PÁGINAS DE CODÓ (XLIV) – LUIZA D’LLY ALENCAR DE OLIVEIRA

Escritor Carlos Gomes
Escritor Carlos Gomes

Nascida na cidade piauiense de Água Branca, em 09 de janeiro de 1939. Filha de Luis Carvalho de Alencar e de Adália Anália Alencar. Casou-se em 31 de outubro de 1974, com Evanildo Gomes de Oliveira, com quem teve 3 filhos: Maurício, Adália e Jordana.

Dedicada aos estudos, iniciou sua formação escolar no Grupo Escolar Colares Moreira, em seguida cursou o ginasial, no Ginásio Codoense. Como não existia em Codó o antigo segundo grau, foi para São Luis, onde estudou na Escola Técnica de Comércio do Maranhão, concluindo o curso de Técnico em Contabilidade em 1963.

Mais tarde retomou os estudos, concluiu o curso normal em 1970 e posteriormente, o 4º Adicional, ambos na Escola Normal Colegial Codoense, onde já era professora desde 1964. Curso Superior – Pedagogia (Licenciatura Curta) pela Universidade Estadual do Maranhão em Caxias mais tarde, conseguiu a licenciatura plena do seu curso, estudando na UFMA, CAMPUS VII Codó, em 1995.

Constam em seu currículo, outros cursos dos quais destacamos: Analise Transacional 1978; Extensão sobre Estrutura e Funcionamento de 1º e 2º grau – UFMA – 1981; Relações Humana UEMA – Caxias; Atualização para Professores do 1º grau em Bacabal 1973, com duração de 240 horas; Educação Básica para o Nordeste – MEC BIRD – São Luís 1998.

Exerceu o magistério e outras atividades na área da educação: Escola Santa Filomena da Associação das Irmãs Missionárias Capuchinhas, 1972 e 1986: Ginásio Codoense durante 11 anos; Instituto Magalhães de Almeida. Foi Secretaria Geral do Complexo Escolar René Bayma por 5 anos, quando foi promovida para o cargo de Coordenadora Geral do mesmo Colégio, até a extinção do cargo, em seguida, trabalhou na Unidade Integrada Colares Moreira; Coordenadora Pedagógica, na Diretoria Regional de Educação da  Gerência de Desenvolvimento da Região dos Cocais em Codó; Secretaria do Programa de Capacitação de Docentes – PROCARD –  da UEMA, em 1999. No mesmo ano, assumiu a Coordenação Setorial do PROCARD.

Assumiu a Secretaria Municipal de Educação e Cultura na administração do prefeito Moisés Reis (1970 a 1973), quando criou a 1ª Bandeira de Codó, por ocasião dos 75 anos de emancipação política do município. No mesmo ano, compôs a letra e música do Hino de Codó, sendo oficializado através da Lei Municipal nº 1. 265, de 15 de abril de 2002, sancionada pelo prefeito em exercício, José Marcolino Júnior, sendo homenageada com uma Placa, em sessão solene.

Homenageada em 19 de novembro de 1998, pela Loja Maçônica Atalaia Codoense, recebendo uma Comenda, por relevantes serviços prestados à comunidade codoense. Em 16 de abril de 2000, recebeu o Titulo Honorifico de Cidadã Codoense, Projeto de Lei do vereador Raimundo Nonato Falcão.

Fundadora da Associação Cultural Codoense Antônio Almeida Oliveira e do Instituto Histórico e Geográfico de Codó, ocupante da cadeira nº 15, que tem como patrono Talmir Quinzeiro.

Codó – MA, 18 de novembro de 2013.       Prof. Carlos Gomes.

Sócio Fundador da Associação Cultural Codoense “Antonio Almeida Oliveira”

Transcrito do Livro Codoenses & Não Codoenses, aguardando publicação

3 comentários sobre “PÁGINAS DE CODÓ (XLIV) – LUIZA D’LLY ALENCAR DE OLIVEIRA”

Deixe uma resposta