até então, feita de maneira extensiva e, ainda, manter regularmente o abastecimento de carne bovina para a população, naquela época muito escassa.
Com o aparecimento da Associação, criadores de outros municípios do médio Itapicurú, assim como, adjacentes da jurisdição do Banco do Brasil, agência local, procuraram associar-se, aumentando assim, o número de participantes da agremiação.
A sua primeira Exposição aconteceu em terreno ao lado do Clube Guarapary, na Avenida Augusto Teixeira. Logo a seguir, a sua diretoria conseguiu o terreno próprio nas imediações do Fomento, onde hoje se encontra instalado o Parque de Exposição que merecidamente, ostenta o nome de “Parque de Exposições Walter Zaidan.”
Ressalta-se com certo orgulho que Codó foi o primeiro município maranhense a realizar sua 1ª Exposição.
Houve épocas de grandes Exposições, com a participação de expositores de Pernambuco, Bahia, Minas Gerais, Goiás com suas matrizes e reprodutores para comercialização, além de valorizarem o evento. Também, deixavam para os criadores locais, experiência no campo da genética dos rebanhos, trato adequado das capineiras para alimentação do gado, prática de vacinação e outros tratos, relacionados com atividade agropastoril.
Seguramente, com essa troca de experiência, a pecuária do município melhorou substancialmente. Hoje, existem pecuaristas em Codó, detentores de animais de alta linhagem, em pé de igualdade com outros municípios maranhenses e fora dos limites do Estado.
Texto colhido do livro Escritos Avulsos, Inédito. Autor Carlos Gomes da Silva.
2 Respostas
otícias do Meio Jurídico – 25/03/2013 às 15h41
Piauí já tem quatro prefeitos cassados das eleições de 2012. Veja os nomes
Compartilhar
Até agora se tem noticia da cassação do mandato de quatro prefeitos já em 2013: Simões, Isaias Coelho, Batalha e Brasileira. Nestas cidades se fala em nova eleição, dependendo apenas de decisão do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), confirmando a decisão local.
A prefeita de Brasileira Paula Miranda Amorim Araújo (PSB) foi cassada pelo juiz João Damasceno, de Piripiri. Outras três cidades do Piauí: Batalha, Simões e Isaías Coelho, a prefeitura está sendo administrada pelo presidente da Câmara Municipal.
Desde 2009 até o ano passado, foram realizadas 25 eleições suplementares no Piauí. O número de cassação de prefeitos foi em torno de 55.
Publicado Por: Daniel Silva
PRF,CARLOS GOMES
O Sr.Walter Zaidan, foi um dos primeiros a expor a idéia da criação da sociação dos Criadores do Vale do Itapecuru, não podendo alcançar
o posto de presidente devido o seu comprometimento como gerente da agência local do Banco do Brasil, nessa época. Mas deu toda a sua idéia e o apoio lógistico,tanto que o terreno onde funcionava a Exposição, foi doado pelo Sr.Walter Zaidan, e que hoje se encontra totalmente abandonado, por descaso das autoridades locais,
Está sem nehuma finalidade, servindo apenas de abrigo para marginais. É uma pena, pois essa exposção foi uma das melhores do interior maranhense. Triste realidae